Portugal Fit: um evento de fitness ao mais alto nível

Portugal Fit: um evento de fitness ao mais alto nível

Os dias 28 e 29 de Novembro ficaram marcados pelo maior evento de fitness do país: o Portugal Fit. Uma edição de sucesso que promete voltar em força em 2016 e 2017.

Superou as expectativas e para o ano há mais!

Os dias 28 e 29 de Novembro de 2015 ficaram marcados pelo maior evento de Fitness do país, o Portugal Fit, totalmente dedicado ao exercício físico e desporto. Um verdadeiro sucesso que deslocou milhares de pessoas à maior sala de espetáculos do país, o Meo Arena, e que deverá voltar a acontecer no próximo ano em maior escala.

O grande evento reuniu duas das maiores competições nacionais: os Prozis Manz Cross Games e a prova de cultura física Prozis Carlos Rebolo Classic, que elevaram o espírito de competição e encheram plateias.


O #Portugalfit esteve aberto ao público com master classes de Zumba, SH'BAM, Bodycombat, GRIT e Bodyattack e aulas de RPM, que cativaram e puseram ao rubro todos os participantes na grande arena. Sessões de show cooking, workshops, ciclos de conferências de vida saudável, espetáculos coreografados e a maior feira de desporto da Europa completaram o evento.

No entanto, foram os profissionais de fitness que tiraram o melhor proveito, visto que a Convenção Manz também foi realizada no mesmo local, com conteúdos exclusivamente dedicados a profissionais da área.


Competições




Prozis Manz Cross Games



E foi no Portugal Fit teve lugar a grande final da competição de referência para os amantes da modalidade de Cross Training: os Prozis Manz Cross Games, dirigidos por Bruno Salgueiro. Esta trata-se de uma competição baseada na metodologia Cross Training, que consiste na realização de uma sequência ou rotina de exercícios e movimentos funcionais variados, com um nível de intensidade intenso.

Foi um espetáculo digno de se ver com plateia cheia e muito trabalho e suor por parte de todos os 180 atletas que impressionaram no palco do Meo Arena. Os oito WODs (desafios por tempo ou por tarefa) incluíram movimentos de halterofilia, ginástica, treino cardiorrespiratórios ou a combinação dos três, que deram muito trabalho aos participantes.

 
O melhor desempenho foi o de Bruno Militão que levou para casa o primeiro prémio com uma grandiosa vitória em RX Masculino. Uma das maiores referências do Crossfit em Portugal voltou a fazer juz a todo o trabalho e dedicação à modalidade, defendendo assim a sua reputação e da sua box Crossfit Alvalade. Em segundo e terceiro lugar ficaram Mauro Damião e Telmo Santos, respetivamente.

 
Ouça aqui a entrevista exclusiva a Bruno Militão e Ricardo Pereira !
 
 
Na categoria de RX Feminino foi a jovem Lenny Nunes a conseguir o primeiro lugar do pódio e a confirmar o título de grande promessa do Crossfit feminino em Portugal. Uma estudante na área do desporto,ex praticante de atletismo e que agora dá cartas no mundo do Crossfit. O segundo lugar foi ocupado por Joana Tomás e o terceiro por Diana Santos.

Em Masters Masculinos (mais de 35 anos) Vitor Saraiva conquistou o primeiro lugar, levando para o Crossfit São João da Madeira o prémio de "ouro". Carlos Oliveira e Enrique Rincón conseguiram o segundo e terceiro lugar respetivamente.

Na categoria de equipas, a CrossFit OPO de Ricardo Pereira (6º classificado na geral) conquistou os primeiros dois lugares do pódio, dando ainda mais destaque à evolução do Crossfit no Porto. Em terceiro lugar ficou a CrossFit LX.

Nas categorias de Scaled Masculino, Fernando Cardoso, Ivo Canelhas e Pedro Martins levaram consigo os prémios de primeiro, segundo e terceiro lugar, respetivamente e na Scaled Feminino, o primeiro lugar pertenceu a Eneida Silva, o segundo a Patrícia Barbedo e o terceiro a Ana Lopes dos Santos.

Esta foi a 3ª edição dos Prozis Manz Cross Games que pôs em prova aficionados de Cross Training, uma modalidade que tem apaixonado milhares de pessoas em Portugal.

Veja aqui todos os resultados dos Prozis Manz Cross Games.
 


Prozis Carlos Rebolo Classic



E sendo este um evento de referência no país, contou ainda com a competição número um de cultura física: a Prozis Carlos Rebolo Classic, com provas de Culturismo, Men's Physique e Bikini Fitness. 

