Cavala: 6 razões para incluí-la na sua alimentação

A cavala é um peixe delicioso, rico em ómega 3, uma gordura que ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e melhora a função cognitiva.

Cavala: 6 razões para incluí-la na sua alimentação
Descubra tudo sobre este alimento saudável vindo dos oceanos.

A cavala é um peixe gordo delicioso e bastante rico do ponto de vista nutricional.

Em Portugal, este peixe faz parte da tradição há muito tempo, sendo abundante nas nossas águas e muito consumido pelos portugueses.

A sua versatilidade é um dos seus pontos fortes na cozinha, uma vez que pode ser confeccionada de diversas maneiras.

Recentemente a cavala tem vindo a ganhar mais adeptos, fruto dos sucessivos estudos científicos que têm evidenciado que o consumo deste peixe azul é benéfico para a saúde, principalmente devido ao seu alto teor de ácidos gordos ómega-3.

Os ácidos gordos ómega-3 contribuem para o bom funcionamento do coração, quando inseridos num estilo de vida saudável e numa dieta variada e equilibrada. Além disso, podem ajudar a prevenir doenças neuro degenerativas.

Composição nutricional da Cavala


Por cada 100g de alimento cru, obtém-se:

Troque uma caipirinha por uma ida ao ginásio
Treine no Solinca por apenas 3,99€ por semana e volte a ficar em forma. Aproveite já!

  • Energia: 202 kcal
  • Proteína: 20,3 g
  • Gordura: 13,4 g (dos quais 3,7 e 4,7 g são monoinsaturados e polinsaturados, respetivamente)

Estes valores mostram que a cavala é uma óptima fonte de proteína, não possuindo qualquer teor de hidratos de carbono. A sua gordura é considerada saudável, já que é essencialmente não saturada.

Além destes macronutrientes, fornece-nos uma boa quantidade de vitaminas e minerais, entre os quais se destacam a vitamina A, B6 e B12 e ainda o fósforo, potássio e o cálcio.

6 Razões para incluir Cavala na sua alimentação


1. Previne doenças cardiovasculares

doencas cardiovasculares e cavala

Devido à sua excelente composição nutricional no que respeita a ácidos gordos polinsaturados, mais especificamente os ómega 3, e à sua baixa concentração de ácidos gordos saturados a cavala torna-se uma mais-valia na prevenção de doenças do coração como arterosclerose, ataque cardíaco e arritmias.

2. Diminui o risco de desenvolver diabetes

diabetes e cavala

A cavala é um peixe que possui ácidos gordos monoinsaturados que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue em indivíduos diabéticos além de terem um papel importante na prevenção do desenvolvimento de diabetes.

O consumo regular deste alimento pode ainda reduzir a gordura abdominal.

3. Controla a tensão arterial

tensão arteriale cavala

Ao ser uma boa fonte de potássio presente na dieta, vai ser um excelente aliado na manutenção da tensão arterial dentro do intervalo saudável.

Adicionalmente, diminui o risco de complicações associadas á hipertensão, uma condição prevalente em indivíduos que não são vegetarianos.

4. Melhora a função cognitiva

depressão e cavala

A depressão é um problema que pode ser prevenido pelo consumo de alimentos ricos em ácidos gordos ómega 3, como a cavala. Além disso, podem ser útil a evitar mudanças drásticas de humor nos indivíduos que sofrem de depressão.

Outros benefícios relacionados com esta fonte de ómega 3 são a diminuição do risco de desenvolver doença de Alzheimer e Parkinson.

5. Reduz os sintomas da artrite reumatóide

artrite reumatóide

As pessoas que sofrem desta condição possuem grandes dores nas articulações, dores essas que podem atenuadas através da ingestão de compostos anti-inflamatórios presentes na cavala.

Outro benefício do consumo deste peixe é a capacidade de melhorar a eficácia dos medicamentos próprios para esta doença.

6. Perda de peso/ manutenção de peso corporal

perda de peso e cavala

A cavala pode ajudar na perda de peso de diferentes formas. A regulação do metabolismo basal é uma delas, e também a diminuição dos níveis de açúcar no sangue podem ser importantes na perda de peso na pessoa obesa.

Combinar uma dieta saudável, onde se insere a cavala, e a prática de exercício físico regular ajuda na diminuição da gordura corporal e consequentemente na perda de peso.

Curiosidades


  • O consumo de cavala é recomendado por todos os seus benefícios nutricionais e ainda por ser considerada uma pescaria sustentável;
  • Uma vez que a sardinha, também um peixe rico em ómega 3, é atualmente uma espécie cuja pesca deve ser limitada, a cavala é um excelente substituto.

Troque uma saída à noite por uma ida ao ginásio. Inscreva-se já no Solinca por apenas 3,99€ por semana!

Veja também:

Ler mais