3 Dicas de treino para potenciar resultados

3 Dicas de treino para potenciar resultados

Tem dúvidas de como potenciar os seus exercícios? Saiba mais aqui

Potenciar os resultados dos seus exercícios pode depender de pequenas e simples dicas de treino. O Personal Trainer Nilton Bala esclarece tudo.

Nilton Bala, personal trainer e especialista de performance, explicou-nos como deverá ser um treino ideal, realizando pequenos "truques" que fazem a diferença nos seus exercícios, ajudando a potenciar os resultados e a atingir os seus objetivos de forma mais rápida.

Perceba agora como é que este tipo de dicas de treino o pode ajudar a atingir os seus objetivos.


3 Dicas de treino para realizar os exercícios e potenciar resultados


exercicios e potenciar resultados


Dica de treino 1: Repetições por exercício

O treino deve ter um objetivo definido. Se o foco do seu exercício for melhorar a resistência muscular devemos executar um número elevado de repetições (≥ 15 repetições) com cargas leves/moderadas.

Por outro lado, se a intenção recair em ganhos de massa muscular num processo hipertrófico ou aumento dos níveis de força, devemos realizar séries com um menor número de repetições (6 a 12 repetições) utilizando cargas mais elevadas. 

 


Dica de treino 2: Importância das últimas repetições da série

O treino de força proporciona inúmeros benefícios, como a manutenção da densidade mineral óssea e para o aumento da massa magra.

Neste processo é absolutamente fundamental uma correta execução técnica, o número de séries e repetições e a cadência nas diferentes fases do exercício.

Durante o treino de força, as últimas repetições da série realizada têm uma importância fundamental, pois são aquelas que provocam adaptações e alterações fisiológicas nas fibras musculares para melhorar o objetivo estabelecido. 

 


Dica de treino 3: Treinar com pesos livres

O treino com pesos livres quer seja com barra e ou halteres requer um nível de treino médio/ avançado, pois o atleta deve ter uma consciência corporal e um suporte em termos de tónus muscular estabelecido.

Esta situação só se verifica com muitos treinos realizados para que a segurança esteja salvaguardada no processo de treino.

Estas são algumas regras fundamentais para treinar com pesos livres:
  1. Aquecimento cardiovascular antes de iniciar o treino de força.
  2. Exercícios específicos com o peso corporal semelhantes aos exercícios com cargas externas que irá realizar posteriormente.
  3. O treino acompanhado de um Personal Trainer para que este possa fazer as correções necessárias e em casos extremos ajude no auxílio com os pesos livres.
  4. Alongamentos sobre os grupos musculares trabalhados após a sessão de treino.
 
Quer treinar com o Nilton Bala? Saiba como, aqui!
  

Veja também:

Nilton Bala Nilton Bala

Nilton Bala é Personal Trainer com certificação da National Academy of Sports Medicine. Natural do Brasil, é o personal trainer responsável pela imagem de várias figuras públicas portuguesas como Sara Sampaio, Marisa Cruz e Anita Costa. Coach e atual embaixador da PUMA.