Tudo o que precisa de saber sobre o seu metabolismo

Tudo o que precisa de saber sobre o seu metabolismo

São vários os fatores que condicionam o metabolismo.

O metabolismo é pessoal e intransmissível, como um bilhete de identidade. Mas sabe o que é exatamente? Leia o nosso artigo e fique a conhecer tudo o que precisa sobre o seu metabolismo.

A incapacidade de perder peso nem sempre é culpa dos excessos cometidos e da falta de vontade ou disponibilidade. A forma como o organismo funciona também desempenha um papel fundamental neste processo e o seu metabolismo pode ser um dos principais culpados.

Responsável por transformar aquilo que comemos em combustível, o metabolismo é um conjunto de reações químicas que transforma a energia obtida através dos alimentos e utiliza-a para poder sobreviver, garantindo o crescimento e a reprodução das células.

Se for acelerado, queima mais facilmente as calorias que consumimos, permitindo o gasto dessa energia, mas se for lento, o efeito é o contrário e a energia é armazenada em forma de gordura. Assim, quanto mais acelerado o metabolismo, maior a queima de gordura, e claro, maior o emagrecimento.


Como funciona


 
Obtenha um Plano Alimentar Personalizado
Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar! Fale já com a nutricionista online!
O corpo precisa de energia para levar a cabo as suas funções vitais, como respirar, fazer a digestão, manter o coração a funcionar e a temperatura corporal, entre outras, mesmo quando se encontra em repouso. A este processo dá-se o nome de metabolismo basal

É claro que estas não são todas as calorias que queima num dia. Por isso, a esse gasto de combustível, há que acrescentar o que necessita para executar qualquer esforço físico ou mental adicional. 
 
  • Por exemplo, ao realizar uma atividade física intensa, o corpo precisa de mais energia e, por isso, o metabolismo terá de entrar em ação e queimar as calorias necessárias capazes de fornecer o combustível de que precisa. 

No entanto, o nosso organismo está muito bem programado e sabe como defender-se perante a falta de abastecimento. Se o privarmos de determinados alimentos ou saltarmos refeições, o metabolismo trabalha num ritmo mais lento, queimando menos calorias, e armazena a energia em forma de gordura.



Fatores que influenciam o metabolismo



Nunca se questionou porque é que há pessoas que comem de tudo e são extremamente magras e outras que dificilmente emagrecem por mais esforços que façam? 

Na verdade, são muitos os aspectos que podem fazer com que o metabolismo abrande ou acelere. A genética, a idade, o género, o estilo de vida e a massa muscular são alguns deles.

Peguemos no caso da massa muscular. Sabia que as pessoas que têm mais gordura corporal apresentam mais dificuldade em queimar calorias porque a gordura não proporciona tanta energia quanto os músculos? É por essa razão que o metabolismo de uma pessoa com mais massa muscular do que gordura é mais rápido do que o de alguém com mais gordura do que músculo.



É possível acelerá-lo?



Cerca de 75% das calorias que usa diariamente são apenas para manter o corpo a funcionar. As restantes calorias são usadas durante as atividades diárias e exercício.

Embora existam fatores difíceis de serem modificados, é possível dar um empurrão ao seu metabolismo e acelerar o seu gasto diário de calorias. A prática de exercício físico e a ingestão de alimentos ricos em fibra e de alimentos termogénicos vão ajudá-lo nessa tarefa.

 
Obtenha aqui um plano alimentar personalizado !


Veja também: