12 Bons motivos para praticar desporto

O desporto é parte essencial de um estilo de vida saudável. Conheça aqui 12 razões absolutamente inquestionáveis para aderir à sua prática.

12 Bons motivos para praticar desporto
É inegável a ligação entre exercício e saúde.

Não estamos a surpreender ninguém quando afirmamos que o desporto faz bem à saúde. De facto, todos já fomos informados até à exaustão que, para adotar um estilo de vida verdadeiramente saudável, temos mesmo de incluir a prática de exercício físico na nossa rotina diária.
 

Benefícios físicos




1.    Faz bem ao coração, pulmões, vasos sanguíneos, etc.

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Inúmeros estudos provaram já uma ligação direta entre a prática regular de desporto e a redução do risco de doenças cardíacas e cardiovasculares.

Por exemplo, uma pesquisa levada a cabo pela Harvard School of Public Health provou que caminhar cerca de meia hora diariamente reduz em 18% o risco de doença arterial coronária.

Entre outros benefícios para a saúde associados ao exercício físico estão ainda a redução da pressão arterial, o aumento da capacidade pulmonar, a manutenção dos níveis de açúcar e colesterol no sangue e, consequentemente, a diminuição do risco de vir a desenvolver hipertensão e diabetes.


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2.    Reduz o risco de inúmeros tipos de cancro

Vários estudos realizados no sentido de comprovar a associação entre exercício físico e condições de saúde vieram demonstrar que a prática diária de pelo menos 30 minutos de desporto reduz o risco de vários tipos de cancro. A destacar estão o cancro da mama, o cancro colo-retal e o cancro da próstata. 
 

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3.    Fortalece os ossos

Investigações desenvolvidas neste âmbito revelaram que quem pratica desporto regularmente não só ajuda a manter, como ainda aumenta a sua massa óssea, reduzindo o risco de osteoporose. Ficou provado que, tal como ocorre com os músculos, também os ossos se tornam mais fortes quando são obrigados a suportar mais peso que o habitual.

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4.    Ajuda a perder peso, prevenindo a obesidade

O desporto provoca uma queima mais ou menos acelerada e intensa de calorias, facilitando inevitavelmente a perda e manutenção do peso.

Quando associamos este facto a um estilo de vida e a uma dieta saudáveis, verificamos que ajuda a prevenir a obesidade e o excesso de peso, dois fatores intimamente associados ao desenvolvimento de diabetes e doenças cardiovasculares, bem como a taxas de mortalidade mais elevadas em vários tipos de cancro.

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5.    Aumenta a força corporal e a resistência física

Além de potenciar a saúde do seu corpo, a prática desportiva regular transforma-o numa máquina bem mais forte e resistente, não só no que se refere a potência física e muscular, mas também à sua capacidade pulmonar e de endurance.
 

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6.    Melhora a aparência física e a agilidade

O investimento numa rotina diária de exercícios pode muito bem ser o melhor investimento para quem procura atingir o aspeto físico com que sempre sonhou. De uma forma natural e absolutamente saudável, o desporto vai possibilitar-lhe obter um corpo mais firme, tonificado e ágil. 

 

Benefícios mentais


7.    Melhora a capacidade de raciocínio e memória

Estudos realizados nesse sentido concluem que as crianças que praticam exercício físico tendem a distinguir-se a nível académico, revelando alguma facilidade em obter bons resultados. Investigações complementares sugerem que a prática regular de desporto aumenta os níveis de algumas moléculas do cérebro essenciais para a cognição.

No que toca a pessoas de mais idade, um ensaio clínico publicado no Journal of the American Medical Association refere que, de entre os participantes com mais de 50 anos e problemas de memória que foram testados, os que praticaram exercício durante seis meses tiveram melhores resultados nos testes cognitivos.

 

Benefícios psicológicos



8.    Promove a auto estima e a auto confiança

A prática regular de desporto e hábitos nutricionais saudáveis levam a uma melhoria da sua imagem e a que se sinta bem consigo mesmo, passando a ver-se sob uma perspetiva mais positiva.

Além disso, o desporto promove ainda um esforço no sentido de atingir determinados objetivos e uma satisfação muito forte quando se consegue. Tais fatores resultam num aumento paralelo da auto estima e da auto confiança do ser humano.
 

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9.    Auxilia a prevenir e tratar doenças psicológicas

Várias pesquisas revelaram que as pessoas que praticam desporto regularmente tendem a lidar melhor com a pressão e com o stress, ficando menos expostas à depressão, ansiedade e outras doenças do foro psicológico. Inúmeros outros estudos provaram ainda que o exercício pode também assegurar vários benefícios terapêuticos no que toca ao tratamento de desordens psicológicas.
 

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10.    Motiva a exploração de diferentes paixões

A prática de desporto ensina-nos muito sobre nós mesmos, colocando-nos permanentemente novos desafios e obrigando-nos a sair da nossa zona de conforto. Quantas vezes não vamos passando de atividade física em atividade física, explorando outras paixões e aplicando os nossos talentos noutro tipo de exercícios?
 

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11.    Promove a felicidade

São raras as atividades que asseguram uma sensação tão boa como a desportiva. O que acontece é que o desporto faz com que a produção de endorfinas no cérebro dispare, elevando os níveis de satisfação e felicidade em geral. Escusamos de dissertar sobre o bem que estas moléculas de felicidade fazem à sua saúde mental, certo?

Basta dizer que o exercício acaba de vez com sentimentos associados ao stress e à tristeza. Além disso, mantém a capacidade funcional do corpo durante mais tempo, assegurando a manutenção da qualidade de vida e da independência, mesmo quando envelhecemos.

 

Benefícios sociais


12.    Ajuda à integração social

Praticar desporto pode ser benéfico para o desenvolvimento das nossas capacidades sociais, facilitando a interação e comunicação com outras pessoas. Entre outras razões, como a necessidade funcional por si só (afinal, são raros os exercícios praticados de forma completamente individual), o facto de a confiança sair reforçada já irá facilitar o contato interpessoal.


Correndo esta lista, estamos certos que vai ficar decidido a incluir desde já o desporto na sua vida. Afinal, quem não deseja uma melhoria substancial da saúde a todos os níveis? Resta-nos desejar-lhe boa sorte e bons treinos!
 
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