Ovo: um aliado no desporto

Ovo: um aliado no desporto

Conheça os benefícios do ovo.

O ovo é um alimento altamente nutritivo e uma ótima fonte de proteínas para quem pratica desporto. 

Ao contrário do que muitos pensam o ovo não é um dos "maus da fita" de uma alimentação saudável, por se acreditar que contribuía para o aumento do mau colesterol (LDL - Low Density Lipoproteins). Dizia-se mesmo (e ainda diz) que o consumo semanal se devia limitar a três ovos no máximo. No entanto,o ovo é um alimento altamente nutritivo que pode e deve ser consumido, principalmente por quem pratica desporto.

Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

O ovo como aliado


Graças a estudos científicos recentes foi possível comprovar que o consumo de ovo não interfere (nem influencia) os níveis de mau colesterol (a não ser que já sejam maus à partida). Aliás, esses estudos vieram mesmo comprovar que os nutrientes existentes no ovo são essenciais para o organismo.

Mais. Estas pesquisas comprovaram ainda que no ovo é possível encontrar colina, um nutriente essencial para o funcionamento cardiovascular e cerebral.

Claro que há ainda quem teime em manter a versão dos efeitos nefastos do ovo para a saúde. Mas os benefícios são claros e não se ficam por aqui.

Os benefícios do ovo para quem pratica exercício


Como já deve ter percebido o ovo é tudo menos um inimigo da sua dieta e, principalmente, para quem pratica desporto. E se isto, a par dos benefícios apontados anteriormente, não lhe basta, aqui ficam mais algumas razões para não marginalizar o ovo.

1. Aumento da massa muscular


Qualquer desportista sabe que é importante ingerir hidratos de carbono e proteínas antes e depois do treino, certo? Então aqui fica a “boa nova”. O ovo tem um elevado teor proteico e na sua composição consta a albumina, proteína que contribuiu para o desenvolvimento da massa muscular, e aminoácidos essenciais tanto para o desenvolvimento como para a recuperação da massa muscular; ou ainda vitamina B12 (na gema) que promove a construção muscular. De referir que a maior parte das proteínas do ovo se concentram na clara.

2. Possui vitaminas essenciais para o bom funcionamento do seu organismo


O ovo é uma ótima fonte de vitaminas. Não acredita? Vitaminas A, D, E e do complexo B (B12 e colina) compõem a lista das vitaminas existentes no ovo. Estas vão contribuir para o bom funcionamento do seu organismo e podem até ajudar a prevenir doenças. Neste caso, é na gema que se concentram. De destacar (mais uma vez) a existência de colina no ovo, que também está relacionada com o bom funcionamento da memória.

3. Tem um baixo valor energético


Sim, é mesmo verdade. Um ovo tem cerca de 82 calorias e grande parte destas calorias deriva da gema. Se está preocupado com o teor de gordura do ovo, saiba que esta também está concentrada na gema, podendo sempre tirar partido das propriedades da clara.

 

Veja também: