Os benefícios da beringela para a saúde

Os benefícios da beringela para a saúde

Vamos conhecer os benefícios do consumo deste alimento de cor intensa.

Os benefícios da beringela são inúmeros. Por ser rica em vitaminas, minerais e antioxidantes é boa para o coração e ajuda na manutenção do peso. 

Existem diferentes variedades, mas a mais conhecida é a beringela de cor roxa brilhante que apresenta um sabor amargo mas agradável e uma textura esponjosa.

Recentemente tem vindo a ganhar destaque entre as listas de alimentos mais saudáveis a serem incluídos no dia alimentar, e por isso vamos dar a conhecer alguns dos benefícios da beringela.


8 Benefícios da beringela 


controlo da saciedade e peso

A beringela apresenta diversos benefícios para a saúde, em virtude da sua composição nutricional. De facto, é um alimento rico em água, fibra e vitaminas A, C, B1, B2 e B3 e beta-caroteno, um poderoso antioxidante. Possui ainda uma boa quantidade de magnésio, zinco, potássio e cálcio.
Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Dentro dos seus benefícios destacam-se:
 

1. Promove a Perda de Peso

Este fruto promove a degradação da gordura corporal, reduzindo a acumulação da mesma no organismo. 

Por outro lado, como é um alimento muito baixo em calorias (Cada 100 gramas têm apenas 16 Kcal) e com elevado teor de água e fibra, proporciona uma grande sensação de saciedade, que ajuda a controlar o peso corporal. 

Assim, ficará satisfeito e sem apetite para consumir outros alimentos que engordam mais e, em contrapartida, não saciam tanto.
 
 


2. É Diurética e Desintoxicante

Sendo um alimento diurético, ajuda a eliminar a retenção de líquidos e inchaços indesejáveis, contribuindo assim para a perda de peso. 

Por outro lado, a riqueza em vitamina B6, uma vitamina essencial à eliminação de toxinas pelo fígado, confere à beringela um poder desintoxicante.
 
 


3. Tem função Anti-envelhecimento e Anti-cancerígena


Graças aos seus antioxidantes (ácido clorogénico e nasunina), ajuda no combate aos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento precoce e pelo aparecimento de inúmeras doenças, como o cancro. 
 
 


4. Diminui o colesterol e evita problemas cardiovasculares

Alguns estudos, ainda que inconclusivos no que diz respeito ao ser humano, apontam a beringela como um bom aliado na redução dos níveis de colesterol LDL (colesterol nocivo à saúde). 

De facto, a vitamina B3 presente na sua composição é conhecida por diminuir os níveis de colesterol no sangue e ajudar no processamento das gorduras ingeridas.
 
 


5. É Anti-inflamatória

As folhas de beringela são refrescantes e anti-inflamatórias, podendo ser aplicadas em queimaduras, abcessos e eczema.
 
 


6. Promove o bom funcionamento do metabolismo

A vitamina B1 (Tiamina) e B3 (Niacina), abundantes neste alimento, ajudam a manter um metabolismo e uma produção de energia eficiente, incentivando a degradação de açúcares pelo organismo.
 
 


7. É Relaxante

Promove uma boa noite de sono ao induzir a libertação de triptofano, percursor de uma molécula essencial calmante, a serotonina.
 
 


8. É Digestiva e Laxante

As fibras presentes neste “fruto-legume” promovem o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo, ajudando a prevenir a prisão de ventre, diverticulite e hemorroidas. 

Desta forma, o intestino irá funcionar melhor e não se inflamará, o que poderia provocar um inchaço na região abdominal.

Por outro lado, facilita o funcionamento do fígado e da vesícula biliar, o que é imprescindível para que façamos a digestão corretamente, especialmente das gorduras.
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: