Dióspiro: características e benefícios

O dióspiro é fruto outonal apreciado por muitos. Fique a saber um pouco mais sobre este fruto tão apreciado por alguns.

Dióspiro: características e benefícios
Saiba mais sobre este fruto.

Apesar de ser originário na China, o dióspiro é muito mais popular no Japão.

Em Portugal, o dióspiro pode ser encontrado em duas variedades predominantes: a de cor vermelha e a de cor alaranjada.

A primeira é a mais consumida, essencialmente no estado maduro. Nesta etapa, trata-se de um fruto bastante doce e mole sendo necessário muito cuidado para realizar o seu transporte.

Já a segunda variedade é bem mais dura, sendo que não necessita de grandes cuidados no seu manuseamento.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.
Possui ainda um sabor bastante menos doce quando em comparação com a primeira.

O fruto do diospireiro, mais conhecido como dióspiro ou damasco do Japão, possui um valor energético moderadamente alto (ou, por outras palavras, é “moderadamente” rico em calorias), e um teor de gordura muito baixo. Possui ainda um conteúdo interessante em micronutrientes, nomeadamente vitaminas e minerais.
 

O diospireiro


diospireiro

Esta árvore atinge no seu estado adulto cerca de um metro e oitenta centímetros de altura e apresenta-se com poucas ramificações. As suas folhas são consideradas caducas, com aspeto oval, com pelos na zona inferior e com uma cor vermelho alaranjada.

O seu cultivo é muito fácil, sendo de qualidade nos países de clima temperado como é o caso de Portugal onde é cultivado essencialmente na zona das beiras.
 

Curiosidades sobre o dióspiro


O dióspiro é considerado como um fruto tropical com uma cor alaranjada, uma pele lisa e cujo sabor é bastante doce e muito caraterístico o que faz com que algumas pessoas não o apreciem.

Uma porção de 100g de dióspiro fornece cerca de 80 calorias, 10mg de vitamina C e outras vitaminas e minerais importantes.
 

Potenciais benefícios do dióspiro para a saúde


anti envelhecimento


1. Baixo teor em gordura

Como já referido, o dióspiro é um fruto moderadamente rico em calorias mas com um baixo teor de gordura. Possui uma textura suave e é uma ótima fonte dietética de fibra.

Uma porção de 100g deste fruto possui 3,6g de fibra, aproximadamente 9,5% da dose diária recomendada deste nutriente.

 


2. Poder Anti-infeccioso, anti-inflamatório e anti-hemorrágico

O dióspiro possui flavonoides com potencial antioxidante, como são o exemplo das catequinas. Sugere-se que as catequinas possuem propriedades anti-infeciosas, anti-inflamatórias, anti-hemorrágicas.

 


3. Protetor de radicais livres

Alguns dos outros compostos antioxidantes encontrados de forma abundante no dióspiro são a vitamina A, o betacaroteno, o licopeno, a luteína e a zeaxantina. Juntos, estes compostos trabalham como protetores dos radicais livres, que, entre outras coisas, possuem um papel importante no envelhecimento e outros processos patológicos.

O dióspiro também é uma boa fonte de vitamina C, outro antioxidante importante. O consumo regular de alimentos ricos em vitamina C ajudam o organismo a ganhar resistência a agentes infeciosos e na proteção contra os radicais livres.

 


4. Papel importante na saúde ocular

A zeaxantina, um carotenoide importante, é absorvido de forma seletiva pela retina e é sabido que tem um papel importante na saúde dos olhos.
 
 


5. Rico em vitaminas do complexo B

O dióspiro é ainda rico nas importantes vitaminas do complexo B, como é o caso do ácido fólico, a piridoxina, a tiamina, entre outras.

Estas vitaminas do complexo B são cofatores em reações metabólicas e enzimáticas no organismo.

 


6. Ajuda na produção de glóbulos vermelhos

O dióspiro fresco e desidratado contém ainda quantidades saudáveis de potássio, manganésio, cobre e fósforo. O manganésio é um cofator para uma enzima que possui um papel muito importante na eliminação dos radicais livres.

O cobre também é cofator de várias reações enzimáticas importantes, sendo ainda necessário para a produção de glóbulos vermelhos.


Como consumir o dióspiro


como consumir o diospiro

O dióspiro é um fruto versátil que pode ser consumido de várias formas e/ou ser utilizado em diversas preparações culinárias:
 
  • Pode ser consumido fresco, desidratado ou cozinhado;
  • Pode ser ingerido como fruta fresca habitualmente com a ajuda de uma colher:
  • Pode também ser usado na elaboração de recheios para os pastéis ou como doces:
  • Quando é consumido como fruta fresca deve ser apenas feito quando este está bem maduro uma vez que em estado verde deixa um sabor amargo e áspero.


Segurança alimentar do dióspiro


O dióspiro maduro é seguro para consumo humano, incluindo por parte de mulheres grávidas. Reações alérgicas ao dióspiro são muito raras.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

 

Veja também:

Ler mais