Como fazer dieta sem sacrifícios

Como fazer dieta sem sacrifícios

Uma proposta de plano alimentar.

A dieta perfeita não tem que ser um sacrifício. Pelo contrário! Para emagrecer tem que comer bem e não pode passar fome. Para saber como, veja o nosso artigo.

Na verdade, não precisa fazer dieta para emagrecer. Esqueça a ideia de que só vai poder comer frango e pescada cozida, litros de sopa e umas folhas de alface. Não precisa, nem deve, ser assim. Pode continuar a comer carne, arroz e batatas, apenas tem que reduzir um pouco a dose a cada refeição. Principalmente, tem que comer mais vezes, entre seis a sete refeições por dia. Conheça a nossa proposta para uma dieta sem sacrifícios.


Dieta sem sacrifícios 


1. Pequeno-almoço

Ao pequeno-almoço tome uma chávena almoçadeira de leite, em números são 250 ml, meio pão e uma peça de fruta. Ou então: pão com queijo, um pouco de doce (caseiro, de preferência), uma caneca de chá e uma peça de fruta.

2. Lanche da manhã 

Duas horas e meia depois do pequeno-almoço, pare para a segunda refeição do dia: uma peça de fruta e meio pão ou 3 bolachas Maria, de água e sal ou 2 tostas. É imprescindível não passar mais de 2h30 sem comer. Além de prejudicar a sua saúde (agrava o colesterol, por exemplo), vai chegar ao almoço cheio de fome! 


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3. Almoço/Jantar

Para conseguir reduzir a dose sem ter que estar a pesar todos os ingredientes, guarde os pratos habituais e passe a comer em pratos de sobremesa. Elimine os fritos, faça antes cozidos, assados, grelhados ou estufados (com muito pouca gordura!) e, por refeição, use apenas duas colheres de sopa de azeite para cozinhar. Ao almoço e ao jantar siga esta regra:
  • Sopa ou creme de legume e hortaliças
  • Carne ou peixe
  • Seis colheres de sopa de leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas, favas, grão)
  • Uma batata e meia ou quatro colheres de sopa, rasas, de arroz ou de massa. 

4. Lanche da tarde I 

Se já passaram duas horas, está na hora do primeiro lanche da tarde. Opte entre uma chávena almoçadeira de leite (250 ml) ou um iogurte líquido (200 ml) ou um iogurte sólido (125 g) e meio pão ou 3 bolachas de água e sal.

5. Lanche da tarde II 

Passaram mais duas horas? Pare para comer meio pão e uma peça de fruta. Varie a fruta que come ao longo do dia para não se cansar e para ingerir nutrientes e vitaminas diferentes.

8 Dicas para ajudar uma dieta saudável


1. Mastigar calmamente
2. Variar o tipo de confeção - cozidos, assados, grelhados ou estufados
3. Fazer entre 6 e 7 refeições por dia
4. Beber entre 1,5l e 3l de água por dia
5. Comer a cada 2h00 ou 2h30
6. Fazer exercício diariamente - uma caminhada em passo rápido ou uma aula de zumba
7. Dormir bem - 7h a 8h por dia
8. Evite:
  • Produtos de confeitaria e pastelaria, fruta em calda, refrigerantes e doces em geral
  • Folhados, salgadinhos, enchidos e fumados, conservas e enlatados (exceto atum natural)
  • Bebidas alcoólicas



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