4 Exercícios para tonificar as pernas

4 Exercícios para tonificar as pernas

Diga adeus à flacidez e “ganhe” umas pernas de sonho.

Estes exercícios podem ajudá-lo a tonificar as pernas e, além dos efeitos estéticos, ainda melhoram o seu equilíbrio. 

Quem não quer tonificar as pernas e torná-las definidas? Todos (que o digam as senhoras!). Mas desengane-se se pensa que se trata apenas dos efeitos estéticos. Sim, obviamente também interessa, mas a importância de trabalhar os músculos vai além disso.

Ao exercitar as pernas, fortalece os músculos, impede que estes encurtem e endureçam e, em simultâneo, ainda melhora o equilíbrio. Para que não perca mais tempo aqui ficam alguns bons exercícios para tonificar as pernas.


Missão pernas tonificadas: em quatro exercícios


 

1. Saltar à corda

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Se já não salta à corda desde os tempos de escola está na hora de o fazer novamente. É que este exercício é ótimo para melhorar a tonificação muscular das pernas. Isto sem falar que o vai ajudar a queimar umas quantas calorias. Com apenas 30 minutos pode dizer “adeus” a 400 calorias.



2. Agachamento

Não, não são apenas os glúteos que beneficiam com este exercício. Os agachamentos (ou se preferir, squats) são também um bom exercício para quem pretende ter umas pernas bem definidas e tonificadas.

Para o realizar, afaste as pernas – à largura dos ombros – e estique os braços para a frente, à altura dos ombros. Depois, flita os joelhos até formar um angulo de 90 graus (como se fosse sentar-se numa cadeira). Evite que os joelhos ultrapassem a linha dos dedos dos pés. Deve tentar descer o máximo que conseguir e manter sempre as costas direitas. 



3. Step

Os exercícios de step são ideais para fortalecer e tonificar as pernas. Este exercício, além de simples, pode ser feito até em casa, usando um step ou um degrau/cadeira, por exemplo. Ainda que existam várias possibilidades de exercícios com o step, o mais simples, a simulação de subidas e descidas degraus, vai certamente fazer maravilhas pelas suas pernas.

O exercício consiste nisso mesmo, em subir e descer o step. Se preferir pode ainda realizar o exercício de outra forma. De pé, apoie uma perna no step – de forma a simular a subida – e eleve o joelho até à altura do tronco, alternando e realizando o mesmo exercício com ambas as pernas.



4. Skater Jumps Laterais



Este exercício para tonificar as pernas trabalha, em simultâneo, os glúteos e as pernas, permitindo-lhe melhorar a sua estabilidade, coordenação e equilíbrio, bem como a articulação da anca. Para realizar um skater jump deve começar pensar no movimento de esquiar.

Coloque-se de pé e, de seguida, dê um salto para o lado com o pé direito e dobre o joelho direito, apoiando todo o seu peso do corpo nesta perna. Depois repita o movimento com a outra perna. A amplitude do passo deve ser ajustada à sua capacidade. Se preferir pode ainda combinar este exercício com as outras variações para garantir que trabalha todos os músculos das pernas. 

 
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