Os benefícios do iogurte

Os benefícios do iogurte

Conheça os principais benefícios do iogurte no organismo.

É um dos alimentos mais antigos do mundo. Mas será que sabemos quais são os benefícios do iogurte para a saúde?

É altamente nutritivo e saboroso, além de ser muitas vezes incluído no conjunto de alimentos saudáveis. Vamos conhecer os principais benefícios do iogurte.
 
O iogurte é um tipo específico de leite fermentado que se obtém através da fermentação do leite.

A fermentação ocorre através da ação das bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus termophilus sobre o leite, que convertem ao açúcar do leite (lactose) em ácido lático, dando um sabor mais azedo ao iogurte.

Atualmente existe uma grande diversidade de iogurtes, resultado das constantes adaptações da indústria alimentar.

Existem iogurtes líquidos e sólidos, com aromas, naturais ou com pedaços, magros ou sem lactose, tipo grego, entre outros tipos.

Benefícios do iogurte


perda de peso
Diversos estudos têm investigado a relação entre o consumo de iogurtes e a saúde humana, tendo-se destacado os seguintes benefícios:
 

1. Saúde gastrointestinal

O consumo de iogurte ajuda a regular o trânsito intestinal, fazendo com que o mesmo não seja “preguiçoso”, ou seja, promove o bom funcionamento em casos de obstipação.
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Também é um dos alimentos que contribui para o tratamento da diarreia.
 
 


2. Saúde imunitária

As bactérias presentes no iogurte ajudam a combater contras as bactérias patogénicas presentes no intestino, assim como intervém na produção de substancias relacionadas com reações de defesa.
 
 


3. Saúde óssea e prevenção de osteoporose

Por ser derivado do leite, o iogurte é uma boa fonte de cálcio, um mineral importante para a saúde óssea.

Além de ajudar durante o processo de crescimento dos ossos e dentes, pode ajudar também na prevenção de doenças como a osteoporose, principalmente em mulheres.
 
 


4. Controlo da pressão arterial elevada

A ingestão de laticínios magros (baixo teor de gordura) ajuda a regular a pressão arterial devido ao seu teor de potássio, que ajuda a equilibrar os níveis de sódio no sangue.
 
 


5. Melhor digestão da lactose

Durante o processamento do iogurte, parte da lactose é degradada no processo de fermentação, fazendo com que os indivíduos com intolerância a lactose aceitem melhor o iogurte.
 
 


6. Ajuda na perda de peso

Existem evidencias que afirmam que a ingestão de cálcio e proteínas provenientes de laticínios, onde se inclui o iogurte, podem ajudar a queimar gordura, assim como promovem a perda de peso de forma mais acelerada.

Composição nutricional do iogurte  


Os iogurtes inserem-se no grupo dos laticínios da Roda dos Alimentos. 

Dependendo da sua composição, nomeadamente a quantidade de gordura, poderão ser melhores ou menos bons para a nossa saúde, sendo que os iogurtes gordos e gregos são os que apresentam um valor energético mais elevado e os magros e meio-gordos fornecem uma menor quantidade de energia. 

No que diz respeito aos valores médios de um iogurte sólido meio-gordo (125g), os mesmos apresentam na sua composição nutricional:
 
  • Valor energético: 95 kcal
  • Proteínas: 4,3 g
  • Lípidos: 2,1 g
  • Hidratos de carbono (maioritariamente açúcares): 13,8 g
 No geral, os iogurtes são uma boa fonte de proteínas de elevado valor biológico, cálcio, fosforo e vitaminas do complexo B, essencialmente B2, vitamina A e D.


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escolha de iogurte


1. Saiba escolher...

Aquando da escolha do iogurte, é necessário ter alguns pontos em consideração. Apesar dos iogurtes serem alimentos bastante benéficos, os mesmos também podem representar um aporte desnecessário de macronutrientes, nomeadamente gordura e açúcar, se a escolha não for a mais adequada.

Uma vez que a oferta é cada vez mais diversificada, procure os iogurtes que tenham uma boa quantidade de proteínas, pouca quantidade de açúcar e gordura, e que sejam, preferencialmente, livres de aditivos desnecessários.

 


2. Inclua o iogurte no seu dia-a-dia

O iogurte é um alimento extremamente versátil, e uma das maneiras de tirar partido de todos os seus benefícios é inclui-lo no seu dia alimentar.

Existem diversas formas de o fazer, tanto para o pequeno-almoço como para lanches ou sobremesas.
 
 


3. O equilíbrio é fundamental

Procure ingerir este alimento de uma forma equilibrada, pois tal como todos os outros, o seu consumo excessivo pode trazer consequências desnecessárias para a saúde, principalmente se forem iogurtes com elevado valor energético. 

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