Exercícios para perder barriga

Além de ser uma das zonas que mais preocupa homens e mulheres, é também uma das mais difíceis de trabalhar. Nós ajudamos com 4 exercícios para perder barriga.

Exercícios para perder barriga
Da corrida ao demolidor HIIT, descubra algumas sugestões infalíveis.

Se procura exercícios para perder barriga que assentam na vertente cardiovascular, está no caminho certo.

Apesar de os exercícios de força serem também determinantes para o processo de eliminação da gordura, o certo é que o treino cardio pode queimar centenas de calorias numa só sessão, contribuindo de forma decisiva para o objetivo que pretende atingir.

Neste processo, além de ter presente que vai mesmo ter de implementar uma rotina de exercícios de força complementares, importa também entender que a perda de gordura ocorrerá de forma geral e não localizada.

Com estes factos em mente, de seguida apresentamos algumas sugestões para que possa definir uma rotina de treino cardio que se adapte às suas expectativas. Fique então, com 4 exercícios para perder barriga.
 

Indicações gerais

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Não existe uma fórmula mágica que indique quanto tempo e quantas vezes deve fazer exercícios cardio semanalmente; no entanto, sugerimos que aponte para um mínimo de 30 a 60 minutos, cinco dias por semana.

Uma vez que não existem exercícios especificamente direcionados para a gordura abdominal, pode optar pela forma de cardio que mais se adeque a si – alguns exemplos: corrida, natação, saltar à corda, aeróbica com step, spinning, etc.

Dito isto, há que ter presente que o treino mais indicado para quem pretende acelerar o processo, despendendo menos tempo e vendo resultados mais rapidamente é o HIIT (ou treino intervalado de alta intensidade), que pode conhecer em detalhe no nosso artigo.

 

As nossas sugestões de exercícios para perder barriga


HIIT

HIIT
 
  • O Treino Intervalado de Alta Intensidade é considerado um dos mais eficazes exercícios para perder barriga, queimando o maior número de calorias e potenciando o nosso metabolismo até 24 horas depois de termos terminado os exercícios;
     
  • A ideia aqui é alternar momentos curtos de atividade física muito intensa e vigorosa com momentos curtos de atividade cardiovascular moderada ou mesmo de descanso;
     
  • Esta rotina permite reduzir o tempo de treino relativamente aos exercícios de cardio habituais, com cada sessão a ter cerca de 20 minutos – com cinco minutos extra no início e no final, para aquecer e alongar;
     
  • Outra das vantagens do HIIT é que pode ser adaptado a qualquer uma das atividades cardio referidas acima, pelo que não precisa de abdicar dos seus gostos e preferências desportivas.
 


Running

running
 
  • O exercício da moda, além de ser uma excelente opção no que se refere à saúde cardiovascular, é também bastante eficaz no que se toca à queima de calorias e à eliminação da gordura corporal;
     
  • Se não é um praticante regular, comece primeiro com um pouco de jogging e depois vá aumentando a velocidade e a distância ao longo de várias semanas;
     
  • No que toca a exercícios para perder barriga, recorde-se que este funciona a médio/longo prazo e que os resultados estão diretamente relacionados com a intensidade, distância e rapidez envolvidos no processo.
 


Spinning

spinning
 
  • De entre as aulas disponibilizadas em ginásio, estas são das mais temidas... mas também das mais procuradas! Porquê? Bem, porque a sua intensidade assegura a queima de imensas calorias e a eliminação de grandes depósitos de gordura;
     
  • Uma vez que são levadas a cabo numa bicicleta estática, vai poder controlar a velocidade e intensidade do exercício na própria bicicleta, sabendo que quanto mais esforço e rapidez conseguir atingir, melhores os resultados que vai obter;
     
  • Também aqui é importante começar devagar, uma vez que vai demorar algumas semanas até atingir um nível mais elevado de fitness;
     
  • Prepare-se ainda para suar bastante: beba muita água antes, durante e depois da aula!
 
 


Aeróbica com step

step
 
  • Esta aula de cardio, que foca o esforço nas pernas e glúteos, é também bastante popular em todos os ginásios que a disponibilizam;
     
  • Isto porque, se treinar na sua máxima intensidade, pode queimar significativas quantidades de calorias e gordura, de forma bastante rápida e eficaz;
     
  • Mais uma vez, comece por fazer os exercícios com um step mais baixo e evite movimentos demasiado complicados para si – com o tempo, pode optar por um step maior e por movimentos um pouco mais exigentes.

Encontre o tipo de exercício que mais se adequa à sua personalidade! No entanto, antes de avançar com o seu novo treino, recomendamos apenas que se informe junto do seu médico: quando estamos a falar de exercícios que exigem grande esforço, convém que confirme se a sua condição física se adequa aos mesmos.

Afinal, antes de tudo, está a sua saúde. Boa sorte e bons treinos!
 
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