Dor nas costas no lado direito: possíveis causas

A dor nas costas no lado direito tem como principal causa a lesão dos tecidos moles, mas existem outras. Aprenda mais sobre elas ao longo deste artigo.

Dor nas costas no lado direito: possíveis causas
Em alguns casos, a dor nas costas surge preferencialmente no lado direito.

A dor nas costas no lado direito, ao contrário de uma dor nas costas uniforme, é sentida inteiramente ou principalmente neste lado e pode ter várias origens, assim sendo é importante que consulte sempre um médico para estudar as possíveis causas.

Compreender as possíveis causas da dor nas costas no lado direito, bem como as suas características típicas, pode ajudar a conduzir a um diagnóstico mais preciso e, consequentemente, a um tratamento mais efetivo.

A dor nas costas no lado direito geralmente resulta das seguintes fontes:

  • Lesão nos músculos, ligamentos e/ou tendões que rodeiam e suportam a coluna (coletivamente chamados de tecidos moles);
  • Problemas ao nível das estruturas da coluna como as facetas articulares, discos ou raízes nervosas;
  • Condições ou doenças que afetam os órgãos internos.

 

Dor nas costas no lado direito: tecidos moles e estruturas da coluna


dor nas costas no lado direito tecidos moles e estruturas na coluna

A dor nas costas no lado direito é principalmente causada por lesões nos tecidos moles e nas outras estruturas da coluna vertebral. Estas lesões geralmente causam uma dor centralizada em torno da coluna, mas é possível que a dor seja sentida maioritariamente no lado direito ou no lado esquerdo das costas.

Tecidos moles

A tensão muscular é a fonte mais comum de dor nas costas, podendo apresentar-se mais no lado direito. Ela ocorre quando o músculo é excessivamente alongado ou até mesmo quando sofre uma rutura, o que resulta em danos nas fibras musculares.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

Os ligamentos, tecidos fibrosos muito resistentes que ajudam a conectar os ossos, podem igualmente ser excessivamente alongados ou até mesmo rasgar.

Quando estas lesões acontecem, a área à volta geralmente inflama. A inflamação leva a espasmo muscular, o que pode provocar uma dor severa e dificuldade nos movimentos.

Estruturas da coluna

As causas mais comuns incluem:

  • Hérnia do disco: a hérnia pode ocorrer no lado direito. A dor surge devido à inflamação ou compressão das estruturas que rodeiam o disco, como as raízes nervosas;
  • Osteoartrose: o desgaste articular nas articulações da coluna pode levar à rigidez, desconforto e sensibilidade local no lado direito das costas. Em alguns casos, um nervo no lado direito da coluna pode ser comprimido por um esporão ósseo (ou “bico de papagaio” como são comummente conhecidos);
  • Estenose do canal medular: o canal medular é o espaço que abriga a nossa medula espinal. Este canal pode estreitar (estenose) devido a uma hérnia do disco, esporão ósseo ou outra obstrução, causando dor nas costas, dor que irradia para os membros ou fraqueza muscular;
  • Disfunção à direita na articulação sacroilíaca (articulação que conecta o tronco com os membros inferiores);
  • Espondilite anquilosante (doença reumática).

Outras causas, menos comuns, como tumores e a fibromialgia podem igualmente originar dor nas costas no lado direito.

Dor nas costas no lado direito: órgãos internos


dor nas costas no lado direito e orgaos internos

Existem vários órgãos que podem originar dor no lado direito das costas. A dor pode começar na sequência de uma inflamação ou irritação do órgão interno, ou pode ser um sinal de infecção. Estas condições geralmente provocam outros sintomas, o que ajuda a descobrir a fonte da dor.

Problemas renais

Cálculos renais ou infecção renal podem provocar dor nas costas no lado direito, bem como dor na micção e náuseas e/ou vómitos. Uma infecção no rim direito pode provocar febre, inflamação local e desconforto no lado direito e inferior das costas.

Colite ulcerosa

Esta doença inflamatória do intestino é caracterizada por inflamação persistente no intestino grosso. Cólicas abdominais frequentes podem causar dor no lado direito da lombar. Outros sintomas incluem problemas digestivos crónicos, como diarreia, dor retal, perda de peso e fadiga.

Apendicite

O apêndice está localizado no lado inferior direito do abdómen. Uma apresentação típica é a dor abdominal de início súbito com um ponto focal no lado direito do abdómen, com possíveis sintomas adicionais de febre, náuseas e vómitos e/ou dor no lado direito da lombar.

Doenças ginecológicas

Nas mulheres, vários órgãos reprodutivos localizados na bacia podem levar à dor nas costas, mais especificamente na lombar. Por exemplo, a endometriose é uma condição comum que pode criar dor esporádica e aguda na área pélvica que pode irradiar para o lado direito.

Massas de tecido que crescem dentro e ao redor do útero podem provocar igualmente dor no lado direito, bem como outros sintomas, como menstruação anormal, micção frequente e/ou dor nas relações sexuais.

Gravidez

A dor lombar é comum durante a gravidez, podendo esta concentrar-se mais no lado direito ou no lado esquerdo das costas.

Muitas outras condições internas podem levar à dor nas costas no lado direito, por isso é importante estar ciente dos seus sintomas ao consultar um médico para obter um diagnóstico preciso.

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ana Vicente Ana Vicente

Ana Vicente é fisioterapeuta, instrutora de pilates clínico e pós graduada em terapia assistida por animais no papel. Na realidade é apaixonada por pessoas, animais, palavras e pelas maravilhas da natureza. Motivada a deixar uma marca positiva no seu mundo e no dos outros, compromete-se a contribuir para o conhecimento e bem-estar das pessoas.