Exercício de gatinhar: nova tendência do fitness

Se associa o exercício de gatinhar aos bebés, prepare-se para descobrir que esta é a nova tendência do fitness para 2017. Confira tudo sobre o tema!

Exercício de gatinhar: nova tendência do fitness
Benefícios para os bebés e agora também para os adultos

Durante o primeiro ano de vida, os bebés aprendem diferentes formas de se deslocarem, entre elas o exercício de gatinhar, uma etapa muito importante no desenvolvimento motor das crianças e que os pais devem favorecer ao máximo, porque traz múltiplos benefícios musculares e cognitivos para os seus filhos.

E estes benefícios chegaram agora ao mundo do desporto. O exercício de gatinhar é já apelidado da nova tendência do fitness para 2017.

Nos Estados Unidos, são já vários os ginásios que já se renderam a esta nova moda e que colocam os atletas a gatinhar como se de bebés se tratassem.

Contudo, há que juntar algum rigor à prática. 

Exercício de gatinhar: vantagens


corpo definido
Logo à primeira vista, este é um exercício com vantagens óbvias: pode ser feito no ginásio mas também em casa e não requer nem equipamento nem conhecimentos que não tenhamos já todos.

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A eficiência do exercício está no facto de trabalhar tantos músculos ao mesmo tempo - dos dedos das mãos e pés, pulsos, braços, cotovelos, ombros, zona abdominal, ancas, glúteos, pernas e tornozelos.

Ao exercitar praticamente todo o corpo, torna-se uma opção muito completa. "É um exercício isométrico, o que significa que estamos a trabalhar para manter uma posição sob repetida pressão.

Isto aumenta a força geral, mas também a resistência e estabilidade do centro – de punhos e ombros através das ancas, tornozelos e dedos dos pés", explica o personal trainer britânico Ally Gray. 


Exercício de gatinhar: desvantagens


Já sabemos que nem todos os exercícios são perfeitos, pelo que atente a algumas desvantagens em gatinhar:

  • Poderá prejudicar os joelhos, devido à pressão exercida naquele ponto do corpo;
  • Se tem problemas nos pulsos, ombros ou pescoços, esses poderão ser agravados com este exercício;


Exercício de gatinhar: como fazer?


Numa fase inicial deverá começar devagar e tentar gatinhar mesmo como um bebé.
 
  1. As mãos devem estar centradas e alinhadas com os joelhos, as pernas afastadas e as costas direitas, paralelas ao chão.
  2. Os movimentos devem ser realizados alternando o braço com a perna oposta e sempre sem baixar a cabeça, de modo a que as costas fiquem o mais direitas possível.
  3. O corpo deve estar sempre firme e o abdominal contraído.

Para mais e melhores efeitos, depois tente começar a gatinhar para trás e para os lados, de forma a tomar consciência da sua estabilidade. Para aumentar a dificuldade, experimente gatinhar, mas sem colocar os joelhos no chão. 

Esta “nova versão da prancha, mas mais interessante” está a chegar ao Reino Unido e vai dar que falar.

E desse lado, atreve-se a juntar este exercício de gatinha à sua rotina diária de prática desportiva?

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