Qual o melhor tipo de treino para emagrecer?

Qual o melhor tipo de treino para emagrecer?

Descubra o melhor treino para queimar calorias.

Qual o melhor treino para perder peso? Se pensa que andar ou correr horas a fio na passadeira é a solução, vai ficar surpreendido com o que lhe vamos dizer.

A luta contra o excesso de peso exige muito trabalho e dedicação no ginásio. Geralmente, ouvimos dizer que o treino cardiovascular é, a par da alimentação, o maior aliado de quem quer perder peso. E, em parte, é verdade. 

No entanto, será mesmo necessário correr várias horas e contar o número de calorias para perder peso? Prepare-se para reformular tudo o que pensava saber sobre isso.


Treinos curtos ou de longa duração?


Quando se fala em treino para emagrecer há dois métodos que surgem de imediato como tópicos de conversa, o treino cardiovascular e o treino de força. Ambos têm as suas vantagens, mas há um fator que pode reduzir a sua eficácia: a duração do treino.

Os exercícios contínuos de longa duração foram durante muito tempo considerados o melhor treino para emagrecer. Contudo, mais recentemente e segundo os estudos realizados, percebeu-se que os treinos que alternam períodos de alta intensidade com momentos de intensidade reduzida são mais eficazes do que os treinos contínuos. 

Isto significa que tanto o treino cardiovascular como o treino com pesos podem ser usados na queima de massa gorda, desde que não sejam de longa duração. De acordo com os especialistas de fitness, o treino intervalado de alta intensidade (HITT) surge agora como a melhor forma para emagrecer.



HIIT é a melhor forma de perder peso


Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
O HIIT, tal como o nome indica, é um tipo de treino que alterna períodos de trabalho de alta intensidade (anaeróbicos) com períodos de recuperação menos intensos e promete resultados eficazes num curto espaço de tempo, assumindo-se assim como o melhor método de treino para emagrecer.

Agora que já sabe qual é o melhor treino, importa saber que tipo de exercícios é que o constituem. E é neste momento que os treinos cardiovascular e de pesos podem ser uns poderosos aliados. Confuso? Nós explicamos.



Retire benefícios de diferentes métodos de treino


Como dissemos anteriormente, ambos os treinos têm vantagens no que toca à perda de peso. O treino cardiovascular é excelente para pessoas com muito peso a mais, que queiram ver uns bons quilos de gordura queimados rapidamente. 

Durante a prática deste tipo de exercícios queima muitas calorias mas esses gastos ocorrem apenas no período durante e pós-treino (2 a 4 h). Pouco tempo depois o seu metabolismo volta a trabalhar ao ritmo normal e para de queimar calorias. 

Por sua vez, o treino de pesos, ou de força, ajuda a tonificar os músculos e a criar massa muscular, o que também é essencial para promover a perda de gordura. Para além disso, o segredo deste treino para emagrecer não reside no número de calorias que gasta durante o treino, mas nas calorias que o corpo queima após o final da sessão de exercícios.

Ao contrário do treino de cardio, o treino de pesos aumenta o seu metabolismo e promove a queima de calorias muito tempo depois de ter feito exercício. Este efeito pode durar entre 6 e 48 horas, dependendo da intensidade e duração da sessão de treino.

 

Três treinos num só


Assim sendo, se quer emagrecer, a melhor solução para perder peso passa pela inclusão de exercícios de cardio e de pesos no seu treino intervalado. Desta forma, poderá retirar os maiores benefícios de cada método, bem como promover uma elevada queima de calorias, um constante estímulo muscular e variedade no treino.

Os principais efeitos deste tipo de combinação é a potencialização do gasto calórico e a aceleração do metabolismo, continuando a queimar uma maior quantidade de calorias mesmo depois do treino. 

A estes efeitos, acresce ainda a alternância da função cardíaca que ocorre durante este treino e que é uma das formas mais eficazes para a perda de peso.
 
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja também: