O papel da lactose no nosso organismo

Saiba o que é a lactose, de onde vem e que função tem. Conheça ainda a principal causa da intolerância à lactose e como diminuir os seus sintomas.  

O papel da lactose no nosso organismo
E saiba porque a deixamos de tolerar

Começando pela sua definição, a lactose é um hidrato de carbono, vulgarmente chamado de açúcar do leite.

A sua estrutura é complexa e para que seja absorvida pelo nosso organismo necessita da ação de uma enzima, a lactase, que a degrada em glicose e galactose.

É na forma destas moléculas mais simples que é absorvida, no intestino delgado, diretamente para a corrente sanguínea.

Da corrente sanguínea passam para as nossas células onde têm um papel importante como fonte de energia e de importantes constituintes das membranas celulares. 

Mas nem sempre é assim


Quando o organismo não produz lactase ou a sua ação é ineficaz, a lactose chega ao intestino grosso sem ser degradada e aí é fermentada por bactérias intestinais, podendo causar desconforto abdominal, diarreia, gases, cólicas, entre outros sintomas a que damos o nome de intolerância à lactose.
 
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Em Portugal, esta intolerância afeta um terço da população e a principal causa é a diminuição da produção da lactase desde a infância à idade adulta.

Todas as pessoas vão perdendo esta enzima mas a ritmos e em quantidades diferentes, e isso faz com que os sintomas sejam de diferentes graus ou possam mesmo ser inexistentes.
 

Onde encontramos a lactose?


A lactose está presente no leite e seus derivados como os queijos e iogurtes. No entanto, muitos outros produtos contêm leite na sua lista de ingredientes e como tal devemos considerar como tendo também lactose. Como por exemplo:
 
  • Pão de leite e pães industriais
  • Cereais de pequeno-almoço
  • Purés de batata, sopas e pudins instantâneos
  • Achocolatados
  • Margarinas
  • Maioneses e molhos para saladas
  • Caramelos e chocolates
  • Bolos de pastelaria e bolachas
  • Salsichas
  • Licores cremosos
A lactose é ainda utilizada em medicamentos, por isso deve ter sempre atenção à lista de ingredientes declarada no rótulo.
 

O que fazer


Primeiro certifique-se com o seu gastroenterologista de que é realmente intolerante à lactose. Não retire da sua alimentação alimentos ricos nutricionalmente como leite, iogurte ou queijo sem ter o diagnóstico feito.

Nenhum método consegue fazer com que o organismo volte a produzir mais lactase, mas controlando a sua dieta, eliminando ou reduzindo os alimentos com lactose, consegue minimizar os sintomas.

Experimente:
 
  1. Beber leite em pequenas doses de um copo (100ml) ou menos,
     
  2. Substituir as versões com lactose por versões sem lactose ou mesmo,
     
  3. Substituir o leite por queijo flamengo que apresenta um teor muito baixo de lactose. E com apenas 2 fatias atinge uma porção de lacticínios das duas a três necessárias diariamente.
 
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