A diabetes e a alimentação

A diabetes e a alimentação

Os cuidados essenciais.

A diabetes e a alimentação andam de mãos dadas e tudo aquilo que ingerir pode interferir nos valores de glicemia. 

Diabetes e alimentação são duas palavras que nunca vêm sós! 

Como já referimos em vários artigos, a diabetes acontece quando o organismo não produz insulina suficiente ou resiste à insulina produzida, isto resulta num aumento dos níveis de açúcar no sangue e, consequentemente, inúmeros problemas de saúde e pode até ser fatal.

Controlar a alimentação é essencial para manter os níveis de glicemia regulados, evita crises ou consequências mais graves como problemas cardíacos ou pé diabético, por exemplo.

Por isso, além de controlar com frequência os valores de glicose de sangue, deve fazer exercício diário e manter uma alimentação saudável. 


A diabetes e a alimentação: Cuidados essenciais


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1. O pequeno-almoço é essencial


Um dos principais cuidados na alimentação na diabetes passa por nunca sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. É a primeira refeição do dia, a mais importante e que deve ser feita na primeira hora após o acordar.

Para manter os níveis de glicemia estáveis deve incluir: leite ou derivados, pão escuro e uma peça de fruta. 




2. Não passe muitas horas sem comer

Para manter os níveis de glicose no sangue em valores próximos dos normais, não pode passar mais de três horas sem comer. Para conseguir cumprir esta rotina, prepare pequenos snacks na noite anterior que deve ter sempre consigo. Assim, garante que se alimenta de três em três horas e que faz melhores opções alimentares.




3. Nunca salte refeições

Se fizer seis refeições diárias, nunca ficar mais do que três horas sem comer e mantiver as mesmas proporções de comida em cada refeição, todos os dias, os seus valores de glicemia devem manter-se estáveis. Faça lanches entre o pequeno-almoço, o almoço e o jantar e uma pequena ceia antes de deitar.




4. Comece com uma sopa

Ao almoço e ao jantar comece sempre a refeição com uma boa sopa de legumes. Isto vai prevenir que cometa alguns pecados nas refeições seguintes uma vez que é bastante saciante. Além disso, é de fácil digestão, cheia de nutrientes, fibras e vitaminas e é a melhor amiga do intestino. 




5. Não coma fruta isoladamente

A fruta deve ser sempre acompanhada com um pão ou bolachas tipo Maria ou de água e sal para a absorção do açúcar da fruta não ser tão rápida. Evite as frutas com maior concentração de açúcar como a banana, a cereja, o dióspiro ou o figo.
 


A diabetes e a alimentação: outros cuidados


Já muitas vezes dissemos que somos o que comemos, por isso, manter uma alimentação e hábitos de vida saudáveis são fundamentais tanto para diabéticos quanto para os restantes. Manter os níveis de colesterol, glicemia, triglicéridos, pressão arterial e peso normais é a melhor forma para controlar a doença e evitar complicações. Assim, além dos pontos acima deve:
 
  • Beber 1,5 l de água por dia
  • Respeitar as porções da Roda dos Alimentos
  • Reduzir a ingestão de gorduras 
  • Privilegiar o azeite
  • Reduzir o consumo de sal
  • Aumentar a ingestão de fibras
  • Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas (homens: 2 copos por dia; mulheres: 1 copo por dia)
  • Abolir os fritos e confeções com muita gordura
  • Reduzir o consumo de molhos pré-preparados, molhos pré-preparados, enlatados, massas folhadas, produtos de pastelaria, enchidos, etc.
  • Privilegiar as ervas aromáticas para temperar a comida
  • Reduzir o consumo de cafeína (2 ou 3 cafés por dia)
  • Reduzir o consumo de refrigerantes e sumos, etc.
  • Reduzir o consumo de doces, chocolates, compotas, mel, etc.
  • Preferir o consumo de carnes brancas
  • Controlar a dimensão das porções de hidratos de carbono e proteínas (contagem de hidratos de carbono - fale como seu médico)
  • Confecionar os alimentos de outra forma: cozidos, grelhados, estufados com pouca gordura, assados com pouca gordura.

Fale com o seu médico e cumpra escrupulosamente as suas indicações para se manter saudável e prevenir a progressão da diabetes.

 


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