Atividades para crianças em tempo de férias

Atividades para crianças em tempo de férias

10 atividades dentro e fora de casa.

Procuram atividades para crianças em tempo de férias? Não desesperem porque chegaram ao sítio certo! 

Acabam as aulas e chegam os meses mais difíceis para os pais de todo o mundo. Por cá, são três longos meses sem aulas e sem saber como ocupar os miúdos. Não é fácil encontrar atividades para  fazer com crianças em tempo de férias mas é possível e nós temos muitas ideias! Para começar, lembre-se que, depois das aulas acabarem, há sempre um período de adaptação às novas rotinas. É natural que todos fiquem mais agitados e que precisem de uns três ou quatro dias para se habituarem a estar tanto tempo juntos.
 

Tome nota:
A ligação que existe entre uma mãe e um filho é a mais poderosa! Receba já todas as dicas para si e o seu bebé.

5 Atividades para crianças para fazer em casa

 

1. Workshop de culinária

É uma das primeiras ideias que nos vem à cabeça e, sem dúvida, muito eficaz. Os miúdos adoram fazer coisas de crescidos e cozinhar tem um fascínio especial. O melhor de tudo é que é um tema que rende. Na primeira semana queques, na seguinte bolos de aniversário (de uma só receita, faça pequenas doses com diferentes recheios e coberturas), na próxima bolachas, depois sobremesas com fruta e, por fim, pizzas.
 

2. É Carnaval!

Pode não ser, mas faça de conta. O Carnaval é quando os pais precisam! Vá buscar as máscaras aos baús e passem um dia de faz de conta. Se este tema não agrada, há muitos outros que podem até servir de desculpa para ocupar outros na preparação de fatos e máscaras reciclados. Mais temas? Os filmes da Disney são um bom começo.  
 

3. Convide os amigos

As crianças adoram as férias mas é natural que sinta saudades dos amigos. É tão bom chegar ao fim da vida mantendo os amigos de infância, que nos acompanharam nas alegrias e tristezas dos dias. Ajude os seus filhos a fazê-lo desde muito pequenos. Marque um encontro com os amigos para uma tarde de jogos e brincadeiras. 
 

4. Prova de obstáculos

Organize uma prova de obstáculos com almofadas, cadeiras, lençóis, caixas, cobertores, e fio. Há ideias muito divertidas online, procure por “indoor obstacle course”. Os miúdos também vão adorar uma caça ao tesouro, por exemplo, uma caça à cor, tendo os pequenos que encontrar objetos de determinada cor. 
 

5. Reorganizar o quarto

Antecipando o regresso aos aulas, chame os miúdos para arrumar, destralhar e reorganizar os quartos. Será muito divertido encontrar uma nova disposição para os móveis, mudar a decoração ou, até, costurar novos têxteis como cortinas, almofadas ou mantas. Separe roupas e objetos que não usam ou precisam, ensine-lhes a importância de doar aos que mais precisam. 
 

5 Atividades para crianças para fazer na rua

 

1. Museus

Temos a certeza que, na sua cidade ou muito perto, tem pelo menos um museu que pode visitar. Se não, haverá, por certo, monumentos, zonas históricas, parques naturais ou animais, planetário, biblioteca, edifícios antigos ou mesmo uma grande empresa que as crianças vão ficar entusiasmadas por conhecer. Prepare um roteiro e seja um turista na sua aldeia, vila ou cidade. 
 

2. Praia

Sim, é uma sugestão básica mas os mais pequenos adoram, os pais também e, o melhor de tudo, as crianças acabam exaustas o que lhe garante longas sestas e algumas horas de descanso quando de volta a casa. É bom ter um daqueles livros de atividades para rematar o dia com algumas horas de entretenimento gratuito.
 

3. Passeios 

Qual é o preferido do seu filho: bicicleta, skate, patins? Todos? Melhor ainda! Organize passeios em família ou com os amigos e partam para longos passeios ou atividades desportivas. Outra ideia passa por fazer algo que não é habitual como andar de metro, de comboio ou de elétrico.
 

4. Piquenique

Aproveite agora que as crianças estão de férias e retome uma atividade que todos fizemos em miúdos: piquenique. Com direito a tudo e durante todo o dia! Uma grande toalha, fogareiro (mas com muita cautela e cumprindo as indicações das autoridades!), cadeiras de praia e cama de rede, jogos tradicionais e longas horas de diversão.
 

5. Um novo hobbie

Não é bem para fora de casa mas não tem que ser, necessariamente, dentro de casa. O período de férias é a altura ideal para começar um novo hobbie com os mais pequenos. Pode ser exercício, pescar ou fotografar a natureza, por exemplo.
 

Mais algumas ideias rápidas!

 
  1. Fazer um herbário
  2. Jogar jogos tradicionais (malha, cartas, dominó, jogo dos nomes, etc.)
  3. Organizar uma peça de teatro ou de stand-up
  4. Fazer um concurso de talentos
  5. Recolher conchas e búzios na praia e fazer trabalhos manuais com os mesmos
Se estas ideias de atividades para as crianças em tempo de férias não chegam, veja aqui centenas de ideias muito criativas, para entreter os mais pequenos.

 

Veja também: