Como lidar com a privação do sono

Desde o momento em que o bebé nasce, acabam-se as longas noites de sono e sestas depois do almoço. A privação do sono é um problema quando a mãe não dorme o suficiente.

Como lidar com a privação do sono
A privação do sono faz parte da maternidade.

A privação do sono faz parte da maternidade. Seja porque o bebé tem que ser amamentado ou porque a mãe está constantemente a verificar se ele está a respirar.

Uma das partes mais difíceis depois do nascimento de um novo filho é a adaptação à falta de horas de sono. Desde o momento em que o bebé nasce, acabam-se as longas noites de sono e sestas depois do almoço.

Para quem não tem apoio de família ou alguém que possa ficar com o seu bebé enquanto descansa um pouco, o cansaço vai sendo acumulado e os dias cada vez mais difíceis.

Mas existem algumas formas de lidar com esta situação.

Quais são os sintomas da privação do sono?


sintomas da privacao do sono

As mães com privação do sono precisam de ajuda. Principalmente aqueles que praticam o aleitamento materno, já que só elas podem alimentar o bebé. Para além disso, o processo de produção de leite materno também gasta energia à mulher.

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Felizmente, os maiores sintomas tendem a diminuir conforme o bebé vai crescendo e dormindo mais horas seguidas.

Os sintomas deste problema são:

  • Diminuição do estado de alerta;
  • Sono excessivo ao longo do dia;
  • Mudanças de humor;
  • Irritabilidade;
  • Depressão;
  • Ansiedade;
  • Dificuldade em concentrar-se;
  • Desempenho prejudicado;
  • Diminuição do tempo de resposta;
  • Memória prejudicada;
  • Diminuição da capacidade de planeamento e priorização;
  • Desorganização;
  • Capacidade de julgamento prejudicada;
  • Desorientação;
  • Alucinações;
  • Paranóia;
  • Fadiga;
  • Mal-estar geral;
  • Dores no corpo;
  • Dores abdominais e diarreia;
  • Aumento do apetite e ganho de peso;
  • Diminuição da resposta imunitária;
  • Visão dupla e problemas de visão;
  • Acne;
  • Rugas;
  • Baixo apetite sexual;
  • Baixa pressão arterial;

É importante que as recém-mamãs durmam o máximo que conseguirem. A privação do sono pode ser um rastilho para a depressão pós-parto.

Se os sintomas forem excessivos é aconselhável consultar o médico assistente.

Quantas horas de sono precisa uma mulher que amamenta?


horas necessarias para a mae dormir

Os recém-nascidos dormem a maior parte do dia. No entanto, visto que precisam de se alimentar a cada 2 ou 3 horas, as mães não conseguem dormir mais do que 1 a 2 horas de sono seguidas.

As mulheres que amamentam precisam do mesmo número de horas de sono que um adulto precisa, entre 7 a 9 horas de sono sem interrupção. No entanto, tal não é possível. Ainda que durmam este número de horas, o sono é interrompido a cada 1 ou 2 horas.

É por este motivo que as recém-mamãs são aconselhadas a dormir sempre que o seu bebé dorme, tentando completar as 7 a 9 horas de sono diárias.

Como lidar com a privação do sono?


Por volta das 6 semanas após o parto, a produção de leite começa a estabilizar, fazendo com que a amamentação seja mais fácil e confortável. O bebé também pode começar a dormir sestas mais longas e sonos maiores durante a noite. Estes períodos de tempo vão aumentando conforme o bebé vai crescendo.

Existem bebés que dormem a noite toda seguida, como também existem os que acordam a cada 2 ou 3 horas. Não há 2 bebés iguais. Os bebés podem acordar mais de noite ou porque têm fome, ou estão a passar por um pico de crescimento ou porque querem o conforto de sugar o mamilo da mãe.

A saúde da mãe não deve ser esquecida. Para cuidar bem do seu bebé, a mãe precisa de cuidar bem de si primeiro.

Existem várias dicas que podem ajudar a lidar com a privação do sono. No entanto, cada família lida com este problema da maneira que melhor lhe assentar.

Durante a noite

como lidar com a privacao do sono durante a noite

  • Durante as primeiras semanas de vida do bebé, é importante que mantê-lo perto do corpo da mãe, para que se estabeleça o vínculo afetivo e uma produção de leite adequada;
  • Para as mães que amamentam o co-sleeping é uma boa opção. Manter o berço do bebé no quarto dos pais também é uma possibilidade;
  • Amamentar o bebé na posição deitada pode ser uma boa opção para durante a noite;
  • Colocar o bebé no berço sonolento mas ainda acordado;
  • Se for possível, o ideal é dormir quando o bebé dorme;
  • Quando o bebé for dormir à noite, a mãe deve ir dormir também;
  • Assim, que a amamentação esteja bem estabelecida, usar objetos de transição como a chupeta ou um doudou, por exemplo, para confortar o bebé durante a noite;
  • Se for possível, pedir ao parceiro ou outro familiar que embale ou adormeça o bebé;
  • Retirar leite para as mamadas noturnas é outra possibilidade, para que o parceiro dê o biberão;
  • Criar um ambiente propício ao sono, com poucos estímulos, pouca ou nenhuma luz e temperatura agradável;
  • As mudas de fralda durante a noite devem ser rápidas e com o mínimo de luminosidade possível.

Durante o dia

como lidar com a privacao do sono durante o dia

  • Sempre que o bebé faz uma sesta, a mãe deve tentar dormir também;
  • A mãe deve manter uma alimentação saudável e equilibrada. Mãe que amamentam necessitam de 300 a 400 calorias extra para a produção de leite;
  • Beber pelo menos 2 litros de água ao longo do dia;
  • Fazer caminhadas ou exercício físico ajuda a relaxar e a libertar endorfinas, que dão a sensação de felicidade e bem-estar;
  • A mãe deve manter-se tranquila e não stressar com a arrumação da casa. Se necessário e se for possível, pode ser considerada a contratação de uma empregada de limpeza ou de uma ama;
  • Manter a agenda diária sem grandes compromissos que possam provocar ansiedade e stress;
  • A mãe deve rir-se das coisas engraçadas que faz devido à privação do sono, como deixar as chaves no frigorífico, por exemplo;
  • Se for possível, pedir ajuda a amigos ou familiares é uma opção;
  • Criar uma rotina de sono e sestas do bebé, para que a mãe possa descansar ao mesmo tempo.

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Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.