Exercício físico: uma fonte de saúde

Exercício físico: uma fonte de saúde

Um “remédio” para muitos males.

Se quer tratar da sua saúde a resposta pode estar no exercício físico. 
 

São bem conhecidos os benefícios do exercício físico. Mas para aqueles que ainda não se “puseram a mexer” aqui fica mais um forte argumento: a prática de exercício físico tem inúmeros benefícios para a saúde. E não falamos apenas (mas também) do facto de ajudar a controlar o peso ou a manter a boa forma. O exercício físico é na realidade um dos seus melhores aliados para prevenir vários tipos de problemas de saúde. Pode mesmo dizer-se que se trata de um “remédio” saudável e muito eficaz.

 
Já tem o seu plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.

A saúde no exercício físico


Benefícios à prática desportiva não faltam e os mais importantes estão relacionados com a sua saúde. E a melhor parte é que o exercício físico pode ser “prescrito” a qualquer  pessoa. Homens ou mulheres, mais novos ou mais velhos, todos (independentemente da sua condição física) podem e devem exercitar-se, pelo bem da sua saúde. E se dúvidas ainda existiam aqui ficam alguns exemplos dos problemas que pode prevenir e/ou combater com a ajuda do exercício físico.
 

1. Ajuda a controlar o peso


É o mais óbvio. Mas não se trata apenas manter um peso saudável ou perder “uns quilinhos a mais” para ficar em forma. O exercício físico é uma das melhores armas para combater a obesidade (sempre conjugado com uma alimentação saudável, é claro) e, consequentemente, todos os problemas de saúde que daí possam advir, alguns dos quais vão integrar esta lista (como é o caso das doenças cardiovasculares ou a diabetes, por exemplo).
 

2. Previne artrite e osteoporose


A prática de exercício físico com regularidade ajuda a fortalecer os seus músculos e ossos, sendo por isso benéfico em casos de artrite, osteoporose ou outros problemas que afetem as articulações, contribuindo assim para a melhoria da qualidade de vida de quem sofre deste tipo de problemas. Ao fortalecer a sua estrutura muscular, o exercício ajuda ainda a melhorar o equilíbrio e a capacidade de realizar tarefas quotidianas, reduzindo também o risco de quedas.
 

3. Melhora a saúde mental


O exercício físico pode ser a sua melhor arma contra problemas como a ansiedade ou depressão (por exemplo), visto que melhora e estimula a sua saúde mental. 
 

4. Reduz o risco de doenças cardiovasculares


Tal como referimos anteriormente, o exercício físico contribui para reduzir o risco de vir a sofrer de doenças cardiovasculares. Só em Portugal este tipo de doenças representam cerca de 40% das mortes registadas. O exercício físico pode inverter esta tendência, já que ajuda a regular os níveis de pressão arterial, que está na origem de várias doenças cardiovasculares.
 

5. Previne/combate certos tipos de cancro


É mesmo verdade. A prática desportiva diminui o risco de desenvolver cancro do colon ou cancro da mama. Estudos mais recentes referem ainda que o exercício físico pode também reduzir o número de casos de cancro dos pulmões.
 

6. Reduz o risco de diabetes


O exercício físico ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue reduzindo assim o risco de vir a sofrer de diabetes.

 
Como vê, vantagens para a sua saúde não faltam. Por isso, deixe-se de desculpas e comece a praticar exercício físico. Aproveite e veja as nossas dicas para treinar em casa (e a custo zero).

Mexa-se pela sua saúde!

 

Veja também: