O glúten engorda?: saiba a resposta aqui!

O glúten engorda?: saiba a resposta aqui!

Esclareça aqui todas as suas dúvidas em relação a este assunto.

A eliminação do glúten pode estar associado a perda de peso, mais ainda quando associado a uma alimentação balanceada. Podemos afirmar que o glúten engorda?

Para perceber se o glúten engorda, vamos tentar esclarecer algumas dúvidas. Vamos por partes...
 

O QUE É O GLÚTEN?


O glúten é uma substância fibrosa, elástica, pegajosa formada por duas proteínas, a gluteína e a gliadina, presentes nas sementes dos cereais, como o trigo, centeio, cevada.

Esta proteína está presente em muitos dos alimentos que consumimos no dia a dia, desde pães, massas, torradas, bolos, biscoitos, comidas congeladas doces e salgadas e, até mesmo, na cerveja.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

É cada vez mais comum vermos produtos, nas prateleiras dos hiper e supermercados, com as insígnias "isento de glúten" ou "baixo teor de glúten". Isto porquê?

Devido a um grupo de pessoas com uma condição patológica, designada doença celíaca.


É FUNDAMENTAL NA NOSSA ALIMENTAÇÃO? POSSO ELIMINÁ-LO?


O glúten é totalmente dispensável da nossa dieta, pois não oferece qualquer benefício especial à nossa alimentação ou saúde.

Contudo, se não tiver intolerância ou sensibilidade a esta proteína, não há razão para eliminá-la.


CONCLUSÃO...O GLÚTEN ENGORDA?


Muitos afirmam que o glúten engorda, porém, o glúten por si só não engorda. No entanto, como é encontrado em alimentos com elevado teor de hidratos de carbono simples, os chamados açúcares, há uma ligeira verdade na afirmação anterior.

Os açúcares sim, engordam, pois acumulam-se no organismo sob a forma de gordura. Se eliminarmos ou reduzirmos o consumo de alimentos com glúten, podemos sim ter uma perda de peso algo acentuada, pois isso implica eliminar ou reduzir alimentos como pães, bolos, biscoitos, entre outros.

Assim sendo, não podemos defender que o glúten engorda, mas sim dificulta a perda de peso. A ingestão desta proteína inflama o organismo (em maior ou menor grau, dependo da sensibilidade do organismo de cada um), aumenta a resistência à insulina atrapalhando o processo de perda de peso e torna a absorção de alguns nutrientes essenciais para o bom funicionamento do organismo, deficitária.

Realizando uma lista de prós e contras da ingestão de glúten, ganha a versão contra o glúten. São inúmeros os benefícios da eliminação desta proteína.

Em suma, respondendo à questão "o glúten engorda?"... Não, o glúten por si só, enquanto proteína não engorda. No entanto é possível perder uns quilinhos com a eliminação desta proteína.


Máxima a reter: Não esquecer que não devemos ser radicias em nada que implique a nossa saúde. Caso queira eliminar totalmente esta proteína da sua alimentação, procure ajuda de um profissional qualificado. O nutricionista ajudá-lo-à a atingir os seus objetivos, tendo em conta as suas preferências, sem nunca deixar de lado as suas necessidades. Assim terá um plano alimentar de acordo com o que procura!

Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: