Como potenciar a sua corrida

Como potenciar a sua corrida

Saiba como pode melhorar o seu desempenho.

Fazer um bom aquecimento ou respirar corretamente pode ajudá-lo a obter melhores resultados.

Para potenciar a sua corrida vai necessitar de mais do que umas pernas fortes. De facto, se pensa que basta calçar as suas sapatilhas e sair para a rua e correr está enganado. Na realidade para aumentar a sua resistência e melhorar o seu desempenho durante a prática desportiva deve ter em conta fatores como a respiração, os exercícios de aquecimento e alongamento ou até a alimentação. Conheça algumas dicas que o podem ajudar. 

7 Dicas para potenciar a sua corrida
 

1.    Respire corretamente 
 

Se não souber respirar corretamente durante a corrida vai acabar por ficar ofegante e isso vai prejudicar o seu desempenho. Para evitar que isso aconteça deve respirar pelo abdómen (respiração abdominal) e não pelo tórax (respiração torácica). A respiração abdominal é a forma mais natural de respirar e que lhe permite absorver mais oxigénio. O truque passa por começar a “treinar” esta respiração nas suas atividades diárias e mais quotidianas para criar um hábito que depois será natural e espontâneo na prática desportiva. 
 

2.    Nunca descure o aquecimento 
 

Este é um dos principais erros que pode cometer. O aquecimento é fundamental para preparar o seu corpo para o esforço que se segue. Um bom conjunto de exercícios de aquecimento e alongamento vai ser muito importante para prevenir eventuais lesões musculares.  
 

3.    Aumente o ritmo gradualmente 
 

Não seja ganancioso. Não precisa de começar logo a bater recordes mundiais. Portanto, se está a agora a iniciar-se na prática desportiva vá com calma. Comece a um ritmo com que se sinta confortável e com o passar dos dias, semanas ou meses vá aumentando a velocidade. Mas mesmo que já corra com frequência não inicie a sua corrida logo à velocidade máxima. Comece a um ritmo mais baixo e vá aumentando gradualmente ao longo do percurso. Lembre-se que o seu corpo precisa de se adaptar e, para tal, precisa de algum tempo. 
 

4.    Corra com regularidade 
 

Se quer melhorar o seu desempenho nada como fazer exercício físico com frequência. Além de o ajudar a potenciar a sua corrida ainda reforça o seu sistema respiratório e cardiovascular. 
 

5.    Beba água 
 

É fulcral que se mantenha hidratado durante a corrida, portanto, beba água antes, durante e depois do seu treino. A hidratação corporal é fundamental para evitar cãibras musculares, por exemplo. 
 

6.    Faça refeições leves e ingira hidratos de carbono antes da sua corrida 
 

Para ter um bom desempenho vai necessitar de energia e os hidratos de carbono são boas fontes de energia. Por isso, não se esqueça de uma boa alimentação (saudável e equilibrada) algumas horas antes de sair para correr. 
 

7.    Alterne com outros exercícios 
 

Por vezes para melhorar temos que mudar. Se considera que não está a obter os melhores resultados com a corrida talvez esteja na hora de analisar outras opções. Não estamos a dizer para deixar de correr, mas apenas para alternar – ou melhor, conjugar – a corrida com outros desportos que o ajudem a melhorar o seu desempenho (em teros de respiração, por exemplo). Natação, ciclismo, ténis ou ioga (entre outros) são apenas algumas das opções.

 

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