Como substituir o ovo nas receitas: 7 formas eficazes

Se é intolerante ou alérgico ao ovo, perceba aqui como substituir o ovo nas receitas e tire todo o partido das mesmas delícias.

Como substituir o ovo nas receitas: 7 formas eficazes
São várias as soluções. Descubra aqui como o fazer.

São várias as receitas que tem ao seu dispor e que gostaria de experimentar mas todas elas contêm ovos na sua confecção e quer eliminá-los ou não pode consumir esse alimento?

Por isso, vamos fornecer-lhe algumas dicas de como substituir o ovo nas receitas.

É possível preparar diversas receitas que usam ovos, sem fazer grandes sacrifícios tanto no sabor como na textura. No entanto o primeiro passo será de identificar o propósito dos ovos na receita, qual o objetivo da presença do ovo na receita.

Depois de perceber o porquê da utilização dos ovos, vamos então agir de forma a retirá-los da receita.

Como substituir o ovo nas receitas?


Antes de iniciar a troca do ovo vamos perceber qual o objetivo da presença do ovo na receita,  só depois disso vamos entender como substituir o ovo nas receitas.

Qual o propósito do ovo?


Calcule o seu IMC
Descubra o seu peso ideal e como atingir o seu objetivo! Calcular já.

1. Deixar o alimento húmido ou suculento;

2. Fermentar;

3. Unir os ingredientes;

4. Emulsificar os ingredientes.

Após o reconhecimento do propósito do ovo na receita em questão, seguem-se algumas dicas de como substituir o ovo nas receitas, indo de encontro aos propósitos acima descritos.

1. Deixar o alimento húmido ou suculento

puré de maçã e como substituir o ovo nas receitas

Seguem-se dicas de como substituir o ovo nas receitas, quando o objetivo da utilização deste alimento é deixar o alimento húmido:

Para 1 ovo…

>> Usar 1/4 de chávena de puré de banana ou 1/3 de chávena de puré de maçã ou de abóbora:

A banana é dos alimentos mais utilizados para substituir os ovos em receitas mais doces, contudo o puré de maçã também é uma excelente opção em receitas como biscoitos e bolos de chocolate, uma vez que o chocolate irá atenuar o sabor do puré de fruta.

Em comparação à banana, a maçã não altera tanto o sabor dos alimentos.

  • Se utilizar 1/4 de chávena de puré de maçã com 1 colher de sopa de fermento em pó, o resultado será mais leve e macio.

>>Utilizar 1/3 de chávena de abóbora:

A abóbora fornece um sabor distinto aos assados, sendo melhor incorporá-la numa receita compatível.

Exemplo disso são os pães, os muffins e os bolos com especiarias, pois irão beneficiar da humidade, da capacidade de aglomerar os ingredientes e do sabor da abóbora.

2. Fermentar

Agar-agar em pós e como substituir o ovo nas receitas

Algumas opções viáveis para fermentar, de forma a substituir o ovo:

>>Usar bicarbonato de sódio ou fermento em pó:

O bicarbonato de sódio e o fermento em pó são quimicamente diferentes, mas trabalham basicamente da mesma forma (aliás, o fermento em pó contém bicarbonato de sódio).

Este último reagirá com os ácidos presentes na receita (exemplo: vinagre, soro de leite coalhado ou creme de tártaro) e libertará dióxido de carbono, resultando no crescimento dos produtos. O fermento em pó, por sua vez, fermenta duplamente – ao humedecer e ao ser aquecido.

Curiosidade: enquanto o fermento em pó dará aos alimentos uma cor mais dourada, o bicarbonato de sódio resultará num produto mais leve e macio.

  • 1 ovo = 1 colher de sopa de vinagre + 1 colher de sopa de fermento em pó;
  • 1 ovo = 2 colheres de sopa de +agua + 1 colher de sopa de óleo vegetal + 1 colher de sopa de fermento em pó.

>>Substituir as claras de ovos por ágar-ágar em pó:

O ágar-ágar em pó é um produto vegetariano, bastante utilizado como substituto da gelatina.

  • Colocar 1 colher de sopa de ágar-ágar em pó com a mesma quantidade de água, o equivalente a 1 clara de ovo, desta forma aumente a quantidade consoante as claras que sejam necessárias para preparar a receita;
  • Bata a mistura e deixe-a repousar no frigorífico, depois de fria bater novamente e assim o preparado estará pronto a ser utilizado.

3. Unir os ingredientes

sementes de chia e como substituir o ovo nas receitas

Outro propósito da utilização do ovo poderá ser a união de ingredientes, como substitutos existem as sementes de chia, linhaça ou o amido de milho.

>>Sementes de linhaça ou de chia:

As sementes devem ser moídas num moinho de café, o mais fino possível

Para 1 ovo…

  • 1 colher de sopa de sementes de linhaça com 3 colheres de sopa de água. Deixar a mistura repousar durante 30 minutos, até que esteja espessa e apresente uma consistência semelhante à da gelatina;
  • 1 colher de sopa de sementes de chia com 3 colheres de sopa de água. Deixar, tal como no preparado anterior, repousar durante 30 minutos até apresentar uma textura similar à de um gel.

>>Amido de milho:

  • Acrescentar 2 colheres de sopa de amido de milho à mesmo quantidade de água, no entanto, se a receita já contiver muitos líquidos, não colocar o amido em água, mas sim diretamente no preparado da receita.

4. Emulsificar os ingredientes

tofu e como substituir o ovo nas receitas

As sementes de linhaça e de chia, para além de serem boas agregantes são também excelentes emulsificantes.

Existe ainda um outro ingrediente que pode substituir o ovo, quando este tem um papel de emulsificar os ingredientes .

>>Tofu:

O tofu contém lecitina, um agente emulsificante que serve para espessar e estabilizar a receita. É importante a utilização de um tofu macio e sem sabor.

  • Em receitas como maionese ou molhos para tempero, o tofu é um bom substituto do ovo, basta 1/4 de chávena de tofu esmagado.

Em suma…


Tendo em consideração todas as dicas de como substituir o ovo nas receitas, o melhor a fazer será experimentar todos eles, até encontrar aquele que lhe parece o método mais adequado a cada prato, pois não existe um forma única de o fazer.

Calcule o seu IMC, descubra o seu peso ideal e a melhor forma de atingir os seus objetivos!

Veja também:

Ler mais