Deixar de fumar

Deixar de fumar não é fácil mas é possível. Acredite: os sacrifícios compensam. Logo vinte minutos depois, a pressão arterial e a frequência cardíaca normalizam.

Deixar de fumar
16 passos para ficar mais saudável.

Deixar de fumar tem muitos benefícios e, ao contrário do que pensa, são quase imediatos. Nas primeiras horas os níveis de monóxido de carbono e de nicotina reduzem para metade, nas vinte e quatro horas seguintes, o primeiro começa a ser libertado e os pulmões libertam os resíduos tabágicos. Quarenta e oito horas depois, o seu paladar e olfato melhoram significativamente. Entre duas e doze semanas, a circulação sanguínea melhora e, entre três e nove meses a sua função respiratória sai reforçada em 10%.

Porque espera para deixar de fumar? Sabia que o tabaco é responsável por mais de 5 milhões de mortes todos os anos? Sabemos que, provavelmente, mais do que um vício, o cigarro dá-lhe prazer mas não queira fazer parte das estatísticas. Comece hoje o traçar o seu plano para deixar de fumar. Se não sabe como, experimente as nossas dicas e seja mais saudável e feliz.


16 Passos para deixar de fumar


1. Acredite. Não consegue deixar de fumar se estiver sempre a pensar ou a dizer que não vai conseguir. Nem a lembrar-se das vezes que tentou e não conseguiu.

2. Comprometa-se. Não é real se não contar aos seus amigos, aos familiares e aos colegas de trabalho. Esqueça as desculpas e assuma publicamente o compromisso de deixar de fumar.

3. Escreva as suas razões para deixar de fumar e coloque-as nos seus locais de fumo ou grave-as numa nota no smartphone. Quando tiver vontade de fumar, leia. 

4. Avalie o seu grau de dependência. É importante saber o que o motiva a fumar e a quantidade de cigarros que fuma diariamente para poder definir um plano. 

5. Tem que estar preparado para esta mudança e a única forma de o fazer é escrever todos os passos e objetivos a conquistar. Assim como definir os prémios por cada patamar alcançado.

6. Comece por diminuir os cigarros gradualmente. Mude para uma marca que gosta menos e deixe o maço em casa. Leve apenas um número mínimo de cigarros para fumar durante o dia.

7. Marque no calendário o dia em que vai deixar de fumar e vá-se mentalizando, enquanto diminui o número de cigarros. Para o compromisso ser ainda mais forte, faça uma festa para apagar o último cigarro.

8. Tomada a decisão, não fume nunca! Nunca significa jamais, em tempo nenhum, nenhuma vez. Fomos claros? O primeiro cigarro vai levar ao segundo, que leva ao terceiro e depois não consegue parar. 

9. Faça uma limpeza dentária e, se possível, um branqueamento. Depois de investir em dentes brancos, não vai querer manchá-los de novo, pois não?

10. Tenha um sistema de prémios para compensar o seu esforço. Deixar de fumar é dureza e você merece. Pode ser um jantar, um perfume, uma roupa nova ou junte tudo que poupa por não fumar e faça aquela viagem que sempre sonhou.

11. É importante ter um grupo de apoio. Pode ser a sua família, um amigo que está a deixar de fumar ou num fórum online. A partilha de experiências ajuda. Assim como não se sentir sozinho nesta caminhada.

12. Quando lhe apetecer fumar, não ceda. Inspire e expire profundamente as vezes necessárias, beba água, coma uma peça de fruta, fale com o seu grupo de apoio, faça exercício mas não fume. Adie o mais que possa e o desejo vai acabar por passar.

13. Comece a fazer exercício no mesmo dia em que vai deixar de fumar. Substitua um vício por outro mais saudável. O exercício físico alivia o stress, a tensão e vai ajudar o seu corpo a livrar-se dos danos causados pelo tabaco.

14. Beba muita água. Mas não exagere! Um litro e meio por dia é suficiente para eliminar as substâncias químicas deixadas pelo cigarro e para o distrair da vontade de fumar.

15. É fundamental saber o que lhe provoca a necessidade de fumar para evitar essas ânsias. Pode ser o café depois da refeição, o stress diário, ver outras pessoas a fumar. Evite estas situações ou procure uma alternativa para as ultrapassar, como manter as mãos ocupadas.

16. Se nada disto funcionar, procure a ajuda do seu médico de família ou experimente terapias alternativas, como a acupuntura.


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