O sorriso nos recém-nascidos será uma verdade ou um mito?

O sorriso nos recém-nascidos será uma verdade ou um mito? Quando nascem, os recém-nascidos já são capazes de sorrir. Mas será este sorriso real ou apenas um reflexo?

O sorriso nos recém-nascidos será uma verdade ou um mito?
Esta é uma questão que muitos pais se colocam.

Durante as primeiras semanas de vida extra-uterina, o bebé só come e dorme, praticamente, e pouca ou nenhuma interação tem com os seus pais. O primeiro sorriso nos recém-nascidos é algo que todos os pais anseiam.

No entanto, logo desde o nascimento, os pais derretem-se quando o seu bebé esboça um sorriso. Isto acontece, normalmente, durante o sono. Mas será o sorriso nos recém-nascidos verdade ou mito?

O sorriso nos recém-nascidos


o sorriso nos recem-nascidos

Ao contrário do que a maior parte das pessoas pensa, os bebés já sorriram muito antes de nascer. Segundo o pediatra Mark Gettleman, proprietário do Dr. Goofy Gettwell Pediatrics, em Scottsdale, no Arizona, os bebés sorriem ainda no útero materno.

Novidades Vertbaudet
Aproveite os melhores preços em roupas para pré-mamãs, bebés e crianças, brinquedos, puericultura e muito mais! Espreite já esta oportunidade.

Os primeiros sorrisos do bebé não são intencionais nem acontecem como resposta a um estímulo. O Dr. Mark Gettleman refere que estes sorrisos são reflexos, como acontece com os movimentos repentinos de braços ou de pernas que acontecem com o corpo do bebé.

Em pouco tempo, o bebé mostrará o tão ansiado e propositado sorriso “real”, para felicidade dos pais.

O primeiro sorriso


bebe a sorrir pela primeira vez

O sorriso do recém-nascido, ou reflexo, tende a desaparecer por volta dos 2 meses de vida. Já o sorriso social normalmente surge a partir de 1 mês e meio de vida, mais concretamente, algures entre as 6 e as 12 semanas.

Quando o primeiro sorriso real surgir, os pais facilmente percebem a diferença, assim como a duração e o momento que o proporcionou. Na maior parte dos casos, o sorriso reflexo tem tendência de ter menor duração e em momentos aleatórios. Geralmente, estes reflexos acontecem quando o bebé está muito cansado ou a dormir.

Quando falamos em sorrisos reais ou sociais, está provado que eles acontecem como resposta a um estímulo. O Dr. Mark Gettleman refere que este sorriso, para além de ser consistente, pode surgir quando o bebé vê o rosto da sua mãe ou ouve a voz de um irmão. Para além do sorriso, toda a face do bebé expressa emoção.

Estimular o primeiro sorriso

mae a fazer o bebe sorrir

 

Os pais estão sempre ansiosos por ver o primeiro sorriso intencional do seu bebé. Felizmente, há algumas atitudes que os pais podem tomar para estimular e incentivar o seu bebé:

  • Falar várias vezes com o bebé (e dar-lhe tempo para “responder”);
  • Manter contacto visual;
  • Sorrir para o bebé frequentemente;
  • Fazer “palhaçadas”;
  • Fazer cócegas.

No entanto, o psicólogo infantil David Elkind, autor de Parenting on the go: birth to six, A to Z, refere que pode não ser benéfico que os bebés recebam demasiado estímulo, uma vez que estes ainda estão a desenvolver a sua capacidade de regular e controlar as suas emoções. Como tal, é preciso não exagerar e dar tempo ao bebé.

Etapas do sorriso


bebe a sorrir muito

Assim que o bebé aprender como se faz, ele irá repetir cada vez mais vezes. Ele irá sorrir quando vir os pais ou como retribuição ao seu sorriso, pois percebe que com isso obtém uma resposta agradável.

Inicialmente, a expressão feliz do bebé surge em resposta a uma mistura de estimulação visual e oral. É normal que os bebés fiquem felizes e sorriam quando os pais cantam uma canção de embalar ou na hora de brincadeira ao mudar a fralda, por exemplo.

Com o passar dos dias, a visão do bebé vai amadurecendo e ficando mais nítida. Neste momento, conseguir ver o rosto dos seus pais será o suficiente para o bebé sorrir. Ainda que o bebé possa sorrir para outras pessoas, os pais são o destinatário da grande maioria dos sorrisos dos seus sorrisos. Com o passar dos dias, o bebé vai ficando cada vez mais sorridente e, ao perceber a resposta positiva agradável das pessoas ao seu sorriso, ele vai acrescentar efeitos sonoros. Segundo o Dr. Mark Gettleman, o bebé começa com pequenos sons, que irão gradualmente evoluindo para pequenos risos e gargalhadas. Por volta dos 5 meses de vida, o bebé já será capaz de surpreender os pais com gritos e risos de felicidade.

Apesar de, tal como em todos os marcos de desenvolvimento, existir uma idade padrão para o surgimento do primeiro sorriso, cada bebé tem o seu tempo. Contudo, se o bebé ainda não apresenta o sorriso social por volta dos 3 meses, é aconselhada a procura de um médico.

Novidades Vertbaudet: roupinhas pré-mamã, bebé e criança aos melhores preços. Veja tudo aqui!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.