5 Razões para comer laranja e 5 formas de o fazer!

A laranja é um dos frutos com vários benefícios para a nossa saúde. Aqui pode saber o quais e como pode consumir este alimento.

5 Razões para comer laranja e 5 formas de o fazer!
Descubra porque deve consumir este fruto e como o pode fazer.

A laranja é um dos citrinos mais populares (se não o mais popular) na alimentação humana.

Conheça 5 razões para manter este alimento na sua dieta.

5 Razões para comer laranja


1. A Laranja é rica em Vitamina C

A vitamina C é essencial ao corpo humano e, não sendo produzida por este, é importante o consumo de alimentos que respondam a esta necessidade.

A Vitamina C é um importante antioxidante que contribui para o reforço do sistema imunitário e para a prevenção do envelhecimento celular.

2. Forte fonte de Energia

A laranja é uma importante e saudável fonte de energia.

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Rica em hidratos de carbono, entre os quais açúcares naturais.

Em média, 100 gramas de laranja correspondem a 42 kcal.

3. Fonte de Minerais

Da composição da laranja fazem também parte minerais como o potássio, o fósforo, o cálcio e o magnésio, que contribuem para o bom funcionamento do sistema nervoso e para a atividade cerebral e muscular.

4. Disponível quase todo o ano

A laranja é um fruto que existe em grande número de variedades, produzidas em diferentes fases do ano: “Valencia Late”, “S.João”, “Navel”, “Navel Late”, “Newhal”, “de Setúbal”, entre outras.

Esta riqueza de variedades faz com que a laranja seja um fruto que está disponível quase todo o ano (de Outubro a Maio).

5. Produzida em Portugal

Portugal é um dos países de excelência para a produção de laranja, a qual está na sua maioria localizada na região do Algarve.

A opção pelo consumo de laranja de origem nacional torna este fruto numa escolha mais sustentável e com uma menor pegada ecológica.

A laranja pode (e deve) ser consumida nas suas variadas formas.

5 Formas de consumir laranja


1. Ao natural

laranja ao natural

Esta é a forma mais saudável de consumir laranja (e qualquer fruta). O consumo da laranja em fresco garante uma maior ingestão das suas componentes nutricionais, assim como contribui para uma maior saciedade, pela sua mastigação.

2. Espremida

laranja espremida

Uma outra forma de consumir a laranja é pela preparação de sumo natural.

Neste caso, o sumo deve ser imediatamente consumido para evitar a perda de nutrientes importantes como é o caso da Vitamina C – que é sensível à luz.

3. Em sumo 100%

sumo 100%

Fora de casa, uma das formas mais práticas de consumir os nutrientes da laranja é através de sumos 100%.

Por lei, estes sumos não podem conter qualquer adição para além da própria fruta e o processo de pasteurização permite a preservação de grande parte dos nutrientes da laranja ao mesmo tempo que garante a segurança alimentar.

4. Em saladas

salada com laranja

A laranja é um fruto fresco e repleto de sabor, ideal para enriquecer saladas. Experimente conjugar a laranja com vegetais, frutos secos, frango, queijo fresco, salmão.

5. Como acompanhamento

pato com laranja

A laranja é o fruto ideal para acompanhar alguns pratos típicos da gastronomia portuguesa como é o caso das migas ou o arroz de pato.

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