Como correr mais rápido? Só tem de estar atento a isto.

Cada vez mais as corridas estão em voga. No entanto, quanto mais treinamos, mais queremos evoluir e mais rápido queremos correr. Saiba como.

Como correr mais rápido? Só tem de estar atento a isto.
Nem só da condição física "vive" uma corrida! Não acredita? Então veja!

Se gosta de correr e tem o espírito de competição dentro de si, vai querer saber como correr mais rápido. 

Efetivamente a “moda” das corridas informais instalada há uns anos atrás, trouxe inúmeros benefícios a nível de promoção de saúde da população e surge como impulsionadora de questões motivacionais, questões de cultura e corporativismo social de empresas, até à profissionalização de grupos anteriormente informais para a participação nestes eventos.

Mas, pesar do mega desenvolvimento destas iniciativas, o principal objetivo da grande maioria dos participantes divide-se entre a diversão e a suplantação dos tempos anteriormente alcançados.

Com o decorrer da participação nas várias corridas, todos nós sentimos que começamos a correr mais rápido, porém, por vezes ouvimos outros dizerem que por muito que treinem, não conseguem evoluir nos tempos de realização das provas.

Assim sendo, o primeiro fator a descartar é o overtraining e respetivos sintomas, que apesar da sua raridade em não-atletas, poderá estar na causa desta falta de progressão.

Descartando esta possibilidade, como correr mais rápido?

O que podemos controlar, que nos ajuda a correr mais rápido


1. Como correr mais rápido: calçado adequado

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Apesar dos esforços de algumas marcas em adequar o calçado ao apoio podal, a grande maioria das pessoas opta por sapatilhas que considera esteticamente mais agradáveis, ou que combinam com a outfit.

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De facto, qualquer pessoa que corre deveria fazer o teste da passada para verificar se é supinador (apoio na linha lateral externa do pé); pronador (na parte interna do pé) ou neutro. Note-se que existem casos raros de outros apoios.

A utilização de calçado adequado permite-nos evitar várias lesões, pelo que aconselhamos vivamente a investir num calçado adequado se pretende agilizar e corrigir a passada, uma vez que maximiza o apoio do pé, potenciando a performance e evitando esforços acessórios do tendão.

Recomendações:

Sapatilhas para passada pronadora
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Sapatilhas para passada neutra

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2. Como correr mais rápido controlando a respiração?


Este aspeto é demasiado comum, principalmente a conhecida “dor de burro”,causada por uma desregulação na respiração. Sem ela, seguramente que corremos mais e mais rápido. Saiba agora como pode avaliar a sua capacidade respiratória:

  1. Para testar a sua resistência de uma forma muito simples, basta conversar enquanto corre: se mantém uma conversa fluida e fácil é porque está a correr num ritmo tranquilo para si. Contudo, sentindo dificuldade em manter a conversa, a respiração fica descontrolada o que nos prejudicará na corrida.
  2. Respire da forma mais natural possível: é usual ouvir “inspire pelo nariz e expire pela boca” no entanto, existem vários estudos que indicam que pode alternar entre inspirações e expirações pelo nariz e pela boca, dependendo do nível de treino.
  3. Controlo total da respiração: respire acompanhando a passada. Muitos corredores (ou praticantes amadores) utilizam esta técnica para correr mais rápido: ajustam a respiração à passada da corrida, sendo as mais comuns 2:2 (inspirar durante 2 passos e expirar durante 2 passos); 3:3 (inspirar durante 3 passos e expirar durante 3 passos); 3:2 (inspirar durante 3 passos e expirar durante 2 passos); ou 2:1 (inspirar durante 2 passos e expirar durante 1 passo).

Se já se encontra num nível mais avançado, pode optar pela respiração abdominal ou diafragmática – processo que implica treino, mas que potencia a velocidade e capacidade pulmonar.

Dica: Controlando a respiração, conseguirá correr substancialmente mais rápido, e ao treinar com calçado adequado, não há quem o pare.

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