Exercícios para emagrecer a barriga

Emagrecer a barriga, seja para homens ou mulheres, novos ou mais velhos, é um desejo comum! Mas quais os melhores exercícios para emagrecer a barriga?

Exercícios para emagrecer a barriga
Como emagrecer a barriga?

Os exercícios para emagrecer a barriga são nos dias de hoje dos mais procurados, independentemente do sexo ou faixa etária.

Mas qual será o melhor método para perder a barriga?

Vejas as sugestões que lhe damos.
 

Gordura abdominal


O excesso de peso e gordura localizada é nos dias de hoje um problema que afeta a maioria da população, seja pela vida sedentária, seja pela acessibilidade a uma alimentação inadequada desprovida de nutrientes e carregada de açucares e outros industrializados, que prejudicam a saúde e que fazem com que o corpo deposite em forma de gordura.

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A gordura localizada na barriga é ganha pelo excesso de calorias, seja pela má gestão a nível de alimentação ou pelo sedentarismo ou pouca prática de exercício físico, proporcionando um balanço energético desfavorável.

Traduz-se em acúmulos de células adiposas (células de gordura) em maior quantidade nessa região, é denominada a gordura localizada, que normalmente fixa-se maioritariamente nas zonas da região abdominal, flancos e anca.

No entanto o excesso de peso ou a gordura localizada na zona abdominal, não se traduz apenas numa preocupação estética, mas também um fator de risco a nível de saúde, estando diretamente ligado com o aumento de risco a nível de doenças coronárias: hipertensão, diabetes, colesterol, etc.

Portanto, além de querer ficar com uma barriga lisa ou os abdominais definidos, lembre-se que ainda mais importante é que é mais saudável, pois quanto maior o perímetro abdominal, mais riscos envolvidos com doenças coronárias podem sortir.


Exercícios para emagrecer a barriga


É importante que se perceba que para perder gordura na barriga, não existe nenhum exercício específico que vai fazer com que isso aconteça, mas sim um planeamento de treino bem estruturado, de acordo com a individualidade de cada um, aliado a uma boa alimentação e descanso adequado.


Exercícios de Abdominal

abdominais
Quanto aos exercícios de abdominal, estes são essenciais para ganhar força abdominal, e representam músculos importantes para uma postura mais adequada e protegerem a coluna, evitando que esta seja sobrecarregada.

No entando o corpo não é inteligente ao ponto de “vou fazer milhares de abdominais e vou perder gordura na barriga”, não isso não acontece, o corpo perde gordura como um todo, o fazer mais abdominais não o vai fazer perder mais gordura no abdominal, apenas vai fortalecer o músculo.

Então quais os exercícios para emagrecer a barriga mais indicados?


1. Treino de alta intensidade

treino de alta intensidade
O treino realizado em alta intensidade vai fazê-lo gastar mais calorias e consequentemente perder gordura.

Vários estudos afirmam que atividades intervaladas, combinadas com exercícios de alta intensidade apresentam melhores resultados na redução de perímetro relação cintura-quadril.

Este é um método de treino onde ocorrem exercícios combinados com um intervalo de recuperação, que pode ser ativo ou passivo, dependendo da intensidade de treino a que se propõe. 

Segundo a ACSM- American College of Sports Medicine, as características deste tipo de treino são:

Duração do treino: 20 minutos a 60 minutos.

Intensidade período de trabalho: 5 segundos, dos a 8 minutos de duração entre 80% a 95% do VO2 máx. de cada pessoa. ( A pessoa deve sentir nestes períodos que o treino é intenso, utilizando o talk test, como se estivesse a ter uma conversa, neste período sente dificuldade em falar).

Períodos de recuperação: 5 segundos a 8 minutos de duração, a intensidade de 40% a 50% do V02 máx. (Nestes períodos deve sentir-se num nível de intensidade confortavel, a fim de o ajudar a recuperar para o próximo nível de traalho). 

 


2. Treino de Musculação

treino de musculacao
Esta é uma boa forma de aumentar a massa muscular e perder gordura, além de o ajudar a ficar com o corpo definido. Um planeamento bem estruturado de musculação também queimará gordura não só durante os treinos como também depois deles.

Com o aumento da massa muscular conseguirá aumentar o metabolismo basal, quanto maior a intensidade da atividade for maior será o gasto calórico e elevação da taxa do metabolismo em repouso. E conseguirá reduzir a gordura e evitando ganhos futuros de peso.

É importante usar exercícios mais amplos, como os multiarticulares, já que estes têm um gasto calórico mais elevado. Como o agachamento, lunge, levantamento terra, etc.

Além de perder gordura, fica com o metabolismo em repouso mais alto e corpo definido.
 
 


3. Correção postural

correcao postural
A postura é muitas vezes colocada de parte no que toca ao exercício físico, no entanto é um fator determinante, não só na prevenção de lesões e execução correta dos exercícios, como também na prespetiva estética.

Quanto ao abdominal, se tiver os ombros descaídos, além de estéticamente não ser tão apelativo, a gordura abdominal fica mais concentrada, parecendo ter mais gordura na barriga e os ógãos internos são projetados para a frente e para baixo, se pelo contrário tiver uma postura correta, ombros para trás, peito para fora, está a favorecer o trabalho dos músculos eretores da coluna dá a sensação de que estica o abdominal, distribuindo a gordura.

Portanto, este é um fator que faz a diferença em relação à barriga.
 

Em suma


Não existe nenhuma fórmula mágica nem exercícios para emagrecer a barriga. Existe um planeamento de treino que específico e elaborado individualmente para si, por um profissional que lhe prescreva para atingir o seu objetivo.

Treino, alimentação e descanso, três pilares fundamentais para ter mais energia e bem-estar, mais predisposição física e psicológica, um planeamento de treino com a componente de correção postural , assim como um trabalho e interação entre estes fatores conseguirá atingir o seu objetivo!

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Sara Tomás Sara Tomás

Sara Tomás, Personal Trainer, trabalha atualmente no Health club Welldomus Fitness and Spa. Colabora na Clínica Bússola da Saúde no Marco de Canavezes. Licenciada em Ciências do Desporto na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, pós-graduada em Atividade Física e Saúde pela mesma instituição. Pós graduada em Reabilitação em Medicina do exercício e Desporto pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.