Manteiga de amendoim engorda ou é saudável?

Manteiga de amendoim engorda ou é saudável?

Um snack delicioso, mas que levanta dúvidas sobre o seu consumo

A manteiga de amendoim reúne cada vez mais fãs um pouco por todo o mundo, ganhando fama de produto saudável. Mas será que é mesmo?

Como em tantos produtos… Depende!

E para saber se a manteiga de amendoim engorda, devemos prestar atenção à composição. Na sua essência, a manteiga de amendoim é um produto muito saudável.

No entanto, existem opções no mercado que contêm, além do amendoim, sal, açúcar e gorduras hidrogenadas com comprovados malefícios para a saúde, nomeadamente para a saúde cardiovascular e, como tal, deve limitar o seu consumo ao mínimo possível. 

O importante para perceber se a manteiga de amendoim engorda é ter a noção de qual e quanta quantidade deve comer.
 

Como deve consumir a manteiga de amendoim?


pão integral e manteiga de amendoim
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!

Por si só, a manteiga de amendoim não engorda, no entanto há que ter alguns aspetos em atenção. O amendoim é uma oleaginosa com elevado teor de gordura que, apesar de insaturada, não deixa de ter um valor energético elevado.

Além disso, a manteiga de amendoim tem um baixo teor de hidratos de carbono. Sendo assim, e de forma a conseguir referições com porções equilibradas de hidratos de carbono, proteína e gorduras, sugerimos que consuma manteiga de amendoim da seguinte forma:
 
  • com fruta, como banana, por exemplo;
  • evitar a sua ingestão com pão branco;
  • com fontes de hidratos de carbono complexas como aveia ou pão/tostas integrais
  • excluir a junção de alimentos com alto teor de gordura
  • na sua forma mais simples



Que manteiga de amendoim deve escolher?

Atualmente, já existem no mercado manteigas de amendoim adequadas – manteigas 100%, que na sua composição não contêm mais nenhum ingrediente e estas são opções seguramente mais benéficas e saudáveis para qualquer pessoa, independentemente da idade. Pode encontrá-las na Prozis, por exemplo.
 


Que quantidade de manteiga de amendoim deve consumir por dia?

  • No máximo, duas colheres de sopa por dia. 



Quando pode comer manteiga de amendoim?


A melhor altura para se comer manteiga de amendoim é antes ou depois do treino, ou de alguma atividade física intensa, porque fornece muita energia. No entanto, também pode ser consumida como complemento de uma refeição, ou para saciar a vontade de comer doces, sendo que o ideal é consumir apenas umas colher. 

Se está a tentar ganhar peso, o ideal é comer uma colher de pasta de amendoim a cada refeição ao longo do dia e mesmo antes de dormir.

 


4 bons motivos para consumir manteiga de amendoim


1.  Protege o Coração

Tanto o amendoim como a manteiga de amendoim são ricos em gorduras boas que contribuem para a regulação do colesterol e a prevenção de doenças cardíacas. Uma sanduiche rápida de manteiga de amendoim é, de longe, mais saudável do que uma refeição rápida como um hambúrguer, e, sem dúvida, melhor do que um snack de batatas fritas ou algo semelhante. 
 


2 .  Alimento bom para quem treina

A manteiga de amendoim tem todos os nutrientes essenciais que garantem um bom desempenho no treino, como os hidratos de carbono de baixo índice glicémico, que fornecem energia de maneira contínua e a arginina, que, além de ajudar na formação de massa muscular, ajuda a reforçar as defesas do corpo.

A manteiga de amendoim pode ainda funcionar como uma fonte de proteína (2 colheres de sobremesa de manteiga de amendoim fornecem cerca de 7 gr de proteína), necessária para reparar e desenvolver massa muscular. 
 


3.  Torna a pele mais bonita

Consumir manteiga de amendoim ajuda a promover a formação de colagénio, a proteína responsável pela junção dos nossos tecidos, devido à presença forte de vitamina E. Isto faz também com que a pele se mantenha mais firme e mais jovem, por mais tempo.
 


4 .  Ajuda a saciar a fome

A manteiga de amendoim sacia e satisfaz a maior parte dos apetites. Como nunca vai conseguir ganhar a batalha contra a fome, a melhor aposta é ir comendo alimentos que alimentem e o mantenham satisfeito. Isto significa alimentos com proteína e fibra, como a manteiga de amendoim (e a maior parte dos frutos secos, em geral).

Experimente comer uma fatia de pão integral ou de sementes com manteiga de amendoim e terá um snack perfeito.

► Veja aqui outras receitas deliciosas com manteiga de amendoim.

 


Informação Nutricional, por colher de sopa:


  • Energia: 94 kcal ​
  • Proteínas: 4,01 g
  • Hidratos de Carbono: 3,13 g
  • Açúcares: 1,48 g
  • Lípidos: 8,06 g
  • Fibras: 1 g
  • Sódio: 73 mg

Desfeito que está o mito sobre se a manteiga de amendoim engorda ou não, o nosso conselho é que consuma com a devida moderação. Se tiver possibilidade, prepare-a em casa.

► Veja aqui como fazer manteiga de amendoim em casa 


Bom apetite!
 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !
 

Veja também: