Creatina monohidratada : a melhor opção?

Atualmente, a creatina monohidratada é considerada um dos melhores suplementos nutricionais com impacto na performance desportiva. 
 

Creatina monohidratada : a melhor opção?
Vamos conhecer este tipo de creatina.

A creatina monohidratada é o tipo de creatina mais procurado entre atletas, além de ser talvez o suplemento ergogénico com maior impacto na performance mais estudado.

Entre os efeitos da creatina, encontram-se o aumento da força em treino intenso, a melhoria do desempenho físico e o aumento da massa magra, apesar de haver alguma variabilidade de resultados entre pessoas.

Sendo um aminoácido, a creatina encontra-se normalmente no organismo.

Mas também é possível obtê-la através dos alimentos que ingerimos, através da sua síntese no fígado, a partir de outros aminoácidos e ainda através de suplementos alimentares.

Composição da creatina monohidratada


Cada molécula contêm 88% de creatina, sendo a restante parte 12% de água. Em termos de quantidade de creatina em si, por cada grama deste suplemento obtemos cerca de 880 miligramas de creatina (0,88 gramas).

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!
Entre todas as formas obter creatina, a creatina monohidratada é, de longe, a que oferece uma maior quantidade de creatina por porção, ficando atrás de qualquer outra fonte, nomeadamente alimentos como o atum, o arenque, o salmão ou a carne vermelha.
 

Benefícios da creatina monohidratada em atletas


atleta
O facto deste ser o tipo mais procurado e estudado, tem que ter por base alguns efeitos benéficos para quem a toma, caso contrário não faria sentido escolhê-la.

Em tantos anos de pesquisa e centenas de estudos depois, é possível afirmar que existem benefícios bem fundamentados da creatina monohidratada, que incluem:
 
  • Aumento dos níveis de creatina no músculo;
  • Aumento da capacidade e melhoria de treino;
  • Aumento da massa magra corporal.
No entanto, os efeitos benéficos não se ficam por aqui. Vamos detalhar mais alguns de seguida.
 

1. Aumento dos níveis musculares de creatina

Para a creatina ser eficaz, é necessário aumentar os níveis de creatina no músculo e a suplementação ajuda a aumentar até 10% estes valores.
 
 


2. Aumento da potência e desempenho atlético

A maioria dos estudos realizados sobre este tema indicaram que existe um aumento da capacidade de treino, apesar de ainda assim haver estudos que não reportam qualquer efeito neste sentido.

A qualidade do treino parece sofrer um ligeiro aumento, tanto a curto como a longo prazo, através da suplementação de creatina monohidratada. Os ganhos de força e performance podem atingir os 15%.

Uma suplementação adequada e bem feita pode significar um aumento de 1 a 2 kg de massa corporal no final de apenas uma semana.
 
 


3. Acelera a recuperação pós-treino

As inflamações que podem surgir após um exercício podem ser reduzidas pela suplementação de creatina monohidratada, assim como o período de recuperação muscular que será diminuído.
 

Efeitos colaterais da creatina monohidratada


dores de estomago
Quando é ingerida em doses elevadas, é possível que afete os rins, o fígado ou o coração. No entanto, ainda não existe evidência científica que comprove estes efeitos.

Por vezes, a ingestão de creatina pode resultar em dores de estômago e náuseas.

Isso deve-se ao facto de ser pouco solúvel. Mas esses efeitos podem ser revertidos através da mudança para uma marca de melhor qualidade, por exemplo.

O único efeito descrito cientificamente é o ganho de peso. Contudo o objetivo de quem toma este tipo de suplementos é mesmo esse, através do ganho de massa muscular.
 

Será este o melhor suplemento de creatina?


Segundo a International Society of Sports Nutrition, o uso de creatina como suplemento nutricional dentro dos parâmetros estabelecidos é seguro, eficaz e ético.

Apesar dos mitos persistentes, a creatina monohidratada continua a ser a forma mais extensivamente estudada e o grande número de investigações realizadas com sucesso concluíram que a creatina monohidratada é o mais eficaz suplemento disponível hoje em dia para aumentar o desempenho do treino de alta intensidade e aumentar a massa magra.  

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

 

Veja também:

Ler mais