Diarreia: o que comer e o que evitar

Conheça os alimentos que ajudam no tratamento da diarreia e os que devem ser evitados para atenuar os seus sintomas.

Diarreia: o que comer e o que evitar
A diarreia é um dos motivos mais comuns que leva à procura de aconselhamento médico.

A diarreia está descrita como um aumento do volume das fezes, diminuição da sua consistência e aumento do número de evacuações. 

Saber o que comer em caso de diarreira torna-se fundamental para poder atenuar os seus efeitos, nomeadamente a desidratação e desnutrição.

Saiba tudo connosco e clarifique as suas ideias. 

Diarreia: em que consiste?


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A diarreia, por si só, pode ser um sintoma de outros problemas de saúde, principalmente quando é acompanhada por dor abdominal, inchaço, sede, febre e perda de peso.

A maioria dos casos de diarreia são causados por infeções no trato gastrointestinal, devido a bactérias, vírus ou parasitas.

No entanto, algumas doenças crónicas, como o Síndrome do Intestino Irritável ou a Doença de Crohn, podem também causar diarreia crónica.

O que comer/beber em caso de diarreia


Em todos os casos de diarreia, a primeira e mais importante coisa a fazer é hidratar o organismo. Como as fezes ficam muito líquidas, a desidratação é provável.

O consumo de líquidos deve ser maioritariamente entre as refeições principais, e não durante as mesmas.

O suporte nutricional e a intervenção de probióticos são igualmente relevantes. Não só a reposição de líquidos é importante, mas também a alimentação feita com alimentos sólidos.

Ainda que muitas pessoas pensem que quando estão com diarreia devem parar de comer para evitar que o problema continue, este pensamento é totalmente errado.

É fundamental que a alimentação continue com refeições leves, fáceis de digerir e em pequenas quantidades de cada vez.

Alguns dos alimentos que fazem bem no tratamento da diarreia são:

1. Água, chás e sumos de fruta naturais sem adição de açúcar

chá de camomila e diarreia

Os fluídos perdidos na evacuação podem ser substituídos pela ingestão de mais fluídos.

É fundamental beber-se líquidos pelo menos na mesma proporção de água perdida nas fezes.

O ideal é que as bebidas sejam claras (sumos de fruta de maçã, pêra, uva, etc) para que se possa despistar qualquer tipo de problema mais sério nas fezes (sangue, por exemplo).

2. Arroz branco

arroz branco e diarreia

É um alimento ricos em fibras solúveis o que ajuda a tornar as fezes mais consistentes.

3. Batatas (sem pele)

batata e diarreia

Por terem potássio na constituição, vão ajudar a aumentar o nível deste mineral no sangue, uma vez que a diarreia é um dos principais motivos de deficiência de potássio.

4. Creme de cenoura

creme de cenoura e diarreia

É uma boa forma de melhorar os sintomas da diarreia. Além de água, esta preparação reabastece o corpo de minerais importantes.

A cenoura tem capacidade de aumentar o volume das fezes e revestir o intestino por ser um alimento rico em pectina.

5. Sopas e caldos

sopas e caldos e diarreia

Ajudam a aumentar o nível de sódio, que também sofre uma alteração aquando da perda de fluidos típicos da diarreia.

6. Pescada cozida

pescada cozida e diarreia

Por ser um peixe branco com bastante proteína, sem gordura e de fácil digestão é um dos preferidos para acalmar e melhorar os intestinos.

7. Peito de peru/frango

peito de frango e diarreia

Pelas mesmas razões da pescada, são carnes magras sem gorduras que ajudam a melhorar os sintomas.

Devem ser preparados apenas com um pouco de sal e os métodos preferíveis são cozidos ou grelhados.

8. Probióticos

probióticos e diarreia

Também podem ser úteis no tratamento da diarreia, principalmente em caso de diarreia do viajante.

Como durante o processo tanto as bactérias boas como bactérias más são expulsas do organismo, o consumo de probióticos ajuda a restabelecer a flora intestinal e desta forma melhorar a saúde do intestino.

O que não comer/beber em caso de diarreia


Os alimentos a evitar quando se está com diarreia são:

  • Alimentos com muitas fibras, como cereais integrais, vegetais de folhas verdes e frutas com casca;
  • Alimentos de difícil digestão como fritos, leite e derivados, chocolates e bolos;
  • Alimentos que provocam gases e desconforto abdominal, como leguminosas e alguns vegetais;
  • Bebidas alcoólicas, bebidas com cafeína e refrigerantes.

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