4 Erros que não deve cometer em exercícios de crossfit

4 Erros que não deve cometer em exercícios de crossfit

Ter atenção a estes erros pode evitar algumas lesões.

O crossfit já conquistou (e continua a conquistar) muitos adeptos. Mas para que possa tirar partido de todos os seus benefícios não pode cometer erros. 

Que o crossfit tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos não há dúvidas e basta olhar para os benefícios para perceber porquê. Afinal, num treino só vai poder trabalhar a força, a resistência, o equilíbrio, a coordenação, a mobilidade, agilidade e precisão.

Completo? Claro que sim. Mas, tal como acontece com qualquer outro tipo de modalidade deve ter alguns cuidados e assim evitar algumas lesões. Conheça alguns dos erros (mais comuns) que deve evitar nos exercícios de crossfit.
 


4 Erros a evitar


Os exercícios de crossfit são intensos e variados. Essa é, aliás, uma das premissas que mais adeptos atrai. No entanto, se não forem feitos com cuidado e técnica podem originar lesões, normalmente nos ombros e na coluna. 

 

1. Aquecimento e preparação (e alongamentos no final)

 
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À semelhança do que acontece com outras modalidades é importante que faça um bom aquecimento e alongamento. Aliás, é bem conhecida a importância do aquecimento para a prevenção de lesões desportivas.

No caso do crossfit, o período de aquecimento inclui uma preparação para os exercícios do dia (o WOD – workout of the day).

Por essa razão é fundamental que nunca salte esta parte, já que os exercícios de crossfit realizados vão focar os movimentos funcionais do treino que segue e, como tal, preparam o seu corpo para esse esforço. 
 

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2. Conheça e respeite os seus limites 

 
Sim, é normal que no meio do grupo não queira ficar “atrás” dos outros e tente acompanhar o ritmo do colega do lado. Mas tenha sempre em mente que casa pessoa tem os seus próprios limites e uma preparação física diferente. Imagine, por exemplo, um exercício que envolva levantamento de peso.

Uma pessoa que agora se esteja a iniciar no crossfit dificilmente vai conseguir levantar a carga máxima definida para esse exercício. O treino deve ser seguro e, também, adaptado às suas capacidades e condição física. 
 

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3. Sacrificar a técnica em detrimento da intensidade 

 
Errado. Muito errado. O crossfit (por natureza) já é um treino intenso. Mas claro, com o passar o tempo vai tornar-se mais desenvolto e essa intensidade vai aumentando gradualmente (ainda mais).

Lembre-se disto e evite cair num dos erros mais frequentes dos praticantes de crossfit que, na ânsia de fazerem mais em menos tempo, acabam por negligenciar a técnica de cada exercício.

Executar cada exercício de forma adequada e correta deve ser a sua principal preocupação.  Não só o vai ajudar a progredir como ainda evita as tão penosas lesões. 
 

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4. Saltar os dias de descanso 

 
A escala de treinos estabelecidos para os praticantes de crossfit, recomendada, é de três dias de treino e um de descanso. Esse descanso é contemplado por alguma razão. O seu corpo precisa de repouso para recuperar da intensidade do treino. 
 
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