 

Convenção Manz


Foi no Portugal Fit que se inseriu a XXII Convenção Internacional de Atividade Física Manz, que mais uma vez enriqueceu o currículo de todos os profissionais do desporto que participaram, com dezasseis master classes (dez delas da tribo Les Mills) e mais de uma dezena de workshops com professores de renome nacional e internacional. 

 

Show Cooking e Workshops


 

Raw food



Foi Mafalda Pinto Leite, autora do blogue Dias com Mafalda a cara do show cooking que decorreu no primeiro piso do evento, e que explicou a todo o público presente o conceito de raw food ( alimentos de origem vegetal, não processados e cozinhados abaixo dos 42º) dando exemplos práticos. Com recurso aos seus produtos de despensa Puro Sumo, colocou em prática receitas atrativas e com ingredientes improváveis, que foram de encontro à sua filosofia de culinária e de vida.

Veja aqui as receitas de Mafalda para o #Portugalfit

 

Green Smoothies



Um workshop muito interessante com o tema "Green Smoothies, beber pode curar" também decorreu no primeiro piso do Meo Arena, com demonstrações de Avelino Ormonde, um dos principais promotores da agricultura biológica da Ilha Terceira e arquipélago dos Açores e responsável pelo projeto BioFontinhas.

Num ambiente descontraído e com interação com o público, Avelino Ormonde explicou a importância de variar a família dos legumes que podem fazer parte do green smoothie e que o sabor dos legumes pode ser disfarçado com frutas de sabor forte como a banana ou a maçã. A razão de 50/50 entre legumes e frutas é então muito importante para se conseguir um smoothie rico e muito sugestivo ao paladar e que, por exemplo, a rúcula pode trazer um toque picante ao seu batido!

Aqui fica a receita do smoothie apresentado, nutricionalmente rico, e direcionado para uma disponibilização de nutrientes maximizada, bem como a absorção dos mesmos pelo organismo:

- Ingredientes - 
  • Acelgas
  • Couve galega
  • Bagas de Goji
  • Sementes de chia
  • 1 Maçã
  • 1 Pêra
  • 1 Banana
  • Água

- Modo de preparação - 

Colocar todos os ingredientes devidamente lavados e cortados no triturador e já está!

 

Ciclo de conferências Vida Saudável



Eventos desta dimensão devem sempre proporcionar exposições de temas enquadrados e atuais e, como é obvio, o Portugal Fit não deixou de o fazer. Com painéis conceituados e referências nacionais na área do fitness, nutrição e promoção da saúde, as manhãs dos dois dias foram dedicadas à partilha de informação e debate. 


1. Exercício e Promoção da Saúde

O primeiro grande bloco do ciclo de conferências teve início com o tema do exercício físico com vista à promoção de saúde, não tivesse sido o Portugal Fit um evento relacionado com o desporto. Este contou com os três oradores de excelência e três temas muito pertinentes.

Hugo Pereira começou com o tema "Exercício para gerir o peso", onde a importância da prática de exercício físico regular foi reforçada como forma de perder e manter o peso a longo prazo. César Chaves falou do delicado tema de qual o papel do professor no ginásio e António Palmeira lançou a introdução das novas tecnologias na promoção do exercício e saúde, nomeadamente apps que têm vindo a fazer parte do dia a dia de quem pratica exercício físico.

Veja aqui as 4 melhores apps para treinar e 5 acessórios de fitness para maximizar o seu treino.


2. Stresse/Bem-estar

Num mundo formatado para fazer mais e melhor, o stress gerado em aspetos pessoais ou profissionais fazem com que cada vez mais pessoas se refugiem na comida. E, por isso, Marlene Silva desvendou alguns segredos para não alimentar o stresse.

De seguida, Susana Veloso introduziu o conceito de Mindfulness, um estado mental caracterizado pela autorregulação da atenção para o presente, e que implica uma atitude aberta, ampla e tolerante, como forma de aceitar, perceber e saber lidar com todo o tipo de sensações e problemas do dia a dia.

Saiba aqui o que fazer quando o stress engorda!
 

3. Nutrição

Um dos blocos mais esperados, com temas polémicos e muito interessantes puseram a nutrição ao barulho. Começando pelo Nutricionista Rui Jorge que lançou para a arena o tema do leite: "Podemos beber leite: sim ou não?". 

Após a verificação de inúmeros argumentos devidamente validados científicamente, nomeadamente sobre osteoporose, cancro, gestão do peso, doenças cardiovasculares e gravidez, foi simples perceber que o leite pode e deve ser um alimento a inserir num plano alimentar equilibrado e variado, a menos que haja alguma contraindicação (alergia à proteína do leite, por exemplo).

Com uma visão diferente da esperada num painel de nutrição, Avelino Ormonde surpreendeu com "O poder dos vegetais" na promoção de saúde, dando dicas de como potenciar o seu efeito no organismo. Numa perspetiva de botânica, o impulsionador da BioFontinhas referiu a importância da ingestão de diferentes famílias de vegetais (raízes, tubérculos, flores e folhas) e a rotação dos diferentes vegetais com vista ao melhor proveito dos seus efeitos benéficos. 

