Bebidas com gás: Tudo o que precisa saber

Bebidas com gás: Tudo o que precisa saber

Conheça a verdade sobre este tipo de bebidas.

Entre as mais variadas bebidas, as com gás são aquelas que, provavelmente, mais questões levantam. Também as tem? Esclarece-as todas com este artigo.

Consumidas ao longo de todo o ano, as bebidas com gás, encontram-se entre as bebidas que mais dúvidas suscitam.

Se fazem mal à saúde, se engordam, ou até mesmo se fazem mal aos dentes e aos ossos, são algumas das questões que normalmente surgem e que vai poder vê-las esclarecidas neste artigo. 


Tipos de gás das bebidas


Neste mundo das bebidas com gás, é importante saber que o gás tanto pode existir naturalmente, nas chamadas águas gasocarbónicas, como pode ser adicionado, designando-se neste caso de águas gaseificadas (onde se incluem os refrigerantes=.

Assim, enquanto as águas gasocarbónicas, provêm da natureza e não sofrem qualquer tipo de intervenção química, as águas gaseificadas podem, além do gás incorporado, conter outro tipo de ingredientes, como açúcares.
 

Qual o gás presente nas bebidas com gás?


O gás presente nestas bebidas, responsável pela função estética e organolética prezada por muitos é, nada mais nada menos que o dióxido de carbono (CO2). 

Tudo para manter a forma
Tenha acesso às melhores dicas de nutrição! Receba já conteúdo exclusivo!

Um gás, que ao contrário do que possa pensar, faz parte da vida de todos os seres, incluindo os humanos, dado que é produzido a cada respiração. 

Por isso, já sabe, não se trata de um gás desconhecido.


O gás engorda?


gas

O gás que existe nestas bebidas não contribui com nenhuma caloria para o valor energético destas. Logo, o gás não engorda. O gás pode, quanto muito, provocar uma distensão passageira no estômago, mas não engorda nem “provoca barriga”.

Mas calma! Apesar de o gás não engordar, não quer dizer que deva ingerir este tipo de bebidas de forma desmedida. Contrariamente às águas gasocarbónicas, algumas águas gaseificadas podem conter açúcar adicionado, tal como os refrigerantes.

Assim, se é fã deste tipo de bebidas, preocupe-se mais com o tipo de ingredientes que lhe são adicionados do que apenas e exclusivamente com o gás.


As Bebidas com gás fazem mal aos ossos ou aos dentes?


Seja gás natural ou adicionado, a verdade é que até hoje não se encontrou nenhuma relação entre este tipo de bebidas com a desmineralização óssea.

Quanto à possibilidade destas bebidas promoverem a erosão do esmalte dentário devido ao potencial corrosivo que têm, este é considerado baixo e muito menor quando comparado, por exemplo, com outras bebidas como os refrigerantes. 

Dica: se porventura quiser reduzir o contacto destas bebidas com os seus dentes, poderá sempre optar por ingeri-las através de uma palhinha.


É Importante ler o rótulo?


Sim, mais precisamente a lista de ingredientes

Caso se trate de uma água gasocarbónica, a verdade é que pode até não encontrar a referida lista, já que esta provêm da natureza por si só.

Porém, no caso das águas gaseificadas e refrigerantes é importante que analise o rótulo pois podem conter ingredientes como açúcar, xarope de glucose, frutose e outros demais, que são sempre de evitar.

Pode ainda olhar para a tabela nutricional destas bebidas e verificar o teor de sódio que contêm.
 
 
Saiba as melhores dicas para ficar em forma !

 

Veja também: