Como calcular o período fértil

Como calcular o período fértil

O ciclo, os sintomas e os cálculos.

Saber o seu período fértil vai ajudá-la a conhecer melhor o seu corpo. Descubra os dias que lhe dão mais chance de engravidar.

Para que perceba melhor o que é e como pode calcular o período fértil, temos que começar pelo início. Todos os meses, todas as mulheres em idade fértil, têm o ciclo menstrual. Um processo que inicia e termina com a menstruação. Regra geral, o ciclo menstrual dura 28 dias, contudo, algumas mulheres têm ciclos mais longos ou mais curtos. É importante entender o processo, conhecer o seu corpo e saber os seus números. É certo que um mês tem trinta longos dias mas, na verdade, a janela de oportunidade para engravidar é muito menor.

Ciclo menstrual


O órgão reprodutor da mulher é composto por dois ovários, duas trompas, um útero e a vagina. O processo hormonal, desencadeado pelas glândulas cerebrais, tem duas funções: a ovulação e, em caso de fecundação, preparar o útero para o feto. Sabia que as mulheres têm um número limitado de óvulos? É verdade. São cerca de 450 mil em toda a vida, regra geral, a cada ciclo é libertado um. 

Nos primeiros dias do seu ciclo menstrual, a hormona FSH “amadurece” os óvulos. Os estrogénios dos ovários aumentam o endométrio (as células que revestem o interior da parede uterina), criando condições para a implantação do óvulo depois de fecundado. Cerca de catorze dias antes da menstruação, a hormona LH provocará a ovulação. Na ovulação, liberta-se um óvulo que depois de fecundado segue pelas trompas e implanta-se no útero.

Se o óvulo não for fecundado, decompõe-se e dá-se a menstruação, começando um novo ciclo menstrual. 

Período fértil


O período fértil varia de mulher para mulher. Mulheres com ciclos regulares sabem, facilmente, a data da sua próxima menstruação e podem prever o dia da ovulação com mais precisão. As restantes também se podem guiar por alguns sintomas para descobrirem o seu. Para ambas, há alguns números importantes a ter em conta, para calcular o seu período fértil. 

É difícil prever o dia certo da ovulação, contudo, conseguimos saber posteriormente a data exata em que aconteceu. É sempre catorze dias antes do primeiro dia da menstruação. Ou seja, se o primeiro dia da menstruação for dia 15, a ovulação foi no dia 1. Porém, estes dados passados de nada servem às mulheres que querem engravidar.

Como calcular o período fértil


Se tem ciclos de vinte e oito dias, a ovulação ocorrerá catorze dias antes da data da sua próxima menstruação, ciclos de trinta dias será ao décimo sexto dia, ciclos de trinta e um dias será ao décimo sétimo dia e por aí fora. Depois, considere dois dias para cada lado e terá um intervalo de cinco dias em que pode estar fértil.

Os óvulos têm uma vida curta, entre as 12 e as 24 horas. Já os espermatozoides têm uma vida mais longa, entre cinco a sete dias dentro do aparelho reprodutor feminino, se em condições favoráveis. Assim, há mais probabilidade de engravidar se a relação sexual acontecer entre 24 e 48 horas antes da ovulação, de modo a que quando o óvulo chegue às trompas, já lá estejam espermatozoides para o receber. 

Portanto, mulheres com ciclos regulares de, por exemplo, vinte e oito dias, ovulam a meio do ciclo, catorze dias depois do início do ciclo. Ou seja, se o primeiro dia da menstruação foi no dia 1 de março, a ovulação será no dia 15 de março e o período fértil será entre 13 e 16 de março. Ou seja, sabendo a data da próxima menstruação, basta contar catorze dias para trás.

Sintomas do período fértil


Alguns sintomas podem ajudar a identificar o seu período fértil, o mais evidente acontece dias antes da ovulação. O muco cervical altera-se ficando mais elástico e com o aspeto semelhante a uma clara de ovo. Este muco ajuda os espermatozoides a alcançar o útero da mulher.

Calendário do período fértil


Recomendamos que registe numa agenda ou num calendário as datas dos seus períodos, bem como os dias em que nota alterações no seu muco cervical. Hoje em dia, há várias aplicações, disponíveis para todos os dispositivos, para registar estes dados, como esta ou esta.

Por fim, se está a pensar engravidar, deixamos uma dica: a qualidade do sémen é melhor em intervalos de dois a três dias, entre ejaculações. Assim, para ter mais hipótese de engravidar, recomenda-se que tenha relações sexuais logo após o fim da menstruação, três vezes por semana, a cada dois dias. 



Veja também: