Pele seca? Saiba o que fazer

Pele seca? Saiba o que fazer

Mantenha a sua pele hidratada durante todo o ano

Tem pele seca e não sabe o que fazer para a hidratar? Tome nota destas dicas para hidratar a sua pele seja verão ou inverno.

Se tem a pele seca, saiba que só o gesto de a hidratar diariamente, ou até mesmo mais do que uma vez por dia, a vai ajudar a que se mantenha hidratada. 

Proteja a sua saúde!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!
Não faltam opções de hidratantes, quer em farmácias, perfumarias ou até mesmo em supermercados, sendo que o ideal será optar por hidratantes que criem uma barreira entre a pele e a humidade. 

Para além dos cremes, existem ainda loções e outros tipos de produtos hidratantes, como óleos, que podem ser também utilizados para conseguir obter uma maior hidratação. 
 

Óleos corporais



Os óleos, por exemplo, são uma boa aposta para dar um mimo e cuidado extra à sua pele. São, geralmente, utilizados depois do banho e não necessitam sequer de ser retirados, pois secam de forma natural.

Apesar de não entrarem nas camadas inferiores da pele, os óleos corporais ajudam a melhorar o aspeto da epiderme, eliminando as escamas que surgem por motivos de secura extrema.



Hidratação em todo o corpo


No verão a pele seca pode ser um estado muito frequente devido à exposição solar. No inverno, o frio também se apodera da nossa pele, podendo torná-la áspera e sem brilho.

Por isso, a utilização de cremes de hidratação profunda são fundamentais para que a pele possa ser revitalizada até à ultima camada. E não falamos só da cara. Todo o corpo tem de ser tratado.


1. Hidratação de mãos e pés


Pode ainda utilizar os óleos para conseguir uma maior hidratação das mãos e pés, colocando-os nas mãos e pés antes de se deitar, deixar repousar cerca de 15 minutos e dormir.

O óleo de amêndoas é uma opção boa e a baixo custo, que encontra facilmente em qualquer híper ou supermercado, mas pode também optar pelo óleo divino, da Caudalie, à venda em farmácias. 

Se a secura nas mãos e pés se for agravando à medida que o tempo frio chega, com a criação de gretas, por exemplo, então opte por um creme de hidratação profunda, de forma repor a vitalidade da pele.



2. Hidratação de rosto


No que ao rosto diz respeito, é de extrema importância remover as impurezas com água fria ou morna, antes de hidratar a pele. 

Evite a todo o custo a utilização de água quente pois, no caso de uma pele seca, vai torná-la ainda mais seca e, no caso de uma pele oleosa, vai aumentar a produção de sebo, tornando-a ainda mais oleosa. 

De seguida, limpe a pele utilizando um leite ou gel de limpeza. Procure os indicados para o seu tipo de pele. Só depois de limpar a pele deve aplicar o creme hidratante, massajando suavemente. 

Opte sempre por produtos adequados ao seu tipo de pele, dando preferência a produtos ricos em ácido glicólico, vitamina E, ceramidas e lactato de amónio. 

 

3. Hidratação de lábios


Os lábios são uma zona particularmente sensível ao frio e, por isso, deve ter um cuidado extra com eles. 

Para evitar que os seus lábios fiquem secos e gretados proteja-os antes de sair de casa e ande com um creme labial hidratante. O ideal será que esse creme labial contenha índice de proteção. 

Evite molhar os lábios com saliva, pois este gesto vai fazer com que fiquem ainda mais desidratados. 

 

4. Hidratação de corpo


Ainda que o resto do seu corpo não esteja diretamente exposto ao frio, as mudanças de temperatura e a fricção das peças de roupa tornam a pele seca e, por isso, deve existir uma preocupação constante em hidratar a pele do corpo.

Para além da utilização diária de creme hidratante, dando especial atenção às áreas mais secas, como joelhos e cotovelos, evite tomar banho com água muito quente e opte por gel/creme de banho em vez do tradicional sabonete. 

E não se esqueça: a hidratação da pele também passa pela suficiente ingestão de água ao longo do dia, fundamental à hidratação celular e consequente vitalidade da pele.

 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!
 

Veja também: