Glossário de Crossfit: entenda a linguagem do crossfit

No crossfit comunica-se através de uma linguagem própria para passar os treinos, um glossário de Crossfit dará um certo jeito!

Glossário de Crossfit: entenda a linguagem do crossfit
Saiba o que significam todas as siglas.

crossfit está na moda e possui uma linguagem própria.

Um glossário de crossfit irá ser útil para quem está a iniciar a modalidade e perceber os WODs –treinos diários. O glossário de crossfit refere-se ás siglas, definições e principais exercícios a realizar durante os treinos de crossfit.

O CrossFit é um treino de força e condição física geral, baseado em movimentos funcionais variados realizados a alta intensidade.

Os treinos de Crossfit nunca são iguais, proporcionando ao praticante uma vertente desafiadora e motivadora. Os treinos diários são, normalmente, manuscritos num quadro na box ou no local onde pratica a modalidade e está descrito por siglas.

Vamos ajudá-lo com um glossário de crossfit.

Glossário de crossfit: entenda todos os exercícios


glossario de crossfit

Glossário Geral

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  • WOD – Workout Of the Day: treino do dia;
  • Rounds – “rondas” que é o mesmo que series;
  • AMRAP – As many rounds/reps as possible: séries/Repetições Possíveis num determinado período de tempo;
  • EMOM – Every Minute On the Minute: executar uma sequência de exercícios dentro do minuto e descansar no restante do tempo;
  • RFT – Rounds For Time: executar “x” número de rounds no menor tempo possível;
  • RNFT – Rounds Not For Time: executar “x” número de rounds sem se preocupar com o tempo, geralmente dando prioridade à técnica e/ou consistência;
  • RX – As prescribed: executar o WOD exatamente como prescrito (padrão de movimentos e cargas propostas pelo coach);

Glossário de Exercícios

  • Air Squat/Squat: agachamento livre, sem carga;
  • Back squat: agachamento com a barra nas costas;
  • Box jump: salto para a caixa;
  • Broad jump: salto largo;
  • Burpee: salto com flexão no chão;
  • Chest To Bar (CTB/C2B): elevações na Barra em que o peito toca obrigatoriamente na barra;
  • Clean: movimento do levantamento olímpico que consiste em levantar o peso desde o chão (ou coxas) até aos ombros. É o primeiro tempo do arremesso;
  • Clean&Jerk: arremesso, movimento do levantamento de peso olímpico feito em duas etapas para tirar uma carga do chão e levá-la para cima da cabeça;
  • DB: dumbbell ou halter;
  • Deadlift: peso morto/levantamento terra, movimento do levantamento de peso básico em que o objectivo é apenas tirar uma carga do chão até o corpo estar erecto;
  • Deep push-up with DB: flexão com halter ou dumbbell;
  • Double under: salto duplo de corda, ou seja, dar 2 voltas com a corda pelo corpo apenas num salto;
  • Ench press: supino plano com barra;
  • Farmer carry: designado como transporte de lavrador ou fazendeiro (nome utilizado no Brasil) consiste em transportar 2 pesos suspensos nas mãos até um ponto e regressar;
  • Front squat: agachamento frontal;
  • Glute Ham Sit-up: abdominais na máquina GHR (Glute Ham Raise);
  • Handstand push-up: flexão invertida (pode ser feita encostado em uma parede ou sem apoio);
  • Handstand walk: caminhada com as mãos em flexão invertida;
  • Hang (Snatch/Clean): suspensão, é para o movimento ser iniciado com a barra fora do chão, normalmente à altura dos joelhos;
  • Hang pull-up: fazer barra sem balançar;
  • Hang snatch: arranque da cintura para cima da cabeça;
  • Jerk: é o segundo tempo do arremesso;
  • Knee to elbow: pendurado na barra, eleva-se o joelho até chegar ao cotovelo;
  • KTS: kettlebell swing;
  • Muscle-up: subida na argola;
  • Overhead Squat (OHS): agachamento feito com a barra acima da cabeça, antes de começar o exercício há uma elevação da barra acima da cabeça e de seguida é efectuado o agachamento sempre com os braços estendidos com a barra acima da cabeça;
  • Pistol: agachamento utilizando apenas uma perna de cada vez;
  • Pood: medida russa de peso para os kettlebells( 1Pood = 16kg, 1.5 pood = 24kg, 2 pood = 32kg);
  • Pull-up: barra;
  • Push-up: flexão de braço;
  • Ring dip: paralela na argola;
  • Ring push-up: flexão na argola;
  • Rope climb: escalada de corda;
  • Single under: salto simples de corda;
  • Sit-up: abdominal;
  • Skip rope: saltar corda/salto simples;
  • Sled pull: puxada de trenó;
  • Snatch: é o arranco, movimento do levantamento de peso olímpico que consiste em levar o peso desde o chão (ou coxas) até a posição sobre a cabeça;
  • Squat: agachamento;
  • Strict Pull-Up (Dead-Hang Pull-up): elevações normais na barra em que o queixo tem que passar a barra para contar como repetição, o uso de kipping não é permitido, são as elevações usadas na instrução\recrutamento militar;
  • Sumo deadlift high pull (SDHP): remada alta;
  • Thruster: combinação de agachamento frontal com push-press;
  • Toes to bar: pendurado na barra, elevar os pés até tocarem na barra;
  • Wall Ball: bola na parede, consiste em fazer um agachamento e depois atirar a bola à altura indicada,  a medida standard para a o alvo é 3m de altura tanto para homens como mulheres, o peso da bola tem como medida padrão Homem – 9kg | Mulher – 6kg;
  • Wall Ball “2-fer-1s”: bola na parede 2 em 1, exercício igual ao anterior,  com a diferença de ter mais um agachamento entre o movimento de atirar a bola e apanhar;
  • Wall craw: escalada na parede;
  • Walking lunge: avanço tocando o joelho no chão;

Estas são siglas utilizadas para facilitar a comunicação e transmissão de treinos na comunidade do crossfit.

Memorizar o glossário de crossfit é indispensável para quem quer praticar esta modalidade e perceber tudo o que é pedido para o treino sem perder tempo!

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.