E porque as crianças não foram esquecidas, Ana Casinhas reforçou a importância dos lanches saudáveis para as crianças levarem para a escola, que devem excluir produtos processados e os típicos bolos e refrigerantes, devendo estes ser substituídos por frutas, vegetais, pão/cereais e proteínas de alto valor biológico como o leite, iogurtes ou ovo.


4. Running

Está na moda e, por isso, não podia deixar de ser falado por Pedro Almeida, Cláudia Minderico e Rita Marques. O primeiro orador com o tema "Prepara-te para as provas" utilizou três adjetivos chave para caracterizar todas as pessoas que se querem preparar para uma prova de running: resilientes, empenhados e disciplinados.

Cláudia  Minderico falou da importância da nutrição antes durante e após as provas, dando especial atenção à hidratação constante e os timings de ingestão de hidratos de carbono simples e complexos. Rita Marques finalizou com os "Equipamentos adequados para a corrida - o que existe e o que escolher", com várias opções no mercado.

Veja aqui quais as melhores sapatilhas de running do momento.

 

A maior feira de Fitness da Europa



Foi notável o número de stands no evento com exposição dos mais variados produtos. Ao longo dos dois pisos estiveram dispostos os diversos equipamentos para locais de treino como ginásios e boxes de crossfit, bem como marcas de vesturário desportivo como Susana Gateira, Botton, Reciff, Reebok, Sport Zone, Patuá, entre muitas outras.

Encontrámos ainda várias caras conhecidas como Raquel Henriques com a marca Bumbumfit e Marco Costa com a marca Gigante Gym Wear, duas figuras públicas dedicadas ao culto do corpo e que já participaram em várias competições de cultura física.

Stands de grandes marcas de suplementação não faltaram, como a Prozis, que dispunha de um tapete vermelho onde marcaram presença grandes nomes como César Araújo, atleta de power lifting e dedicado ao culturismo, que surpreendeu os presentes com um momento de levantamento do peso com uma série de 3x300 kg, tendo-se depois aventurado nos 320 kg! 

Algumas marcas presentes deram asas à imaginação no que toca às atividades que proporcionaram. Foi o exemplo da Fruut que disponibilizou um concurso para rebentar o balão no qual o Vida Ativa participou; a Jazzy que além da sua "roda da fortuna" fez demontrações de dança e Pole Dance; a Susana Gateira que dinamizou vários concursos com os participantes e animações de dança; e a Prozis que com uma máquina de jogos divertiu e deu prémios a quem participou.

Como não podia deixar de ser, a tecnologia na área do fitness destacou-se com a apresentação das mais variadas aplicações e software de ajuda à performance desportiva, tanto para uso do desportista como para uso dos próprios personal trainers e ginásios.

Opções de alimentação saudável também não faltaram. Foi o exemplo da Love in Green, uma marca de máquinas de batidos, leites e sumos vegetais, que se destacou pelo saboroso e apetecível produto final que oferecem e a Aqui há Granola que disponibilizou vários produtos que podem fazer parte de uma alimentação saudável, tendo como base a granola.

O Solinca, Fitness Hut, Jazzy e Vivafit foram alguns dos ginásios que também marcaram presença no evento.

 

Um evento de sucesso



De uma forma geral, o Portugal Fit superou as espectativas. Organizado e com muita ação à mistura, foi o local ideal para passar um fim de semana diferente, ativo e saudável. A localização do evento permitiu que as deslocações se tornassem fáceis e intuitivas, o que ajudou bastante à adesão do mesmo.

A energia e entrega de todos os participantes e professores das masterclasses foram contagiantes, o que refletiu em cheio o espírito e a essência que um evento de tamanha importância deve ter. 

A variedade de produtos e marcas presentes permitiu ao público presente tirar o melhor proveito das melhores promoções e ter acesso a nova informação seja a nível de produto, serviço ou tecnologia. Uma junção de materiais e meios para uma melhor performance desportiva e que motivam qualquer praticante de desporto, desde iniciado a profissional.

Como pontos menos fortes foram destacados a escassez de bengaleiros (gratuitos mas insuficientes tendo em conta o grande número de utilizadores) e a falta de espaço na sala onde decorreram as provas de culturismo. O interesse pela modalidade tem despertado cada vez mais curiosidade e visto que se trata de uma final, o local deveria ter sido maior, para evitar portas fechadas ao público.

Espera-se com muita expectativa um regresso em grande, já marcado para 2016 e 2017.

 

Veja também:

Produtos em Destaque


Artigos recomendados