Como desentupir o ouvido

Como desentupir o ouvido

6 Dicas para se livrar do desconforto.

Constipações, viagens de avião, água, cera, sinusite ou problemas de saúde são causas frequentes para o entupimento dos ouvidos. Saiba como desentupir o ouvido.

O entupimento dos ouvidos pode acontecer a qualquer pessoa e em qualquer idade. Os sintomas mais frequentes são a redução da audição, sensação de líquido no interior do ouvido, dores nos ouvidos, estalos nos ouvidos e o som semelhante a vento no interior do ouvido. Bastante desagradável e incomodativo o entupimento dos ouvidos deve ser algo que importa corrigir rapidamente. Mas como desentupir o ouvido? 

Proteja a sua audição!
Receba conteúdos exclusivos e habilite-se a um check-up completo. Registe-se já!

6 Dicas sobre como desentupir o ouvido

 

1. Descongestionante nasal 

Quando a causa do entupimento do ouvido é uma constipação ou gripe, passe na farmácia mais próxima e compre um descongestionante nasal. Os descongestionantes nasais também actuam sobre o ouvido ajudando a libertar-se das impurezas.
 

2. Deixar cair água do chuveiro no ouvido

Se não utiliza tampões nos ouvidos, quando está na piscina ou no mar, é provável que acabe com os ouvidos entupidos. Nos casos em que a água não sai naturalmente, sem causar desconforto, no chuveiro, deixe cair um pouco de água morna no ouvido e em seguida vire a cabeça para o lado para que a água saia naturalmente com a ajuda da gravidade. 
 

3. Vapor de água

A inalação de vapor de água é uma forma simples e rápida de desentupir os ouvidos quando a causa é uma constipação ou gripe. O vapor de água contribui para diluir e soltar a cera dos ouvidos eliminando a causa do entupimento. Despeje água quente numa bacia, junte algumas gotas de óleo de lavanda ou eucalipto, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor lentamente até ficar com o ouvido desentupido.
 

4. Bocejar e pastilhas elásticas

A aterragem num avião ou a descida rápida de uma montanha numa viagem de carro são dois exemplos em que a variação rápida da pressão atmosférica provoca muitas vezes o entupimento dos ouvidos. Nestas situações, é recomendado que boceje frequentemente, assim como, mastigar pastilhas elásticas para, desta forma, libertar lentamente a pressão interior. Outra forma para libertar a pressão nos ouvidos é tapar as narinas e, lentamente, tentar expirar.  
 

5. Gargarejar 

Gargarejar, ou seja, conservar o líquido na garganta sem o engolir, com água salgada ajuda a desentupir os ouvidos quando a causa é uma constipação ou gripe. Prepare um copo de água quente com uma colher de sal e gargareje este líquido por um período de 20 a 30 segundos e deite fora. Repita várias vezes até começar a sentir o efeito. 
 

6. Azeite 

Se a causa do entupimento for a acumulação de cera pode utilizar azeite para resolver o problema. Aqueça um pouco de azeite e com um conta-gotas deite algumas gotas de azeite morno no ouvido. Depois de esperar um pouco, sempre com a cabeça de lado, com um cotonete retire a cera de forma cuidada para não ferir nenhuma parte do aparelho auditivo. Uma mezinha antiga que todas as avós recomendam.

Contudo, apesar das nossas dicas, se o problema persistir ou a dor for muito insuportável, consulte o seu médico de família ou um otorrinolaringologista.

 

Veja também: