Cetonas de framboesa: o milagre do emagrecimento?

As cetonas de framboesa vieram revolucionar o Mundo dos produtos para emagrecer e são cada vez mais procuradas. Tire as suas dúvidas.

Cetonas de framboesa: o milagre do emagrecimento?
Descubra tudo o que precisa saber sobre as cetonas de framboesa.

A popularidade das cetonas de framboesa surgiu quando um médico americano, Dr. Oz, se referiu num programa televisivo a estas como “o milagre do emagrecimento embalado”.

A partir desse momento, surgiu uma explosão de curiosidade e procura por estes pequenos milagres.

Venha descobrir mais sobre as cetonas de framboesa e se deve adicioná-las à sua rotina.

O que são cetonas de framboesa?


Desde os tempos antigos, as framboesas são objeto de estudo na área da medicina.

Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

Através dos vários estudos realizados, já foi comprovado o seu efeito antioxidante e como promovem o relaxamento dos vasos sanguíneos. Porém, foi o seu papel no emagrecimento que as tornou conhecidas.

A cetona de framboesa é um composto fenólico, ou seja, é responsável pelo aroma presente em alguns frutos silvestres, dentre eles a framboesa, e por dar a cor avermelhada e o aroma das frutas.

Normalmente, as cetonas de framboesa são utilizadas para dar cor, sabor ou fragrância a refrigerantes, gelados ou cosméticos.

O que fez as cetonas de framboesa chamarem a atenção dos especialistas e do público em geral, foi por os suplementos alimentares feitos a partir delas ajudarem a diminuir a gordura corporal, promovendo assim o emagrecimento.

Mas como é que as cetonas de framboesa fazem emagrecer?


perda de peso e cetonas de framboesa

1. Efeito termogénico

As cetonas de framboesa têm um efeito termogénico no corpo, ou seja aceleram o metabolismo, aumentando o gasto de energia e ajudando a perda de peso.

2. Aumento da massa magra

Para além de promoverem a perda de peso, as cetonas de framboesa fazem-no gastando apenas a massa gorda. Deste modo, estas têm a vantagem de ajudar a aumentar a massa magra, reduzindo a flacidez.

3. Aumento da adiponectina

As cetonas de framboesa aumentam os níveis de adiponectina, uma hormona libertada pelo tecido adiposo para a corrente sanguínea.

A adiponectina participa na regulação do metabolismo dos ácidos gordos, reduzindo a assim insulinorresistência e aumentando a atuação da insulina.

A sua presença na corrente sanguínea contribui para o emagrecimento, para um aumento de energia, boa disposição e redução de apetite.

Outros benefícios das cetonas de framboesa


redução do colesterol e cetonas de framboesa

  • Reduz o colesterol;
  • Normaliza os níveis de açúcar no sangue;
  • Reduz a esteatose hepática (“fígado gordo”);
  • Rejuvenesce a pele;
  • Efeito antioxidante.

Dose diária recomendada


dose cetonas de framboesa

Por nunca ter sido testada em humanos, não está comprovado cientificamente qual a dosagem necessária para que seja realmente efetiva no processo de emagrecimento.

Contudo, a dose diária presente na maioria dos suplementos de cetonas de framboesa é de 200mg por dia. Para obter esta quantidade de cetonas através da alimentação teria de comer cerca de 100kg de framboesas!

Por forma a obter os resultados esperados, a posologia recomendada é de 100mg (uma cápsula) ao pequeno-almoço e 100mg ao almoço, durante um período mínimo de 2 meses.

É importante relembrar que cada caso é diferente e que antes de iniciar um suplemento alimentar deve sempre aconselhar-se com um profissional de saúde.

Efeitos adversos das cetonas de framboesa


As cetonas de framboesa estimulam a liberação de noradrenalina, uma hormona e neurotransmissor do sistema nervoso que é conhecido por aumentar a pressão arterial, sendo prejudicial para pessoas com problemas como hipertensão, asma e doença pulmonar obstrutiva crónica.

Quando ingerida em excesso, estas podem também causar tremores.

Contra-indicações das cetonas de framboesa


gravida

Desaconselha-se o consumo deste suplemento sem acompanhamento de um profissional de saúde nos seguintes casos:

  • Grávidas;
  • Lactantes;
  • Crianças;
  • Hipertensão;
  • Doença bipolar;
  • Hipertiroidismo;
  • Arritmias.

Importante reter


Apesar das cetonas de framboesa ajudarem no emagrecimento, deve sempre aconselhar-se com um profissional de saúde antes de iniciar um suplemento, pois o seu efeito a longo prazo não está comprovado em humanos.

Adicionalmente, é importante lembrar que não existem “milagres embalados”!

Devido à falta de pesquisa a respeito dos seus efeitos e como funciona no organismo dos seres humanos, as cetonas de framboesa não são cientificamente recomendadas para a perda de peso.

Se efetivamente quiser obter resultados, acompanhado da ingestão de um suplemento, deve seguir sempre um plano alimentar adequado a si e praticar exercício físico.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais