Como plantar ervas aromáticas em casa?

Como plantar ervas aromáticas em casa?

Saiba o que precisa para criar o seu próprio canteiro de ervas aromáticas.

Além de serem ótimos condimentos para os seus pratos, as ervas aromáticas ainda podem ser um bom ornamento para ter em casa ou no jardim. Prepare-se porque vai aprender a plantar ervas aromáticas. 
 

As ervas aromáticas fazem parte da nossa cozinha. Salsa, orégãos, coentros, cebolinho, tomilho, hortelã, estragão, manjericão, malagueta, alecrim, louro, salva, funcho, ... são apenas algumas das ervas aromáticas que ajudam a dar sabor aos nossos pratos.

E quanto mais frescas melhor, por isso nada melhor do que ter o seu próprio cantinho das aromáticas em casa. E sim, é possível. O pouco espaço (ou a falta dele) não é desculpa. É que plantar ervas aromáticas em casa é mais simples do que possa pensar. 


O que precisa para criar o seu canteiro de ervas aromáticas? 



Cultivar ervas aromáticas parece estar na moda. Um belo canteiro junto à janela ou na varanda, não só vai ajudar a encher a sua cozinha de aromas fortes e frescos, como ainda embeleza o seu espaço (e os seus pratos) com cores vibrantes e lhe permitem ter um passatempo relaxante.

Tudo isto enquanto poupa algum dinheiro. Porque depois de ter as suas ervas aromáticas frescas, não vai precisar (nem querer) de comprar ervas aromáticas no supermercado. 

Para criar o seu canteiro de ervas aromáticas precisa de antes de mais definir o espaço onde vai plantar as suas ervas (seja no jardim, no terraço ou varanda) e dependendo disso, passa aos materiais. 
 
  1. Precisa obviamente de plantas ou sementes (pode encontrar as duas versões disponíveis no mercado. Pode optar por sementes ou vasos já com as ervas aromáticas germinadas).
     
  2. Caso opte por plantar as suas ervas aromáticas no terraço ou varanda vai necessitar de recipientes, que podem ser vasos, floreiras, caixotes de madeira ou até frascos de vidro pequenos, por exemplo. O importante é que tenham furos para ajudar a drenar a água.
     
  3. Pedras de argila expandida, brita ou cacos de telha para evitar que a terra fique encharcada.
     
  4. Manta de drenagem e areia grossa (que vão ajudar a escoar a água das regas). Deve ter atenção para que esta camada não obstura os orifícios de escoamento. Depois, por cima coloque a sua manta de drenagem que pode ser de adquirida em superficies comerciais e/ou centros de jardinagem (é semelhante à manta de ar-condicionado).  



Como plantar as ervas aromáticas? 



Imagem: flores.culturamix.com Tendo os materiais necessários, é hora de pôr mãos à obra.
 
  1. Escolha o local e recipiente e depois só precisa de começar por forrar o fundo do recipiente com as pedras de argila expandida, e a manta por cima, seguida da terra, que deve estar solta para permitir que as raízes se desenvolvam e evitar que fiquem com excesso de água. 
     
  2. Ao colocar terra tenha atenção para que fique cerca de 4cm abaixo do limite do vaso (de forma a que as ervas aromáticas tenham espaço para crescer) e regue até a terra ficar bem húmida. 
     
  3. Por fim coloque as sementes ou as plantas. 
     
  4. Se optar por sementes espalhe-as no recipiente para que cubram toda a superfície e regue novamente.
     
  5. Se a sua escolha recaiu por plantas “já criadas”, faça buracos de aproximadamente 10 cm de profundidade e coloque as plantas, assegurando-se que as razies estão bem enterradas e que as plantas estão afastadas entre si (cerca de 10 cm de distância). Regue novamente quando terminar de plantar as suas ervas aromáticas. 

Simples, não é?! Então de que está à espera?! Crie o seu canteiro e tenha sempre por perto as suas ervas aromáticas favoritas. 

 
Quer ganhar cartões-presente no valor de 50€? Saiba como aqui!


Veja também: