Leite de aveia: que vantagens e como fazer

Conheça as vantagens e desvantagem do consumo do leite de aveia em relação ao leite de vaca e aprenda a fazê-lo de uma forma simples e rápida.

Leite de aveia: que vantagens e como fazer
Saiba porque escolhê-lo e como fazê-lo

É habitualmente denominado leite de aveia mas é na realidade uma bebida vegetal que nada tem a ver com os leites de origem animal que conhecemos.

É uma bebida obtida através da demolha da aveia, seguida de trituração com água e por fim a sua filtragem. Apresenta inúmeras aplicações no dia a dia, seja como bebida ao pequeno-almoço ou como ingrediente num prato principal, e é uma excelente opção quando se fala de alimentação saudável, variada e equilibrada.

Talvez pela sua cor e por ser muitas vezes utilizado como alternativa ao leite de vaca, é inevitável a sua comparação mas na verdade pouco têm em comum.

Nutricionalmente falando


Leite de aveia


Calorias

Em termos calóricos, o leite de aveia apresenta menor valor energético que o leite de vaca. Por 100ml tem aproximadamente 45 kcal o que o torna apelativo quando o objectivo é a perda de peso.

Gordura

Relativamente à gordura, o leite de aveia apresenta menos de metade da quantidade de gordura do leite de vaca. Este último é composto maioritariamente por ácidos gordos saturados enquanto que o leite de aveia contem gorduras monoinsaturadas, vulgarmente apelidadas de “gorduras boas”.

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Hidratos de carbono

Quando falamos de hidratos de carbono destacamos a lactose do leite de vaca e a ausência do mesmo no leite de aveia, que o torna uma boa bebida para casos de intolerância à lactose.

Evite ainda comprar bebidas de aveia com sabores pois o açúcar que lhe é adicionado mata todo e qualquer benefício desta bebida.

Fibra

Se no processo de fabrico do leite de aveia fosse aproveitado todo o grão ou floco de aveia então poderiamos dizer com certeza que tinhamos uma bebida rica em fibra mas infelizmente tal não acontece. No entanto ainda apresenta um teor elevado quando comparado com o leite de vaca que não apresenta fibra na sua composição.

Proteína 

Já no que toca ao teor proteico, o leite de vaca apresenta uma quantidade bem superior ao leite de aveia. Os lacticínios são sem duvida uma das melhores fontes de proteínas de alto valor biológico.

Vitaminas e Minerais

O leite de vaca é um importante fornecedor de cálcio ao organismo e para que o leite de aveia o seja também é preciso fortificá-lo com este mineral. Nas diferentes marcas disponíveis no mercado isso já se verifica. Bem como a adição de vitaminas A, B e D.

Como fazer


E para que o nosso leite de aveia seja o mais natural e saudável possível, sem reguladores de acidez, estabilizadores, emulsionantes e/ou espessastes, nada melhor que faze-lo em casa. Para isso, siga as nossas receitas e terá uma bebida de sabor aveludado, rápida e simples de fazer.

Leite de Aveia Simples

– Ingredientes – 

  • 1 chávena de flocos de aveia
  • 3 chávena de água

– Mode de preparação – 

  1. Deixe a aveia de molho durante 2h.
  2. Coloque a aveia demolhada e as restantes chávenas de água no copo liquidificador, e triturar até se obter um líquido espesso.
  3. Filtrar o líquido por um passador de pano, e reservar o resíduo que pode utilizar para fazer biscoitos de aveia. (repita este passo duas vezes)
  4. Guardar o líquido numa garrafa, no frigorífico, por um máximo de 3 dias.

Nota

Caso queira adoçar a bebida, basta juntar duas tâmaras sem caroço. E para dar diferentes sabores experimente adicionar extracto de baunilha ou canela em pó. Lembre-se que é normal o leite criar separação (precipitado), por essa razão agite sempre o frasco antes de beber.

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