O efeito da cafeína na performance desportiva

O efeito da cafeína na performance desportiva

Cafeína para treinar mais e melhor? Veja os benefícios desta substância.

Conhece os efeitos da cafeína? Tem um efeito ergogénico e melhora a sua performance desportiva… leia mais sobre a forma como a cafeína interfere com o seu rendimento.   

 A atuação da cafeína no organismo


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O efeito estimulante da cafeína é amplamente conhecido no mundo desportivo. 

Esta atua diretamente sobre o sistema nervosa central, afetando a percepção de esforço, ou seja, adia a sensação de fadiga.

Além disso, a cafeína aumenta a eficiência da contração muscular visto aumentar os níveis intracelulares de cálcio no músculo. 

Com a ingestão de cafeína é possível atenuar a fadiga e elevar o rendimento intelectual e a performance devido ao seu efeito ergogénico.



5 Benefícios da cafeina no desporto


 

1. Maior resistência 

O efeito ergogénico da cafeína faz com que se torne um bom aliado para atividades de em que é necessária alguma resistência (corrida, BTT, trail, por exemplo).

São atividades que duram, por vezes, algumas horas e requerem diferentes níveis de energia. 
 

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2. Em desportos em equipa

Em desportos de competição, para além de elevada performance também é necessária concentração e uma capacidade de resposta rápida, o que torna a cafeína num aliado poderoso. 
 

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3. Exercícios de curta duração

Em exercícios de curta duração, que exigem um foco, a cafeína é igualmente uma boa aposta. Isto porque se dá um pico de adrenalina, durante um período de tempo concentrado.
 

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4. Menos dores musculares

Depois da prática de exercício físico, as dores musculares são frequentes. A cafeína ajuda a diminuir as dores musculares depois de atividade física intensa. 
 

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5. Metabolismo mais eficaz 

Para além de elevar a performance, a ingestão de cafeína potencia a queima de gordura e acelera o metabolismo, favorecendo a perda de peso. Esta substância estimula a lipólise, promovendo uma quebra das células de gordura. Isto torna-a uma excelente opção em regimes de perda de peso. 
 

 

Cafeína, sim, mas de forma moderada



No entanto, apesar da cafeína ter vários benefícios no que diz respeito à melhoria da performance física, há alguns cuidados a ter. É necessária alguma moderação na sua ingestão. 



1. Estômago sensível 

Às pessoas com problemas do foro gástrico, é recomendada a sua ingestão através de suplementos. Porque se ingerido acima da medida, causa algumas dores de estômago.

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2. Dentro dos limites 

Em doses controladas, é um energizante que se associa a uma melhor performance desportiva. No entanto, a cafeína já esteve incluída na lista de substâncias de dopagem.

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3. Efeito diurético

A ação diurética da cafeína pode promover o efeito de desidratação. 

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4. Organismo desequilibrado 

O excesso de cafeína pode provocar efeitos secundários como nervosismo, agitação, ansiedade, insónias… que vão ter implicações negativas na sua saúde.  
 

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Formas de ingestão


A cafeína pode ser ingerida através das formas mais tradicionais como café ou bebidas energéticas ou, então, recorrendo à suplementação. Em todo o caso, procure um nutricionista para avaliar as suas necessidades de modo a tirar o melhor proveito da sua performance desportiva. 

 
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