Deve mesmo comer de 3 em 3 horas?

Comer de 3 em 3 horas? Eis a questão! Depois de uma análise a algumas questões pertinentes, pode-se dizer que existem coisas boas em comer a cada 3 horas, como coisas más. É possível perder peso implementando uma dieta com mais refeições, no entanto também o é fazendo apenas duas refeições diárias. O segredo está no balanço energético.

Deve mesmo comer de 3 em 3 horas?
Uma questão que ainda surge com frequência.

No mundo das dietas e da alimentação saudável é muito frequente ouvir-se dizer que se deve comer de 3 em 3 horas.

Mas será isso verdade e realmente traz benefícios para a saúde? Ou Será que não passa de um mito que não traz assim tantas vantagens?

Neste artigo vamos tentar responder a estas questões, da perspectiva da perda de peso, isto é, se comer de 3 em 3 horas é vantajoso para a perda de peso.

Comer de 3 em 3 horas ajuda na perda de peso?


comer de 3 em 3 horas e verificar a perda de peso

Comer a cada 3-4 horas ajuda a prevenir a fome e a prevenir a ingestão de alimentos desenfreadamente, mas isso não ajuda necessariamente na perda de peso.

O tipo de alimentos ingeridos e a ingestão total diária de calorias, é o que realmente importa para a perda de peso e é aquilo que determina quanto peso se perde ou não.

Para obter melhores resultados ao seguir uma dieta onde há um momento de ingestão de alimentos a cada três horas, convém que faça exercícios regularmente para ser bem sucedido.

Conhecer as necessidades energéticas e a ingestão energética total diária também deve ser conhecida para, dessa forma, conseguir adequar as calorias a cada refeição que se faça.

Necessidades energéticas na perda de peso


Existirá uma perda de peso ao comer a cada três horas se o gasto diário de calorias for maior do que o consumo total de calorias.

Para efetivamente perder peso, a ingestão energética deve ser inferior ao gasto, pelo que se aconselha sempre a reduzir as calorias ingeridas nas dietas de perda de peso.

Posto isto, pode-se afirmar que a comer de 3 em 3 horas, é possível perder peso também. Mas o gasto deve ser sempre superior ao consumo energético.

Quantidade energética por refeição


contagem calorica das refeicoes

Quanto mais refeições se façam, menos calorias existem em cada uma delas para conseguir a desejada perda de peso.

Por exemplo, se considerarmos um plano alimentar de 1200 kcal numa dieta onde a pessoa come de 3 em 3 horas, significa que cada refeição tem 200 kcal, pois vão existir 6 refeições.

Mas o plano será igualmente eficaz para a perda de peso caso, seja implementada uma frequência inferior de refeições, ou seja, se a pessoa comer apenas 3 vezes ao dia e cada refeição tenha 400 kcal, terá na mesma os seus resultados quase que garantidos.

O importante, voltamos a referir, é que o gasto energético seja superior à ingestão de alimentos e energia.

Comer de 3 em 3 horas: sim ou não?


comer de 3 em 3 horas

1. Comer de 3 em 3 horas aumenta o metabolismo?

Não. Estudos demonstram que o metabolismo não aumenta com refeições mais frequentes e comer a cada 3 horas não aumenta a perda de gordura.

Por outro lado, as refeições menos frequentes ou o jejum também não diminuem seu metabolismo.

 2. Comer de 3 em 3 horas ajuda a ganhar peso?

Sim. Será sempre mais fácil atingir os objetivos nutricionais caso distribua a energia por 6 ou mais refeições diárias.

 3. Comer de 3 em 3 horas diminui a fome?

Sim. As refeições mais pequenas vão ajudar a diminuir o tamanho do estômago ao longo do tempo, fazendo com que fique “cheio” mais cedo. Fazer uma refeição a cada 3 horas também ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e a insulina, nas pessoas com resistência à insulina. 

Em suma…


Através deste artigo pode-se ver que a perda de peso é mais uma questão relacionada com os alimentos e as calorias ingeridas do que propriamente com os horários das refeições.

Pode-se perfeitamente perder peso apenas fazendo almoço e o jantar, sem comer de três em três horas, apesar de não ser o melhor método para preservar ou aumentar a massa muscular.

Por outro lado, não há problema em fazer refeições de 3 em 3 horas, desde que no final do dia as calorias que se ingiram sejam inferiores às que se precisa, caso o objectivo seja a perda de peso.

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