Crossfit em casa: como fazer esta modalidade fora da box

O Crossfit está em alta e os benefícios são inúmeros. Mas prepare-se, este é um treino para testar os seus limites. Veja como pode praticar crossfit em casa.

Crossfit em casa: como fazer esta modalidade fora da box
Exercícios que vão mudar o seu corpo.

O Crossfit está na moda e já são muitos os adeptos desta modalidade.

Para alguns, pelo gosto da competição, para outros, pelo puro prazer de fazer exercício. Aliado a estes fatores também está, claro, a vontade de ter um corpo de verão.

Se não tem disponibilidade para treinar numa box ou ginásio, pratique crossfit em casa e sinta a mudança no seu corpo!

Crossfit: o que é?


O crossfit é um treino de força e condição física geral, baseado em movimentos funcionais variados, realizados a alta intensidade. Portanto, pode perfeitamente ser ajustado de forma a realizar os treinos de crossfit em casa.

Estes treinos nunca são iguais, proporcionando ao praticante da modalidade uma vertente desafiadora e motivadora.

O crossfit foca-se normalmente em três modalidades:

  • Levantamento de peso olímpico;
  • Ginástica Olímpica;
  • Condição Metabólica/cardiorrespiratória.

O crossfit também é conhecido por cross training, uma modalidade executada de forma diferente em relação ao treino físico que a maioria das pessoas está habituada a fazer ou conhece.

Caracteriza-se por um plano de treino funcional de força e condicionamento, oferecendo um treino diversificado aos praticantes, envolvendo exercícios de força, aeróbios, levantamento de peso, ginástica e treino de core.

Temos 10% de desconto em TODOS os produtos Prozis!
Utilize o código VIDA-ATIVA e comece já a treinar como um profissional. Usufrua agora do desconto!

O crossfit é um treino muito benéfico para a queima de calorias e para a melhoria na mobilidade das articulações.

O tipo de equipamento utilizado é muito variado e pode incluir barras para levantamento olímpico, halteres, barras para elevações, kettlbells, bolas medicinais, caixas para saltos, etc.

Segundo o fundador do crossfit, esta modalidade é para todos, independentemente da idade ou forma física. O treino e os movimentos podem ser adaptados para idosos, grávidas ou pessoas com alguma incapacidade e ser especifico para crianças.

O crossfit tem-se mostrado uma modalidade com muitos adeptos e com uma boa adesão devido à sua vertente competitiva que torna a modalidade motivadora.

Objetivo do treino de Crossfit

  • Resistência do sistema cardiorrespiratório;
  • Resistência Muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Potência;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio;
  • Precisão.

Crossfit em casa


O crossfit em casa é uma boa opção para quem gosta da modalidade e não tem tempo ou não quer gastar dinheiro para fazer a modalidade na box ou ginásio.

Esta modalidade, como outro tipo de exercício deve ser sempre direcionada por alguém da área e ajustada à sua individualidade para que respeite condições, limitações e objetivos.

Vamos então sugerir alguns exercícios para fazer crossfit em casa!

Aquecimento

Antes de iniciar o treino de crossfit em casa ou no ginásio, é importante realizar exercícios de aquecimento, nomeadamente exercícios de mobilidade articular, aquecimento das articulações e ativação geral.

– Exemplo de execução –  

  • 3 séries de 50 jump jacks
  • 30 mountain climbers
  • salto à corda ou corrida.

Treino 1


Circuito de 10 minutos – o maior número de séries possíveis que conseguir dos seguintes exercícios:

  1. Burpees: 1 série = 10 repetições
  2. Agachamento: 1 série = 20 repetições
  3. Abdominal:  1 série = 30 repetições

Treino 2


Circuito de 10 minutos – o maior número de séries possíveis que conseguir dos seguintes exercícios:

  • Flexão de braço: 1 série = 50 repetições
  • Lunge: 1 série = 30 repetições
  • Abdominal: 1 série = 150 repetições

Treino 3

Circuito de 10 minutos – o maior número de séries possíveis que conseguir dos seguintes exercícios:

  • Saltar à corda: 1 série = 30 saltos
  • Kettlebell swing: 1 série = 20 repetições
  • Abdominal invertido: 1 série = 15 repetições.

Nota importante


É importante que hajam combinações e não se realizem os mesmos exercícios dois dias seguidos, dando sempre ênfase à variedade e intensidade dos treinos.

O treino de crossfit em casa pode ser para todos no entanto respeitando a indicação e orientação de um profissional da área.

É preciso ter cuidado ao executar os exercícios com velocidade e intensidade para não comprometer a execução técnica. Esta pode ser uma boa técnica para começar a ganhar o gostinho pelo exercício físico e entrar em competição consigo próprio.

Usufrua de um desconto de 10% em TODOS os produtos Prozis com o código VIDA-ATIVA

Veja também:

Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.