Linhas de apoio ao idoso: para onde deve ligar

Com o aumento do isolamento social e casos de violência aos idosos em Portugal, surgiu a necessidade de criar linhas de apoio ao idoso.

Linhas de apoio ao idoso: para onde deve ligar
Saiba quais são as linhas telefónicas que prestam este apoio.

Com o aumento do isolamento social e casos de violência aos idosos em Portugal, surgiu a necessidade de criar linhas de apoio ao idoso. A população portuguesa está cada vez mais envelhecida e os nossos idosos estão cada vez mais sozinhos, vulneráveis e necessitados de apoio.

Existem linhas de apoio ao idoso que fazem o atendimento a situações de violência na pessoa idosa, outras que prestam esclarecimentos sobre saúde, apoios sociais etc. e fazem o devido encaminhamento se assim for necessário.

Há ainda linhas que disponibilizam apoio no sentido de facilitar as tarefas do dia a dia, como despertar, toma da medicação, compras, entre outros.

5 linhas de apoio ao idoso disponíveis no nosso país


linhas de apoio ao idoso

1. SOS PESSOA IDOSA

Esta linha de apoio é voltada para a escuta, esclarecimento e apoio à pessoa idosa em caso de violência.

Plano de Saúde Grátis
Cuide da sua saúde. Obtenha consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médicas gratuitas.Peça aqui o seu plano grátis.

O programa SOS PESSOA IDOSA atende vários tipos de situações, nomeadamente violência física, psicológica, sexual, exploração material/financeira, abandono e negligência

As denúncias devem ser feitas por chamada telefónica, garantindo o anonimato das pessoas que apelam ou através de atendimento presencial, após marcação.

O contacto pode ser feito todos os dias úteis das 10h Às 17h. Fora deste horário há a possibilidade de deixar o contacto para que entrem em comunicação o mais rapidamente possível.

> Contacto: 800 990 100

2. Linha do Cidadão Idoso

Esta é uma linha de apoio gratuito vocacionada para os problemas da população idosa, prestando esclarecimentos sobre direitos e apoios como segurança social, serviços de saúde, habitação, equipamentos e serviço.

O atendimento é rápido e personalizado, disponibilizando as informações pretendidas e, se necessário, com encaminhamento da situação para as entidades competentes.

A Linha do Cidadão Idoso pode ser contactada todos os dias úteis, das 9h30 às 17h30. Fora desse horário existe um gravador de chamadas onde ficará registado o contacto.

> Contacto: 800 20 35 31

3. Instituto de Segurança Social: a rede social de apoio ao idoso

O Instituto de Segurança Social é a principal entidade responsável pelas respostas sociais à pessoa idosa assim como pelo licenciamento e fiscalização das instituições que os acompanham.

Apesar de não fazer parte das linhas de apoio ao idoso, esta linha dispõe atendimento a questões relacionadas com a violência à pessoa idosa.

> Contacto: 144

4. Associação Portuguesa de Apoio à Vítima

A APAV não é uma linha de apoio específico para apoio à pessoa idosa. Trata-se de uma linha de apoio para qualquer pessoa vítima de violência. No entanto, é possível contactar esta entidade para denunciar maus tratos aos idosos.

No caso de ser necessário fazer uma queixa de violência ao idoso é possível contactar a APAV todos os dias úteis das 9h às 19h.

> Contacto: 116 006

5. Linha Saúde 24 Sénior

A Linha Saúde 24 Sénior, para além de receber chamadas, faz acompanhamento da pessoa idosa quinzenalmente orientando-as em função das suas necessidades. Neste contacto quinzenal é averiguado o seu estado de saúde, a sua mobilidade, dependência ou outras limitações.

Esta linha avalia 9 aspectos da pessoa idosa nomeadamente estado de saúde, isolamento social, o estado nutritivo, a propensão para quedas, a capacidade de autonomia emocional e de autonomia instrumental.

Os idosos seguidos por esta linha são encorajados a controlar o seu estado de saúde, a realizar exercício físico e a manter uma alimentação saudável.

Existem 3 factores de exclusão deste programa: idade inferior a 70 anos, limitações auditivas que impeçam o contacto telefónico ou problemas de mobilidade que impossibilitem o idoso de alcançar o telefone.

Atualmente esta linha encontra-se temporariamente inativa, mas, por ser uma das linhas de apoio ao idoso mais importante encontra-se em processo de reactivação.

> Contacto: 808 24 24 24

Cuide da sua saúde. Consiga aqui consultas de clínica geral, medicina dentária e especialidade médica gratuitas!

Veja também:

Ler mais
Isabel Silva Isabel Silva

Isabel Silva é enfermeira por paixão, licenciada pela Escola Superior de Enfermagem do Porto. Sempre quis seguir a área da saúde e acredita que a informação é uma ferramenta essencial para a saúde da população, e que cabe aos profissionais de saúde transmiti-la de forma relevante e fidedigna para que cada indivíduo seja capaz de tomar decisões importantes relativamente à sua saúde e ao seu bem-estar.