Correr emagrece. Mas como?

Que correr emagrece é um facto que praticamente ninguém contesta. Agora, quer perceber como funciona esta relação causa-efeito? Nós explicamos-lhe tudo.

Correr emagrece. Mas como?
Dscubra porquê que compensa apostar na corrida para perder peso.

Você sabe que correr emagrece e decidiu apostar neste popular exercício para atingir os seus objetivos de perda de gordura corporal. Da nossa parte, damos-lhe os parabéns por uma escolha acertada: no que toca à queima de calorias, e quando combinado com uma dieta saudável, poucos treinos conseguem bater a corrida.

Para que possa perceber exatamente o que está por trás do sucesso deste exercício, quer a nível físico, quer a nível emocional ou racional, apresentamos-lhe 4 razões que podem justificar o facto de tanta gente optar pelo running, afirmando com segurança que correr emagrece.
 

A questão física



1. Correr é eficaz, devido à elevada queima de calorias

Quer receber um plano de treinos?
Obtenha já o seu plano de treinos personalizado e atinja os seus objectivos! Fale com o nosso personal trainer e receba o seu plano de treinos.
Correr emagrece de forma bastante rápida porque promove a queima intensa de calorias e esta leva à redução da gordura corporal.

Além disso, o inevitável aumento de massa muscular irá assegurar que o seu corpo queima ainda mais calorias, naturalmente e mesmo que já não esteja a correr.

Se, juntamente com este exercício, adotar uma dieta saudável, os resultados vão manifestar-se ainda mais rapidamente. 
 
  • Dica: para evitar que o seu corpo se adapte ao exercício, utilizando cada vez menos calorias para o executar, procure variar a sua forma de correr, aumentando a intensidade, a velocidade ou o número de quilómetros envolvidos.
 

2. A queima de calorias continua mesmo depois de parar de correr

No que toca ao período que sucede o treino em si, já está mais do que provado que os exercícios de alta intensidade, como a corrida, asseguram uma queima de calorias bastante mais intensa do que exercícios de baixa intensidade. Comparando, por exemplo, a corrida com a caminhada, a primeira assegura 90% mais de perda de peso do que a segunda. Impressionante, não é?
 
  • Dica: é certo que correr emagrece mesmo após ter parado o treino, mas atenção: convém que neste período de descanso seja mantido o mesmo estilo de vida saudável, não caindo em tentações, como a ingestão de alimentos carregados de calorias para compensar o esforço feito.
 

A questão emocional



3. A sensação de satisfação é incomparável

Pode parecer estranho e até exagerado, mas quem corre não está a dourar a pílula quando diz que a sensação é quase indescritível de tão satisfatória. De facto, estudos científicos comprovam que, durante uma corrida, o cérebro é inundado de químicos que despoletam sensações intensas semelhantes à da euforia. Quer melhor razão para o sucesso e popularidade este exercício?
 
  • Dica: se é propenso a fartar-se dos exercícios que vai escolhendo e testando, então o running parece ser a escolha acertada para si: afinal, a inevitável sensação de bem-estar descrita minimiza o risco de desistências, estimulando a sua vontade e disposição de voltar ao terreno para mais uma corrida!
 

A questão racional



4. Correr é prático, fácil, barato e conveniente

É impressão nossa ou parece não haver desporto mais acessível que a corrida? Vejamos: pode fazê-lo sozinho, em praticamente qualquer lugar e, apesar de ter a escolha de se encher de gadgets antes de sair de casa, o único investimento que realmente precisa de fazer é numas boas sapatilhas, adequadas à pratica do running
 
  • Dica: tendo presente o número de quilómetros que se propõe a fazer, a nossa sugestão é que não poupe nas referidas sapatilhas. Se tiver dúvidas, aposte numa consulta de podologia e adquira um equipamento verdadeiramente adequado aos seus pés. 


Agora que já percebeu algumas das principais razões porque correr emagrece, resta-nos apenas desejar que, após uma consulta de check in com o seu médico, coloque pés ao caminho e obtenha os melhores resultados com a sua nova escolha de exercício físico. Divirta-se, boa sorte e boas corridas!
 
Receba aqui o seu plano de treinos!


Veja também:

Ler mais