Varizes: causas, consequências e como tratar

As varizes podem surgir associadas a idade avançada ou gravidez, e alguns casos podem ser graves. Felizmente existem formas de reduzir o risco de aparecimento das mesmas.

Varizes: causas, consequências e como tratar
Este problema caracteriza-se por veias dilatadas que surgem mais frequentemente nas pernas e pés.

As varizes são veias dilatadas e tortuosas. Qualquer veia pode transformar-se numa variz, mas aquelas habitualmente mais afetadas são as das pernas e pés, pois a pressão nestas veias aumenta sempre que estamos sentados ou em movimento.

Para a maioria das pessoas, as varizes são apenas uma preocupação estética, mas para algumas também é sinónimo de desconforto e mesmo de dor. Podem levar a problemas sérios ou sinalizar um maior risco para problemas de circulação sanguínea. O tratamento das varizes pode envolver apenas medidas de auto-cuidado ou procedimentos médicos para fecho ou remoção das veias afetadas.

Sinais do aparecimento de varizes


aparecimento de varizes

Na maioria dos casos as varizes não causam dor, mas apresentam sinais muito característicos:

  • Veias rôxas ou azul escuras;
  • Veias torcidas e muito irregulares.

Em casos mais graves podem ocorrer sinais e sintomas doloros, entre eles:

  • Sentimento de peso nas pernas;
  • Sensação de ardência ou latejar;
  • Inchaço (principalmente nas pernas e pés);
  • Comichão na zona à volta das veias afetadas;
  • Pequenas hemorragias;
  • Alterações de cor;
  • Enrijecimento das veias;
  • Inflamação da pele ou úlceras de pele (pode também significar uma outra doença vascular mais grave, pelo que é aconselhado acompanhamento médico).

 

O que causa as varizes?


As artérias transportam o sangue do coração até aos tecidos e as veias transportam o sangue no sentido inverso, para que o mesmo possa ser filtrado e re-circulado. Para transportar o sangue de volta para coração, a maior das veias tem que trabalhar contra a gravidade.

As contrações musculares nas suas pernas atuam como bombas, e as paredes elásticas das veias ajudam a que o sangue retorne ao coração. As veias têm também pequenas válvulas que grantem que a circulação sanguínea é feita apenas num sentido.

Idade

senhora de idade com dores nas pernas

À medida que envelhecemos, as nossas veias vão perdendo elasticidade, fazendo com que dilatem mais facilmente. As suas válvulas podem perder força, permitindo que algum sangue circule no sentido oposto ao que deveria, aumentando o volume sanguíneo e consequentemente dilatando as veias.

O aspeto das varizes normalmente é azulado devido ao facto de conterem sangue venoso (com muito pouco oxigénio), o qual estaria a caminho dos pulmões para ser oxigenado.

Gravidez

gravidez em final de termo

É algo comum aparecem varizes durante a gravidez, pois a mesma aumenta o volume sanguíneo no corpo, mas reduz o fluxo sanguíneo das pernas para a pelvis. Esta alteração circulatória acontece para suportar o crescimento do feto, mas pode causa um efeito secundário – a dilatação de algumas veias nas pernas.

As varizes podem então aparecer e mesmo piorar na fase final da gravidez, devido à elevada pressão que o útero faz nas veias das pernas. As alterações hormonais também podem contribuir para o aparecimento das mesmas

De um modo geral as varizes que surgem durante a gravidez também desaparecem nos dozes meses após o parto.

Quando deve consultar um médico?


consultar o medico

O auto-cuidado (exercício, elevação das pernas, uso de meias de compressão) pode ajudar a aliviar as dores das varizes e impedir que elas piorem. Se houver uma preocupação devido ao aspeto e sensação das veias e as medidas de auto-cuidado não forem suficientes para impedir a situação de piorar, é aconselhada a visita a um médico.

Prevenção do aparecimento de varizes


praticar exercicio fisico regularmente

Não há forma de prevenir completamente  as varizes, mas melhorar a circulação sanguínea e tonificar os músculos podem ajudar a reduzir o risco de desenvolver varizes ou evitar o aparecimento de novas. As mesmas medidas usadas para tratar o desconforto das varizes podem também ser usadas na prevenção das mesmas, incluindo:

  • Praticar exercício físico;
  • Controlar o peso;
  • Manter uma dieta rica em fibras e pobre em sal;
  • Evitar andar com sapatos de saltos altos;
  • Elevando frequentemente pernas (o ideal é a posição horizontal);
  • Mudando regularmente a sua posição caso esteja sentado.

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.