Exercícios para emagrecer os braços

Quer ter uns braços mais definidos e não sabe como? Veja a nossa sugestão de exercícios para emagrecer os braços e comece já hoje a mudar.

Exercícios para emagrecer os braços
Como perder gordura nos braços?

Os exercícios para emagrecer os braços são procurados tanto por homens como mulheres que pretendem um braço tonificado e sem gordura.

No entanto, não existem exercícios específicos para emagrecer e perder gordura numa determinada zona do corpo. Existem sim, planeamentos de treino estruturados e direcionados para a perda de gordura geral, e se o trabalho for feito com disciplina, paciência e dedicação, é certo que vai conseguir perder gordura no local que deseja.

4 Exercícios para diminuir a flacidez dos braços


Como já referimos anteriormente, não existem exercícios para emagrecer os braços, por si só. No entanto, é importante trabalhar toda a musculatura para desenvolver o tónus muscular, aumentar a massa muscular localizada, diminuir a flacidez e aumentar o défice calórico.

Deixamos aqui alguns exercícios para os principais músculos do braço, nomeadamente os tríceps e bíceps, e sugerimos que veja também: exercícios de hipertrofia para braços e exercícios de tríceps.

1. Afundos nas barras paralelas (pode ser feito num banco ou cadeira)

afundos nas barras paralelas exercícios para emagrecer braços
– Músculos –

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Principais: Tricipete braquial (trabalha as três cabeças do tríceps)

Secundários: Ancóneo, grande peitoral (porção inferior) e deltóide anterior e coraco-braquial

– Posição –

  1. Apoiar sobre as 2 barras paralelas, mãos nas pegas, braços esticados, abdominal ligeiramente contraído, tronco ligeiramente a frente das mãos.

– Execução –

  1. Inspirar e ao mesmo tempo realizar uma flexão dos cotovelos até formar um  um ângulo até 90º em relação aos braços;
  2. Expirar e ao mesmo tempo esticar os braços para cima voltando à posição inicial.

2. Extensão de tricipete com corda

extensão tricipete com corda em exercício para emagrecer braços

– Músculos –

Principal: Tricipete braquial (cabeça média e lateral do trícepe)

Secundário: Ancóneo

– Posição –

  1. Em pé, pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, abdominal ligeiramente contraído, costas direitas, braços ao longo do corpo.

– Execução –

  1. Expirar e, ao mesmo tempo, realizar uma extensão dos antebraços, mantendo o resto do braço estático, com os cotovelos sempre junto ao corpo;
  2. Inspirar e, ao mesmo tempo, flectir os antebraços até sensivelmente 45º. Durante todo o movimento, só o antebraço se movimenta.

3. Flexões fechadas

flexões fechadas

– Músculos –

Peitoral; porção medial e posterior do deltóide e ênfase nos tríceps.

– Posição –

  1.  Deitado, virado para baixo, pés no chão ligeiramente afastados colocar  as mãos apoiadas no chão, alinhadas com os ombros, com os cotovelos virados para trás na direção dos pés.

– Execução –

  1. Apoie-se apenas nas pontas dos pés, a parte anterior aos dedos dos pés deve tocar o chão;
  2. Suba, fazendo extensão do cotovelo, apoiando o peso apenas nas mãos, mantendo o corpo todo alinhado;
  3. Desça paralelo ao chão, com o corpo sempre alinhado, contraindo abdominal, até fazer uma flexão de cotovelos em 90º e retorne ao movimento inicial. Repita o movimento.

4. Bicipete Curl Martelo com halteres

bicipete curl em exercícios para emagrecer braços

– Músculos –

Principais: Braquio radial

Secundários: Bicipete braquial e braqueo-anterior

– Posição –

  1. Em pé, pés à largura dos ombros, joelhos ligeiramente flectidos, braços ao lado do corpo, um haltere em cada mão com as pegas viradas para dentro.

– Execução –

  1. Expirar e, ao mesmo tempo, realizar uma flexão do antebraço, mantendo sempre os cotovelos juntos ao corpo. O movimento termina um pouco acima dos 45º;
  2. Inspirar e, ao mesmo tempo, descer de forma controlada até à posição inicial;

Exercícios para emagrecer zonas específicas do corpo


 

O corpo humano não está formatado para fazer exercícios para emagrecer os braços e, consequentemente, perder gordura nos braços.

No entanto, ao trabalhar esses músculos dá-se um aumento da vascularização dessa zona e aumento da massa muscular, que vai ajudar à tonificação local e combate contra a flacidez.

Portanto, o importante é que o seu treino seja planeado para a perda de gordura. Esta perda de gordura generalizada vai fazer com que, pouco a pouco, possa começar a ver, não só os músculos do braço, como os músculos abdominais, entre muitos outros.

Para isso, é extremamente importante a disciplina quanto ao treino e alimentação.

Em suma, Respeite todo o planeamento de treino a longo prazo, trabalho de musculação abrangendo todos os grupos musculares, aliado a um treino cardiovascular, alimentação adequada e muita força de vontade.

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.