Coma melhor com a roda dos alimentos

Lembra-se da roda dos alimentos? Saiba o que tem mudado na alimentação e aprenda a comer de uma forma mais variada, equilibrada e completa.

Coma melhor com a roda dos alimentos
Um guia para a escolha alimentar diária.

Para nos ajudar a escolher e combinar corretamente os alimentos que devem fazer parte da nossa alimentação diária, foi criada, em 1977, no âmbito da Campanha de Educação Alimentar “Saber comer é saber viver”, a roda dos alimentos


Afinal, do que se trata?


A roda dos alimentos é um instrumento de educação alimentar destinado à população em geral, que funciona como guia para a escolha do que integramos diariamente na nossa alimentação.

Através de uma imagem, esta representação gráfica pretende transformar informação nutricional complexa em conceitos simples e fáceis de utilizar, ensinando-nos a manter uma alimentação saudável, ou seja, completa, equilibrada e variada.

A sua forma circular associa-se ao prato vulgarmente utilizado às refeições e a sua segmentação por grupos permite identificar facilmente a proporção com que os alimentos de cada um desses grupos deve estar presente na nossa alimentação diária. 



Todos os alimentos são importantes


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Dentro de cada grupo alimentar estão reunidos alimentos nutricionalmente semelhantes entre si, para que possam ser regularmente substituídos, assegurando a variedade nutricional e alimentar.

Para além disso, a roda dos alimentos incentiva maior consumo dos alimentos pertencentes aos grupos de maior dimensão e menor consumo daqueles que se encontram nos grupos mais pequenos.

Ao contrário da pirâmide alimentar, que hierarquiza os alimentos, dando mais importância a uns do que a outros, a roda dos alimentos atribui-lhes igual importância. Por essa razão, diariamente deve-se comer porções de todos os grupos, pois todos são importantes para uma alimentação equilibrada e saudável, desde que ingeridos nas porções recomendadas.



Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades


 


Imagem:  FCNAUP
Com o passar do tempo, as alterações dos hábitos alimentares dos portugueses e a evolução do conhecimento científico têm motivado a reestruturação da roda dos alimentos. Em 2003, ao abrigo do programa Saúde XXI, um projeto desenvolvido entre a Faculdade de Ciências da Nutrição da Universidade do Porto (FCNAUP) e o Instituto do Consumidor, foi lançada uma nova versão da roda dos alimentos, agora sob o lema “Coma bem, Viva melhor”.

A nova roda dos alimentos manteve o seu formato original, mas, ao invés de cinco grupos de alimentos, passou a ter sete. Foram ainda tidos em consideração nesta atualização a promoção de valores culturais e sociais relacionados com a sociedade portuguesa, pelo que alimentos da nossa tradição, como o pão de qualidade, o azeite, o pescado, as leguminosas ou os hortícolas foram valorizados.

Para além da subdivisão de alguns dos anteriores grupos, o estabelecimento de porções diárias equivalentes e a inclusão da água no centro da nova representação gráfica constituem as principais alterações implementadas no novo guia.



Como é constituída?


A nova roda dos alimentos é composta por sete grupos alimentares, com funções e características nutricionais específicas. Conheça os grupos que a compõem e o número de porções que devem ser ingeridas diariamente:
 

1. Cereais e derivados, e tubérculos (28%) - 4 a 11 porções

2. Hortícolas (23%) - 3 a 5 porções

3. Fruta (20%): 3 a 5 porções

4. Lacticínios (18%): 2 a 3 porções

5. Carne, pescado e ovos (5%): 1,5 a 4,5 porções

6. Leguminosas (4%): 1 a 2 porções

7. Óleos e gorduras (2%): 1 a 3 porções


Como não possui um grupo próprio, a água assume a posição central na roda dos alimentos, recomendando-se o consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros.
 
O número de porções recomendado para cada grupo depende das necessidades energéticas individuais de cada pessoa, sendo que as crianças de 1 a 3 anos devem guiar-se pelos limites inferiores e os homens ativos e os rapazes adolescentes pelas porções superiores, pois apresentam necessidades energéticas mais elevadas.



Portugal cria a roda da alimentação mediterrânea 



A Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto apresentou recentemente uma remodelação do cartaz da roda da alimentação.

Com o intuito de promover e valorizar uma alimentação saudável e um estilo de vida mediterrânico junto da população portuguesa, a representação gráfica da nova roda dá ênfase às características do padrão alimentar mediterrânico, salientando não só a componente alimentar, mas também os elementos inerentes ao seu estilo de vida.

A nova imagem dá, assim, mais visibilidade a alimentos mediterrânicos mais relacionados com o padrão português como óleos e gorduras (azeite e azeitonas), ou hortícolas (cebola, alho, couve galega, grelos, tomate, pimentos, beldroegas), estendendo-se também aos cereais e tubérculos (batata doce, castanha, massa e arroz integrais, pão de centeio, broa) ou a carne, pescado e ovos (peixe, em especial sardinha, carapau, cavala, atum); lacticínios (queijo e iogurte) e todas as leguminosas.



Outras recomendações em destaque


Os frutos gordos e o vinho também merecem destaque no novo cartaz, mas foram excluídos no grupo da roda por não se pretender promover o seu consumo diário. São ainda veiculadas outras recomendações:
 
  • Respeito pela sazonalidade e preferência pela proveniência local dos alimentos;
     
  • Incentivo à incorporação de ervas aromáticas como veículo de maior sabor em detrimento do abuso do sal de adição;
     
  • Promoção da utilização e transmissão geracional de técnicas culinárias saudáveis tradicionais;
     
  • Incentivo ao tempo dedicado à confeção dos alimentos e sua inserção no quotidiano, através da partilha com família e amigos;
     
  • Combate ao sedentarismo pelo aumento de tempo dedicado a atividades de lazer.

A roda dos alimentos ensina-nos que é preciso saber comer para vivermos bem. Ter uma alimentação equilibrada e saudável não passa por restrições mas sim por apostar nas proporções certas. Para ajudá-lo nesta missão, pode colocar uma imagem da roda na porta do seu frigorífico e consultá-la sempre que tiver alguma dúvida com as suas refeições.


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