Os benefícios do açaí

Os benefícios do açaí

7 razões para incluir o açaí na sua dieta.

Se o açaí ainda não faz parte da sua alimentação há muito que está a perder. Conheça o super fruto que chegou do Brasil.

O açaí é oriundo do Brasil, nasce numa árvore, semelhante à palmeira, no coração da floresta amazónica. No Brasil, o açaí consome-se tanto em pratos doces como salgados, por isso, não é de estranhar que se junte açaí com farinha de mandioca, tapioca, com camarão ou peixe, ou em polpa, misturado com outras frutas e acompanhado com granola. Este fruto rico em vitaminas B1, B2 e C, proteínas, gorduras monoinsaturadas, fibras e ainda ferro, cálcio, potássio e fósforo é um grande aliado da nossa saúde e tem inúmeros benefícios para o organismo. Mas apenas se consumido na sua forma natural! A sua composição nutricional conta também com um elevado valor energético (247 kcal por 100 gramas) pelo que deve ser consumido com conta, peso e medida.
 

7 Benefícios do açaí
 

1. Previne doenças cardiovasculares
 

O açaí é rico em gorduras monoinsaturadas e ácidos gordos, amigos do coração porque ajudam a  reduzir e a regular os valores do colesterol e da pressão arterial, prevenindo as doenças cardiovasculares.
 

Consulta Gratuita de Nutrição
Faça a sua consulta gratuita de nutrição. Fale já com a nutricionista online!

2. Rico em antioxidantes
 

Sendo um poderoso antioxidante, reforço o sistema imunológico, previne o envelhecimento e é fundamental na luta contra os efeitos dos radicais livres que podem danificar as células saudáveis do nosso corpo, por ação da poluição ambiental, do tabaco, do álcool ou do stress.

3. Regula o trânsito intestinal
 

Tome nota: um intestino saudável é essencial para a sua saúde! O açaí é rico em fibras, o que permite o bom funcionamento do intestino e uma melhor digestão dos alimentos. O que ainda ajuda a evitar a acumulação de gordura a ajuda a perder peso.

4. Alto teor de proteínas
 

Rico em proteínas que ajudam na produção de anticorpos e aminoácidos, o açaí fortalece o sistema imunológico, ajuda a combater infeções e é um grande aliado na formação muscular. É também por isto, um dos alimentos preferidos atletas brasileiros.

5. Previne osteoporose
 

Pela sua elevada concentração de cálcio, o açaí é recomendado para as crianças pelo seu papel na formação de dentes e ossos, e para os adultos pela sua ação na prevenção da osteoporose.

6. Alto valor energético
 

No Brasil, o açaí é um dos alimentos preferidos dos atletas pelo seu alto valor energético que dá uma ajuda extra no exercício físico. Além disso, é rico em potássio que previne as câimbras e em ferro que fortalece os músculos e previne anemias.

7. Previne o cancro
 

O açaí é rico em antocianinas (um antioxidante) e numa gordura essencial, também presente no azeite, que dá pelo nome de ácido oleico. A ação destes bloqueia os genes que causam o cancro, retarda o desenvolvimento dos tumores e destrói as células malignas.

 

Veja também: