Kefir: benefícios nutricionais

Kefir: benefícios nutricionais

​Descubra quais os benefícios do kefir e se este também pode efeitos adversos.

Que os benefícios do kefir são muitos já se sabe...Mas conhece ao certo quais são?

Os benefícios do kefir são vários, apesar deste probiótico ainda ser pouco conhecido e utilizado nas casas portuguesas.

Venha descobrir mais sobre o kefir e sobre os seus benefícios.
 

Quais são os benefícios do kefir?


Os benefícios do kefir estão associados, maioritariamente, à prevenção de várias patologias. Contudo, convém relembrar que não existem provas científicas de que o kefir seja eficaz no tratamento de qualquer doença.

O seu consumo favorece, essencialmente, a regularização do funcionamento intestinal, atuando como regenerador da flora intestinal e contribuindo para a estimulação das defesas naturais… Mas as razões pelas quais deve ingerir o kefir não ficam por aqui!
 

Outros benefícios do kefir


1. Efeito anti-stress

efeito anti stress
O triptofano, um aminoácido essencial abundante no kefir, é bem conhecido pelo seu efeito relaxante no sistema nervoso.

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Adicionalmente, o kefir possui um alto teor em cálcio e magnésio, minerais importantes para manter um sistema nervoso saudável. Esta composição nutricional faz com que um dos principais benefícios do kefir seja o seu efeito tranquilizante.

Este efeito já mostrou ter os seus efeitos positivos em indivíduos com distúrbios de sono, depressão e PHDA (Perturbação da Hiperatividade e Défice da Atenção).
 
 


2. Alto teor proteico

O kefir não só tem um alto teor proteico, como as proteínas que o constituem são completas e de alto valor biológico.

Adicionalmente, estas proteínas são parcialmente digeridas e, assim, mais facilmente absorvidas e utilizadas pelo organismo.
 
 


3. Económico

Um dos maiores benefícios do kefir é uma facto de ser uma forma simples, fácil e barata de ingerir um alimento nutricionalmente equilibrado.

Visto que os grãos de kefir são tradicionalmente dados e que não se encontram à venda em superfícies comerciais, já é possível encontrar aí uma forma de poupança.

Adicionalmente, os referidos grãos crescem e multiplicam-se, podendo ser utilizados inúmeras vezes.

 


4. Regulador do intestino

Os alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são chamados de probióticos. Estes estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.

O iogurte contém bactérias benéficas, que mantêm o sistema digestivo limpo e que fornecem alimento para a flora que aí reside.Contudo, o kefir consegue colonizar o trato intestinal, algo do qual o iogurte não é capaz.

Um dos principais benefícios do kefir é então o seu papel como regulador da flora intestinal, podendo ser usado tanto em casos de obstipação quanto diarreia.

Este reduz a flatulência, ajuda a desintoxicar o organismo e restabelece o equilíbrio do organismo, melhorando então, de uma forma geral, todo o funcionamento do sistema digestivo.

Estes fatores são essenciais não só para o bem-estar diário, como também para a diminuição do risco do cancro, principalmente o cólon-retal.
 
 


5. Grande digestabilidade

digestabilidade

A colónia de microrganismos presente no kefir consome a lactose e sintetiza o ácido láctico, a lactase e outras enzimas que ajudam a digerir a lactose restante depois da bebida ingerida.

Todo este processo favorece a digestabilidade da bebida, mesmo que esta tenha sido preparada com leite e seja ingerida por pessoas que tenham demonstrado sensibilidade a este.

Em portadores de intolerância a lactose, apesar da fermentação reduzir a quantidade de lactose, ainda assim pode levar a sintomas se a intolerância for severa.

 


6. Rico em vitaminas e minerais

O kefir é rico em vitamina B12, B1 e na vitamina K. Este é uma excelente fonte de bitionina, uma vitamina do complexo B que ajuda na absorção das outras vitaminas do complexo B, como o ácido fólico, ácido pantoténico e da vitamina B12.

Os vários benefícios de uma manutenção de concentrações adequadas de vitamina B abrangem a regulação da função renal, hepática e do sistema nervoso.

A nível mineral, o kefir tem teores significativos de cálcio, magnésio e fósforo. O fósforo ajuda na metabolização dos hidratos de carbono, gordura e proteínas para o crescimento celular, manutenção celular e como fornecedor de energia.

Por sua vez, as proteínas modificam os sais de cálcio para formas mais facilmente absorvidas pelo organismo humano.

 

Como deve iniciar a toma de kefir?


Algumas pessoas beneficiam da toma do kefir logo desde início, enquanto outras podem necessitar de uma evolução mais gradual.

Para precaver, inicie a toma de kefir, bebendo um copo pequeno de manhã em jejum. Se conseguir tolerar bem, passe a ingerir uma caneca em dias alternados com o copo, até conseguir beber uma caneca por dia.

 

E quais podem ser os efeitos adversos?


Como tudo na vida, não há bela sem senão. O kefir não foge à regra.
 

1. Imunossuprimidos

Pessoas com o sistema imunitário debilitado e que estejam a tomar imunossupressores não devem ingerir kefir pois podem contrair infeções com as bactérias e leveduras do kefir.
 
 


2. Acidez bucal

Como o kefir contém uma bactéria láctica que é ligeiramente ácida, esta poderá enfraquecer o esmalte dos dentes ou causar aftas na mucosa bucal.

Para prevenir este sintoma, deve manter os cuidados orais habituais após a ingestão da bebida.
 
 


3. Grávidas

Ainda não é conhecida a segurança da ingestão do kefir em grávidas e lactantes. Deste modo, o seu consumo é de evitar.

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